Minha conta
    Proibido dançar por 80 anos? A verdadeira história por trás deste filme cult disponível na Netflix
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    O filme Footloose, estrelado por Kevin Bacon, está na Netflix! Esse clássico de Hollywood é baseado em uma história real que é difícil de acreditar.

    No início dos anos 80, uma onda de filmes de dança tomou conta de Hollywood. O sucesso de Os Embalos de Sábado à Noite inspirou os estúdios e vários clássicos foram produzidos, incluindo Flashdance e Dirty Dancing. Um deles, Footloose - Ritmo Louco - um dos "menos conhecidos" - foi inspirado em uma história real que havia acontecido quatro anos antes.

    Dirigido por Herbert Ross, o filme acompanha a chegada de Ren - interpretado por um jovem Kevin Bacon - à pequena cidade de Bomont, no Texas. O jovem estudante descobre que os habitantes estão sujeitos às regras do Reverendo Shaw Moore - interpretado por John Lithgow. Acusado de perverter os jovens, o rock'n'roll, as revistas, certos romances e poemas são simplesmente proibidos. E cuidado com qualquer um que se atreva a dançar.

    Sob o fascínio da comédia leve típica da época, Footloose é um excelente filme sobre a liberdade do corpo e da mente, transmitindo uma mensagem clara contra o obscurantismo. A história pode parecer exagerada em um primeiro momento, mas é muito real.

    Em 1898, os 653 habitantes da cidade agrícola de Elmore City, Oklahoma, foram proibidos de dançar. Dizia-se que a prática forçava o abuso de álcool e práticas sexuais. O pastor F.R. Johnson, que inspirou o personagem do filme, está determinado a garantir que esse princípio seja respeitado.

    As coisas começaram a mudar - ou quase - quando um grupo de estudantes organizou um baile de formatura em 1980. O pastor se opôs firmemente. "Dançar nunca fez bem algum (...) Quando meninos e meninas se reúnem, eles ficam sexualmente excitados. Acreditem no que quiserem, mas uma coisa leva a outra", ele foi citado como tendo dito.

    Paramount Pictures

    A revolução

    Alguns moradores chegaram ao ponto de acreditar que a organização do baile de formatura aumentaria consideravelmente a gravidez entre adolescentes. A questão foi levada à diretoria da escola com a ajuda do representante da turma, Rex Kennedy, e foi aprovada por 3 votos a 2.

    Foram arrecadados dois mil dólares para organizar a noite. Os alunos cuidaram da decoração e do serviço de bufê. E assim, 82 anos após o início da proibição, as pessoas de Elmore City puderam dançar novamente.

    Em um artigo publicado para marcar o 40º aniversário desse evento, o News9 - a mídia estadual de Oklahoma - localizou alguns dos alunos daquela época. Alguns deles até inspiraram os personagens do filme. Mary Ann Temple se lembra da primeira dança: "Ninguém sabia como fazer".

    Footloose - Ritmo Louco
    Footloose - Ritmo Louco
    Data de lançamento 13 de julho de 1984 | 1h 50min
    Criador(es): Herbert Ross
    Com Kevin Bacon, Lori Singer, John Lithgow
    Usuários
    4,1
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top