Minha conta
    Os primeiros 5 minutos deste filme são impressionantes: Uma brilhante obra de zumbis que reinventou o gênero
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Zack Snyder reviveu um clássico de 1978.

    Em 2004, Zack Snyder levou aos cinemas Madrugada dos Mortos, um longa-metragem remake do clássico de George A. Romero (1978). Nomes como Sarah Polley, Ving Rhames e mais protagonizaram o elenco, dando tom a uma obra conhecida por reinventar o gênero dos zumbis.

    Talvez quem assista ao filme, hoje, não o ache tão revolucionário assim, mas em 1978, Dawn of the Dead apresentou uma proposta diferente do resto das histórias de mortos-vivos. Desta forma, o grande desafio de Snyder foi entender a grandeza da cultuada produção original, mergulhando em um clássico ao mesmo tempo em que acrescentava suas próprias características.

    Se durante os anos os zumbis foram tratados de maneira completamente apelativa nos cinemas, Romero os apresentou como uma forma de crítica ao consumismo - com as criaturas povoando um simbólico shopping center. Mesmo que em menor proporção, o diretor de Liga da Justiça compreendeu o recado, apostando em uma versão que também terminou aclamada.

    Universal Pictures

    Logo em seus primeiros minutos, a variante de Snyder já coloca o espectador em meio a uma ação frenética, quase como uma espécie de recado sobre o que o público teria pela frente. Em seu trabalho, Snyder emprega um estilo mais agressivo, violento e menos crítico do que o de Romero, característico de um cineasta que também assinou títulos como Sucker Punch, 300 e mais.

    Durante uma entrevista em 2005, Romero elogiou o trabalho de Snyder, afirmando que sua obra é “melhor do que esperava” e “um ótimo filme de ação”. Em contraparte, o cineasta também apontou uma falta de profundidade da película, apontando que “não tem nada acontecendo de subtexto”.

    Para quem quiser conferir com os próprios olhos, Madrugada dos Mortos (2004) está disponível no Prime Video.

    Madrugada dos Mortos
    Madrugada dos Mortos
    Data de lançamento 23 de abril de 2004 | 1h 40min
    Criador(es): Zack Snyder
    Com Sarah Polley, Ving Rhames, Jake Weber
    Usuários
    3,9
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top