Minha conta
    “Visualmente prodigioso”: Este filme de ação pode finalmente ganhar uma sequência 5 anos após seu lançamento
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    O filme deixou a porta aberta para uma segunda parte em 2019, mas ninguém na equipe perdeu a esperança de vê-lo ressurgir das cinzas.

    Lançado em fevereiro de 2019, Alita: Anjo de Combate foi o primeiro filme da produtora de James Cameron, Lightstorm Entertainment, após o sucesso de Avatar. E, embora tenha ficado muito aquém do filme de maior bilheteria de todos os tempos, o longa-metragem dirigido por Robert Rodriguez foi um sucesso bastante considerável: recebeu críticas foram mistas e arrecadou 404 milhões de dólares com um orçamento de 170 milhões, tornando-se a obra de maior bilheteria do diretor.

    Adaptado do mangá Gunnm, de Yukito Kishiro, da década de 1990, o filme de ação conquistou rapidamente um grande grupo de fãs, que se autoproclamaram como o Exército Alita e que, cinco anos depois, ainda pedem que uma sequência se torne realidade.

    Com uma classificação de 4,3 de 5 estrelas, de acordo com os espectadores do AdoroCinema, Alita: Anjo de Combate foi descrito como “visualmente prodigioso” e, com ele, não há meias medidas: quem gostou, caiu aos seus pés.

    Alita: Anjo de Combate
    Alita: Anjo de Combate
    Data de lançamento 14 de fevereiro de 2019 | 2h 02min
    Criador(es): Robert Rodriguez
    Com Rosa Salazar, Christoph Waltz, Jennifer Connelly
    Imprensa
    3,2
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora em Star +

    E quanto a Alita: Anjo de Combate 2?

    É fato que o final do blockbuster prenunciava que as aventuras de sua heroína estavam longe de terminar. Robert Rodriguez até mesmo optou por introduzir Edward Norton, Michelle Rodriguez e Jai Courtney no filme, embora fora dos créditos, que funcionaram como participações especiais com o objetivo claro de que eles pudessem ter papéis maiores em uma possível sequência, com a qual o diretor sempre esteve muito entusiasmado.

    Além disso, os atores principais, especialmente a protagonista Rosa Salazar, nunca esconderam o fato de que queriam reprisar seus papéis em uma sequência. Então, por que ela nunca viu a luz do dia?

    Twentieth Century Fox

    Embora Alita tenha arrecadado 404 milhões de dólares nas bilheterias mundiais, o filme não foi tão lucrativo devido ao seu orçamento colossal de 170 milhões. Além disso, seus resultados em solo americano (85,8 milhões) foram considerados decepcionantes.

    O outro problema com o filme é que ele foi produzido pela Fox e foi lançado na época da aquisição do estúdio pela Disney. Uma mudança de mãos que não ajudou o projeto a ter uma sequência. Em abril de 2020, o ator Christoph Waltz disse ao Collider que estava “um pouco decepcionado e surpreso por não termos nenhuma notícia” e que, é claro, estaria a bordo se fosse uma realidade.

    “Sei [o filme] que tem seguidores. Sei que as pessoas gostaram e, independentemente do que as outras pessoas disseram, eu adorei, adorei trabalhar nele e adorei o resultado. Você sabe, era a Fox e a Fox não existe mais. Agora é a Disney. Talvez não se encaixe na ‘Disneyficação’, mas não faço ideia.”

    Twentieth Century Fox

    No entanto, só porque Alita: Anjo de Combate 2 ainda não começou oficialmente, isso não significa que Robert Rodriguez tenha desistido dele. Em dezembro de 2020, ele fez uma menção especial ao Disney+ como uma possível maneira de encontrar o personagem.

    “Espero ganhar pontos com a Disney por fazer isso para eles, porque eles são os donos agora, eles compraram a Fox, e é por isso que não pudemos começar a sequência imediatamente, por causa dessa coisa toda”, lembrou ele.

    No entanto, o que o cineasta fez em seguida foi dirigir um suspense no qual estava trabalhando há duas décadas, Hypnotic - Ameaça Invisível, com Ben Affleck, e uma nova parte de sua saga Pequenos Espiões: Apocalipse.

    O que James Cameron diz: um plano de várias sequências

    Em julho de 2023, o assunto de Alita 2 estava de volta à mesa, mas dessa vez com James Cameron como interlocutor. Entrevistado pela revista Forbes, o diretor e produtor anunciou não uma, mas várias continuações de Alita: Anjo de Combate.

    Quando questionado pelo jornalista sobre a venda de sua casa em Santa Bárbara, o diretor de Titanic e Avatar respondeu simplesmente: “Para as necessidades de Avatar 3, estarei trabalhando em Wellington (na Nova Zelândia) e Los Angeles, enquanto que para os novos filmes de Alita, estarei em Austin, portanto essa casa não faz mais sentido para nós”.

    Essas sequências poderiam ser as imaginadas por James Cameron na época em que ele mesmo estava pensando em dirigir Alita. Seu fiel amigo, o produtor Jon Landau, disse ao site Cinemablend no final de 2019: “Quando James Cameron estava prestes a dirigir o filme, como foi o caso em um determinado momento, ele tinha duas histórias em mente, muito precisas”.

    Assim, o diretor deixou escapar que haveria várias sequências para o filme de ficção científica de Robert Rodriguez e que elas seriam filmadas em Austin, Texas, a cidade onde os estúdios de Rodriguez, Troublemaker Studios, estão localizados. Portanto, o cineasta seria novamente o diretor. Há esperança, é claro, mesmo que James Cameron pareça extremamente ocupado com as sequências de Avatar, um projeto que ele planeja realizar até se aposentar.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top