Minha conta
    Ele está no Prime Video, ganhou onze Oscars e é o único filme a atingir essa marca desde que o cinema existe
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Nenhum outro filme conseguiu superá-lo em 20 anos.

    Quando O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel foi lançado em 2001, a expectativa dos espectadores em geral e dos fãs da obra mais importante de J.R.R. Tolkien em particular era total e absoluta. Pela primeira vez em décadas e após muitas tentativas, um cineasta havia concluído a tarefa de traduzir a rica história de fantasia do autor britânico para a linguagem cinematográfica, e tudo parecia indicar que ele havia feito isso muito bem. A recepção foi espetacular: aclamação universal da crítica e uma arrecadação espetacular de 898 milhões de dólares.

    Entretanto, enquanto em 2001 aguardávamos O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel com tanta empolgação quanto curiosidade, o cenário para o terceiro filme da trilogia de Peter Jackson era muito diferente em 2003: a saga cinematográfica O Senhor dos Anéis já era um fenômeno mundial e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei tinha que ser perfeito.

    New Line Cinema

    Era isso que se esperava, no mínimo, do filme destinado a dar o toque final à trilogia. A cereja em um bolo no qual, até o momento, nada havia dado errado. E assim foi: o filme não apenas correspondeu às expectativas da maior saga de fantasia de todos os tempos, mas conseguiu superá-las, sendo considerado, mesmo vinte anos depois, um dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos.

    O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei provou ser, sem surpresa, o filme de maior bilheteria dos três e o primeiro a ultrapassar a marca do bilhão. Com uma bilheteria de 1,156 bilhão de dólares, o filme de fantasia se estabeleceu como o filme de maior bilheteria de 2003 e também ficou em segundo lugar no ranking dos filmes de maior bilheteria da história do cinema, atrás apenas de Titanic. Ao longo dos anos, o filme foi ultrapassado por outros blockbusters e atualmente ocupa a surpreendente 29ª posição, algo em que a inflação também desempenha um papel importante.

    Um floreio final

    New Line Cinema

    O que não se pode tirar de O Retorno do Rei, no entanto, é seu marco na história do Oscar. Pelo menos até o momento. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei tem que dividir o recorde de maior número de Oscars ganhos por um filme com Titanic e Ben-Hur, que também ganharam 11 prêmios, mas tem a honra de ser o filme mais premiado a ganhar em absolutamente todas as categorias em que foi indicado. Apenas dois outros filmes na história - Gigi e O Último Imperador - ganharam todos os prêmios para os quais foram indicados, um total de 9 Oscars.

    O terceiro filme da trilogia de Peter Jackson foi indicado a 11 prêmios no 76º Oscar e ganhou todos eles: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Maquiagem, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original, Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Edição.

    "Um apoteótico estrondo final", diz a crítica do site espanhol SensaCine, em que "a intensidade, o suspense e a tensão dramática do filme anterior são convocados mais uma vez, com ainda mais sentido, pois será aqui que os trechos finais de algumas estradas serão percorridos. [...] Este é o fim de mais de nove horas da adaptação megalomaníaca do neozelandês".

    Todos os três filmes estão disponíveis na íntegra no Prime Video.

    O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
    O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
    Data de lançamento 25 de dezembro de 2003 | 3h 21min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Sean Astin, Elijah Wood, Viggo Mortensen
    Usuários
    4,7
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top