Minha conta
    A psicologia explica por que seus filhos não conseguem parar de ver Frozen: Há uma razão científica
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Duas irmãs que são especialistas na área buscam uma explicação para o fenômeno.

    Mais de um bilhão de dólares de bilheteria, músicas que são cantadas com grande intensidade em todo o mundo e, provavelmente, a franquia de animação mais sólida que a Disney tem no momento. Frozen - Uma Aventura Congelante é o tipo de fenômeno que marca um antes e um depois, impactando as crianças com uma paixão avassaladora.

    Mas por que elas respondem com tanto fervor a um filme sobre duas irmãs e uma tempestade imparável? Será que é tão bem feito?

    A ciência tem certeza de que há aspectos bem elaborados que acabam se conectando com o público infantil. Duas irmãs psicólogas, mães de meninas que são fãs irredutíveis de Frozen, escreveram anos atrás na revista Time suas hipóteses para explicar o que as fascina tanto nesse universo gelado.

    A primeira coisa que elas destacam é o processamento das emoções. As crianças em idade pré-escolar, que são as mais apaixonadas pelo fenômeno do filme, tendem a ser impulsivas, deixando que suas emoções assumam o controle de seu comportamento.

    Em Frozen, vemos Elsa com um forte conflito interno com suas emoções, que são muito fortes e apaixonantes, como as de uma criança em idade pré-escolar. Quando ela canta sobre como pode controlar a tempestade emocional dentro dela, que parece incontrolável, as crianças podem se identificar.

    Disney

    Respostas emocionais

    Em segundo lugar, há a boa resposta das crianças a qualquer coisa que envolva magia e a capacidade de construir um mundo ao seu redor, algo que elas podem fazer por meio da imaginação. No filme, Elsa pode fazer isso visualmente por meio de seus superpoderes de controle do gelo, dando formas, vida e até mesmo construindo um castelo. Suas habilidades transmitem a sensação de que tudo é possível.

    Como terceiro motivo para esse fascínio, as irmãs psicólogas apontam que as crianças em idade pré-escolar estão em um estágio em que desenvolvem laços emocionais muito fortes com a família e as pessoas ao seu redor. Seu pertencimento ao grupo é muito forte, e é por isso que a história de duas irmãs tentando se reconectar é atraente para elas. O conflito para restaurar seu relacionamento como irmãs é muito mais interessante para as crianças do que o conflito amoroso de Anna.

    Uma quarta explicação é, obviamente, a música. Se as crianças respondem muito bem a melodias musicais, canções como Let It Go são bombas-relógio perfeitas para elas. A música fala sobre como Elsa está frustrada por tentar ser a garota perfeita, o que a deixa infeliz, então ela cria seu castelo de gelo para ser livre e feliz. Sentimentos positivos aos quais as crianças respondem com paixão.

    Há outros aspectos, como a ausência de um vilão aterrorizante ou de outros elementos sinistros, o processamento de conflitos internos que são difíceis de expressar etc. Há muito em Frozen que é poderoso se você olhar para o filme com os olhos abertos de uma criança em idade pré-escolar.

    Frozen - Uma Aventura Congelante
    Frozen - Uma Aventura Congelante
    Data de lançamento 3 de janeiro de 2014 | 1h 42min
    Criador(es): Chris Buck, Jennifer Lee
    Com Kristen Bell, Idina Menzel, Jonathan Groff (II)
    Imprensa
    3,7
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Disney +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top