Minha conta
    "Clássico instantâneo do nosso cinema": Filme brasileiro premiado em Cannes emociona com discussão sobre aborto
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    O filme Levante, dirigido por Lillah Halla, está em exibição nos cinemas brasileiros.

    Vitrine Filmes

    Levante está em exibição nos cinemas, filme brasileiro premiado no Festival de Cannes 2023. Marcando a estreia de Lillah Halla na direção de um longa-metragem, a produção aborda a importante discussão sobre a descriminalização do aborto no Brasil.

    Levante
    Levante
    Data de lançamento 22 de fevereiro de 2024 | 1h 32min
    Criador(es): Lillah Halla
    Com Ayomi Domenica, Loro Bardot, Grace Passô
    Usuários
    4,3

    No filme, acompanhamos a promissora jogadora de vôlei Sofia (Ayomi Domenica), que enfrenta uma gravidez indesejada e busca um aborto ilegal – se tornando alvo de um grupo fundamentalista religioso determinado a fazer com que ela mude de ideia.

    Forte e emocionante, Levante coloca o dedo na ferida da discussão sobre aborto, ainda considerado crime no Brasil. De acordo com o código penal, ele só é permitido aqui por lei (e fornecido gratuitamente pelo SUS) em três situações: quando a mulher corre risco de morte; quando a gravidez é resultado de um estupro ou se o feto for anencefálico. Desta forma, muitas mulheres morrem anualmente recorrendo à alternativas inseguras.

    Festival do Rio 2023: Levante estende a bandeira pelo aborto seguro e gratuito no Brasil, em última noite de Festival

    Lillah Halla coloca como protagonista uma mulher negra de periferia para reafirmar a importância e necessidade urgente do aborto legal, seguro e gratuito para todos no Brasil. Além disso, a trama ainda deixa claro como é fundamental uma rede de apoio para essas mulheres e os problemas enfrentados pelo fundamentalismo religioso.

    Levante passou por diversos festivais no Brasil e no exterior, inclusive premiado como melhor filme de estreia nas mostras paralelas de Cannes. O filme está sendo muito bem recebido pelo público brasileiro, como mostra uma publicação da Vitrine Filmes.

    O diretor Kleber Mendonça Filho, de Bacurau e Retratos Fantasmas, foi um que elogiou o filme Lillah Halla. "Vão ver LEVANTE, filme de Lilla Halla premiado em Cannes, Roterdã, mas sobre a vida no Brasil sendo mulher". Outras pessoas ressaltaram sua importância.

    "Filme necessário e urgente Educador e que pode ajudar a salvar vida de nossas meninas e mulheres. É urgente que seja exibido nas escolas públicas de todo Brasil", comentou @preferreira no Instagram, enquanto Camila Cetrone destacou no Letterboxd sua emoção. "Eu tô toda amassada de tanto chorar. Revoltante, esperançoso, belíssimo, um clássico instantâneo do nosso cinema. Lutar pra que Sofias sejam obsoletas no Brasil".

    Levante acompanha Sofia (Ayomi Domenica), uma jovem atleta de 17 anos que, às vésperas de um campeonato de vôlei decisivo para sua carreira como esportista, descobre estar grávida. Na tensão do momento, ela só tem uma certeza: não pode virar mãe no momento. Sofia, então, sem ver outra alternativa, decide interromper a gravidez de forma clandestina e acaba cruzando com um grupo fundamentalista que a tem como uma pecadora e estão dispostos a detê-la para que ela não realize o aborto custe o que custar. Entretanto, Sofia está decidida do que quer e conta com uma vasta rede de apoio e amor dessas pessoas.

    Levante está em exibição nos cinemas brasileiros. Veja aqui onde assistir o filme!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top