Minha conta
    Pause Senhor dos Anéis em 2 horas e 26 minutos: Esta é a melhor cena do primeiro filme!
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    A primeira parte da famosa trilogia de Peter Jackson tem muitas sequências memoráveis, mas uma se destaca acima de todas as outras.

    SPOILERS - Atenção, o artigo abaixo contém possíveis spoilers. Se você não quiser saber quais são, por favor, não continue lendo...

    Considerado - assim como suas duas sequências - um dos melhores filmes de todos os tempos pelos espectadores do AdoroCinema, A Sociedade do Anel, a primeira parte da trilogia O Senhor dos Anéis dirigida por Peter Jackson e adaptada da obra imortal de J.R.R. Tolkien, é um tesouro de sequências inesquecíveis.

    Desde sua introdução impecável e fascinante até seu espetacular desfecho, a primeira obra da saga cumpre todas as suas promessas e já está provando aos fãs dos romances originais que o cineasta neozelandês estava à altura de suas ambições gigantescas. Embora as maiores batalhas da trilogia ocorram apenas em As Duas Torres e O Retorno do Rei, A Sociedade do Anel também está repleto de cenas épicas e memoráveis.

    Seja a fabulosa festa de aniversário de Bilbo no início do filme, o sinistro encontro com os Cavaleiros Negros, a heroica escaramuça em frente à tumba de Balin ou o sacrifício desolador de Boromir, é muito difícil escolher uma sequência em detrimento das outras.

    Entretanto, a dois terços do filme, quando a Sociedade se prepara para deixar a escuridão de Moria às pressas, ocorre um evento que se tornou imediatamente um dos momentos imperdíveis do cinema e que provavelmente seria mencionado em primeiro lugar se tivéssemos que escolher apenas uma cena dessa primeira parte.

    Warner Bros.

    "Você não vai passar!"

    Estamos exatamente 2 horas e 26 minutos no filme (versão longa). Depois de lutar contra hordas de Goblins e um Troll das Cavernas, Frodo e seus companheiros de aventura atravessam a ponte de Khazad-Dûm e estão prestes a sair das minas. Mas em seu encalço está uma das criaturas mais temíveis de todos os tempos: um Balrog do Velho Mundo, servo do sombrio Morgoth.

    Depois de tentar fugir de seu inimigo, Gandalf, o Mago, gradualmente percebe que terá de confrontá-lo e bloquear seu caminho para que seus amigos possam escapar. Brilhando com seu antigo cajado da Luz dos Valar e apresentando-se ao seu adversário como "um servo do Fogo Secreto, detentor da Chama de Anor", Gandalf então pronuncia a frase mais famosa de toda a trilogia: "Você não vai passar!"

    Tendo conseguido derrubar o Balrog nas profundezas de Moria, o Mago, por sua vez, é arrastado para o vazio pelo chicote flamejante de seu inimigo. Depois de murmurar seu mítico "Fujam, seus tolos", ele cai na escuridão, e os espectadores (juntamente com os membros da Comunidade) pensam que estão testemunhando a morte do personagem mais carismático da saga, sem suspeitar que ele retornará em breve na segunda obra.

    Warner Bros.

    O símbolo de toda a saga

    Se essa sequência está tão firmemente ancorada em nossa memória, é, sem dúvida, antes de tudo, por causa de sua qualidade dramática e da surpresa que foi capaz de proporcionar aos espectadores. Na verdade, a maioria deles não esperava ver um personagem tão importante e carismático como Gandalf - um personagem ao qual o filme havia dedicado tempo para nos prender e estabelecer como a figura de guia e protetor - desaparecer tão abruptamente na narrativa.

    Mas esse impressionante artifício do enredo, que já havia surpreendido milhões de leitores cinquenta anos antes, não é o único trunfo da sequência, longe disso.

    Esse inesquecível confronto entre Gandalf e o Balrog, agora considerado uma pintura icônica na cultura pop, também simboliza visualmente o grande tema subjacente ao restante da trilogia. Ou seja, uma oposição frontal e intransigente entre o bem e o mal, uma luta feroz e impiedosa contra as forças das trevas, por mais imponentes que sejam.

    Warner Bros.

    A pequena silhueta deste velho cansado, corajosamente bloqueando o caminho desse poderoso monstro das trevas e do fogo, nos remete automaticamente ao personagem de Frodo, um dos seres mais frágeis e modestos da Terra Média, que, no entanto, conseguiu desafiar (e derrotar) o próprio Senhor de Mordor, viajando até seu reino para destruir seu precioso Anel.

    De fato, como Galadriel diz mais tarde no filme: "Até a menor pessoa é capaz de mudar o curso do futuro". Qual é a sua cena favorita de A Sociedade do Anel? O longa de 2001 está disponível para streaming na HBO Max.

    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    Data de lançamento 1 de janeiro de 2002 | 2h 58min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top