Minha conta
    "Não estou preocupado que o filme seja mal interpretado, estou fazendo o que amo": Pobres Criaturas pode não ser compreendido por todos, mas elenco o defende
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Yorgos Lánthimos dirige Emma Stone no que "provavelmente" é o melhor trabalho de sua carreira. E ela mesma diz isso.

    "Como ator, você se compromete com o que está interpretando e o faz com o máximo de honestidade e comprometimento possível". Esse foi o pensamento com o qual Mark Ruffalo encarou um dos personagens mais desagradáveis de sua carreira: Duncan Wedderburn, o advogado pretensioso e egoísta que tenta controlar Bella, a protagonista de Pobres Criaturas. O filme chegou aos cinemas na última quinta-feira, 1º de fevereiro, e já podemos dizer que não deixará os espectadores indiferentes.

    É difícil falar sobre Pobres Criaturas sem revelar muitos detalhes do enredo, pois é melhor assistir ao filme com a mente completamente vazia. Mas, como resumo, pode-se dizer que o filme se concentra em Bella Baxter (Emma Stone), uma jovem que foi trazida de volta à vida sob as ordens do Dr. Godwin Baxter.

    Bella quer aprender sobre o mundo ao seu redor, mas tudo o que encontra é o controle das pessoas mais próximas a ela. Um conto vitoriano que se aproxima do monstro de Frankenstein e segue o mesmo caminho de Barbie: o da descoberta feminina.

    O filme é baseado no romance de fantasia escrito por Alasdair Gray em 1992. Foi descrito como uma história "magnificamente enérgica, engraçada, suja e inteligente", a mesma essência que Yorgos Lánthimos tentou dar à sua produção.

    Não havia ninguém melhor do que ele para a adaptação, pois ele tem uma visão muito particular da narrativa. Yorgos é o diretor de Dente Canino (2009), um filme perturbador sobre um casal que mantém seus filhos afastados do mundo; O Lagosta (2015), ambientado em um futuro distópico onde pessoas solteiras precisam encontrar sua cara-metade para não se tornarem animais; e O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017), centrado em uma família ameaçada por um adolescente de 16 anos.

    A24

    "Às vezes você pode dar profundidade a algo que, de outra forma, poderia ser um personagem que você cancelaria", diz Ruffalo em uma entrevista ao nosso site irmão SensaCine. Isso pode ser entendido como uma regra que os homens que cercam a personagem de Emma Stone seguem: todos e cada um deles são canceláveis, mas são interpretados com tanta dignidade e têm um roteiro tão bom como base que saem de um filme que, de uma forma ruim, pode ser profundamente controverso.

    "Não considero meu personagem tóxico. Ele é um homem que sofreu muito em sua vida e acho que ele realmente se importa com Bella e tenta fazer o que é melhor para ela", diz Willem Dafoe sobre seu personagem, Dr. Baxter, o homem que deu vida a Bella e tenta controlar cada movimento que ela faz. "Ele a adora e se apega demais a ela, mas, por fim, aceita o amor maior e a deixa ir. Ele realmente aceita que ela saia pelo mundo e encontre a si mesma".

    "Acho que se você se preocupa demais com a recepção, acaba ficando restrito e começa a fazer o filme para os outros, quando me sinto muito mais confortável fazendo-o para a equipe com a qual estamos. A única coisa de que você precisa estar ciente é de que deve fazer isso de forma sincera, honesta e envolvente. Se você fizer isso, não me preocupo com o que acontece. Quero que as pessoas gostem, mas se não gostarem, eu sei por que fiz isso".

    A24

    Nessa ocasião, tanto Willem Dafoe quanto Mark Ruffalo estavam convencidos do que Lanthimos estava propondo e foram em frente. "Não me preocupo [com a possibilidade de o filme ser mal interpretado]. Faço coisas de que gosto e, como não sou marciano, imagino que existam pessoas que pensam como eu e, se me sinto atraído pelo material.... Você não sabe realmente até que o faça, mas eu adoro os filmes de Lanthimos, sabia que Emma seria o centro, ela é uma atriz maravilhosa, tem um ótimo papel, e eu tive essa oportunidade preciosa de ter um personagem central que é uma mulher com uma fome infantil de aprender sem o condicionamento social", concluiu Dafoe.

    Como Dafoe ressalta, o filme tem uma combinação muito atraente de elementos fantásticos e personagens peculiares que fazem de Pobres Criaturas uma experiência cinematográfica única. "A primeira vez que vi o filme foi em uma sala de projeção com alguns atores e seus representantes, e foi estranho. Eu não conseguia sentir nada, mas pude vê-lo na estreia com um público e foi incrível", responde Ruffalo, "Como entretenimento, é notável, mas também tem temas mais profundos que são muito provocativos. Ele realmente não responde à pergunta, mas abre um conjunto totalmente novo de perguntas".

    Pobres Criaturas
    Pobres Criaturas
    Data de lançamento 1 de fevereiro de 2024 | 2h 21min
    Criador(es): Yorgos Lanthimos
    Com Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Star +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top