Minha conta
    Piores filmes de todos os tempos: Estes 3 foram tão ruins que afundaram seus estúdios
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Apesar das somas às vezes astronômicas injetadas pelos estúdios às vezes os resultados de bilheteria são absolutamente devastadores.

    Algumas obras são levadas ao extremo pelos estúdios, que não hesitam em injetar somas astronômicas em um empreendimento que é sempre arriscado, ao longo de toda a cadeia criativa, desde o nascimento de uma ideia ou conceito até a exibição do filme para o público.

    As centenas de milhões de dólares gastos em marketing pelos estúdios não negam isso. Apesar dessas somas, às vezes surpreendentes, o sucesso nem sempre vem. Especialmente se considerarmos, por exemplo, que para um filme que custa 100 milhões de dólares para ser produzido, o ponto de equilíbrio deve ser de pelo menos 2 a 2,5 vezes o orçamento de produção.

    Com isso em mente, aqui estão três exemplos de filmes que tiveram um desempenho tão ruim nas bilheterias que os estúdios que os produziram acabaram perdendo completamente.

    A Reconquista

    "Tenho um carinho especial por esse livro. Hubbard era um grande escritor e eu tinha uma ideia do potencial do filme, uma fantasia em minha mente que durou anos". Essas são as palavras de John Travolta publicadas em um artigo no New York Times em janeiro de 2008. Do que ele está falando? A Reconquista.

    Dirigido por Roger Christian, que começou como cenógrafo em Star Wars e foi o segundo diretor da equipe em O Retorno de Jedi, o filme se passa no ano 3000, em uma Terra deserta onde a humanidade está à beira da extinção, sob o controle dos Psychlos. Mas o heroico Jonnie Goodboy Tyler (Barry Pepper) dará esperança aos terráqueos sobreviventes.

    Também fazem parte do elenco Forest Whitaker, Kim Coates, Marie-Josée Croze e, é claro, John Travolta, de absoluto mau gosto, com seus dreadlocks do futuro e sobrancelhas dignas do Grinch.

    Franchise Pictures

    Ressuscitado artisticamente por Quentin Tarantino graças ao seu papel cult em Pulp Fiction, John Travolta percorreu os corredores de Hollywood em meados da década de 1990 para tentar convencer os estúdios a fazer uma adaptação desse livro escrito pelo fundador da Igreja da Cientologia, da qual o ator é membro desde 1975. Mas, dadas as origens sulfurosas de seu criador, o assunto era altamente inflamável.

    O projeto acabou nas mãos de uma empresa muito jovem, a Franchise Pictures, fundada em 1997. Com o apoio de uma produtora alemã, a Intertainment Licensing, o pacote financeiro também foi montado com a ajuda de John Travolta, que acreditava firmemente no projeto.

    Ele injetou milhões de dólares, na esperança de fazer uma adaptação do romance em duas partes. Ele até concordou em reduzir seu salário em 10 milhões de dólares em troca de um pagamento de 15 milhões quando o filme atingisse 55 milhões de dólares nas bilheterias.

    Obviamente, isso foi uma ilusão, pois o filme não chegou a faturar nem 30 milhões de dólares nas bilheterias internacionais. A Reconquista é considerado um dos piores filmes já feitos, o pior filme da carreira de John Travolta, e figura com destaque no Top 25 dos piores filmes de todos os tempos, de acordo com suas classificações.

    Franchise Pictures

    Oficialmente, o filme custou incríveis 73 milhões de dólares. Mas isso foi antes de a lei (e o FBI) meterem o nariz nas finanças... Uma reclamação apresentada em dezembro de 2000 pela co-produtora alemã, Intertainment Licensing, revelou que a Franchise Pictures havia inflado o orçamento do filme para 44 milhões. Uma pura fraude.

    Em 2004, a Franchise Pictures foi condenada a pagar à Intertainment 121,7 milhões de dólares. Desse montante, o fundador da Franchise Pictures, Elie Samaha, foi pessoalmente responsabilizado e condenado a pagar 77 milhões em indenizações do próprio bolso. Com problemas financeiros, a Franchise Pictures declarou falência em agosto de 2007 e foi liquidada.

    A Reconquista
    A Reconquista
    Data de lançamento 16 de agosto de 2023 | 1h 56min
    Criador(es): Roger Christian
    Com John Travolta, Forest Whitaker, Richard Tyson
    Usuários
    2,1
    Assista agora em Max

    O Resgate do Titanic

    É um eufemismo dizer que o drama do naufrágio do Titanic sempre foi uma grande fonte de inspiração artística no cinema. E, é claro, como sempre acontece, os melhores se juntaram aos piores. Entre os mais conhecidos estão Titanic, de James Cameron, é claro, e o fantástico Somente Deus por Testemunha, de Roy Ward Baker, lançado em 1958, um verdadeiro modelo para Cameron.

    Lançado em 1980, O Resgate do Titanic foi um dos filmes mais caros já feitos sobre o famoso navio de cruzeiro afundado. Dirigido por Jerry Jameson, mais conhecido por seu trabalho em séries de TV como Murder, She Wrote, Dallas e Magnum, o filme foi adaptado de um romance escrito por Clive Cussler publicado em 1976.

    Como premissa, o exército americano acaba de desenvolver um novo sistema de defesa que requer um mineral extremamente raro para funcionar. Por acaso, o almirante Sandecker, Dirk Pitt e o Dr. Seagram descobrem que o Titanic tinha uma enorme carga desse mineral a bordo. O exército decide recuperar o navio, mas eles encontram obstáculos no caminho.

    Incorporated Television Company

    Lançado cinco anos antes da descoberta do naufrágio, o filme custou à sua produtora, a Incorporated Television Company (ITC Entertainment), quase 40 milhões de dólares. Foi um desastre nas bilheterias, arrecadando cerca de 7 milhões.

    Isso mal foi suficiente para pagar o custo de 5 milhões de dólares do grande modelo de 16 metros do navio, que pesava 10 toneladas. Outros 3,3 milhões foram gastos na estrutura que sustenta o monstro. O que é ainda mais notável é que esse modelo foi construído com base em estimativas, pois os destroços do Titanic ainda não haviam sido descobertos na época da produção do filme.

    Ainda assim, a conta foi amarga para Lew Grade, o produtor do filme. "Teria sido mais barato baixar o nível do Atlântico do que resgatar o Titanic", disse ele ao The Independent.

    O fracasso desastroso do filme forçou a ITC Entertainment a vender o catálogo e os direitos de seus filmes, que antes eram distribuídos por sua subsidiária Associated Film Distribution, para a Universal Pictures. Com o passar dos anos e o agravamento de sua situação financeira, a ITC Entertainment foi forçada a se desfazer de ativos regularmente, até não poder mais se dedicar somente à distribuição de televisão. A empresa fechou suas portas definitivamente em 1998, com a morte de seu fundador, Lew Grade.

    Final Fantasy

    Square Pictures

    Final Fantasy é uma das licenças de videogame mais famosas. Lançado em 1987 por Hironobu Sakaguchi, desde então tornou-se parte integrante da cultura pop e é propriedade da editora japonesa Square Enix.

    É uma verdadeira máquina de fazer dinheiro, com títulos disponíveis em todas as mídias possíveis, não apenas em consoles. Também está amplamente disponível na forma de OVAs, como o excelente Advent Children ou, mais recentemente, o impressionante Kingsglaive.

    Lançado em 2001, Final Fantasy foi inteiramente gerado por computador por seu criador, Hironobu Sakaguchi, e marcou uma revolução na história do cinema. Foi o primeiro filme de longa-metragem em CGI a retratar seres humanos de forma realista. E o resultado foi, e ainda é, com sua recente atualização para 4K UHD, realmente impressionante.

    Square Pictures

    Embora o filme tenha sido distribuído pela Sony Pictures, a Square criou uma estrutura completamente nova para produzir o filme, a Square Pictures. Devido a uma série de restrições técnicas, o orçamento cresceu constantemente durante a produção, chegando a uma soma astronômica de 137 a 145 milhões de dólares, dependendo da fonte. Ajustado pela inflação, isso corresponde a um orçamento entre 235,8 e 249,6 milhões de dólares.

    O filme rendeu pouco mais de 85 milhões de dólares nas bilheterias internacionais. Foi um desastre absoluto e é considerado um dos maiores fracassos de bilheteria de todos os tempos. Não apenas a Square Pictures foi liquidada após esse fiasco, mas o fracasso foi tão grande que levou a Square à beira da falência. Para sobreviver, ela foi forçada a se fundir em 2003 com sua principal concorrente no mercado japonês, a Enix.

    Antes de fechar suas portas e demitir seus 125 funcionários, a Square Pictures produziu um segmento do filme coletivo Animatrix. Uma última resistência para um triste fim.

    Final Fantasy
    Final Fantasy
    Data de lançamento 2001 | 1h 46min
    Criador(es): Hironobu Sakaguchi, Monotori Sakakibara
    Com Ming-Na Wen, Alec Baldwin, Donald Sutherland
    Usuários
    3,3

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top