Minha conta
    É uma das estreias mais surpreendentes de 2021 e você pode assistir na Netflix: Uma complexa história de maternidade que beira o thriller psicológico
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Uma maneira fascinante de desmantelar o conceito de “mãe natural”.

    Retratar a maternidade no cinema é complexo, pois é difícil defini-la em si. Delineá-la já envolve parte de julgamento, de delimitar o que é bom e o que é ruim dentro de uma experiência tão particular que nem todo mundo vive. É claro que existem aspectos da crueldade que são inquestionavelmente maus, mas esses apontamentos de valor também são feitos de forma muito leviana.

    O cinema também o retratou de uma forma muito quadrada, com os retratos mais interessantes a provirem de adaptações de romances essenciais escritos por mulheres (Laços de Ternura) e de estudos exemplares de personagens realizados em colaboração com uma atriz formidável (Uma Mulher Sob Influência). Um dos filmes mais interessantes nesse sentido saiu há alguns anos, e combina parte das duas coisas: A Filha Perdida.

    Mães com coragem?

    Maggie Gyllenhaal faz uma fascinante estreia na direção, escrevendo também a adaptação de um romance de Elena Ferrante. Através de um elenco incrível, liderado por Olivia Colman e Jessie Buckley e completado por Dakota Johnson e Ed Harris, o filme faz uma exploração psicológica incrível que pode ser vista na Netflix.

    A Filha Perdida: Livro que baseou o filme tem final bem diferente da adaptação da Netflix; compare

    Uma mulher solitária de meia-idade sai de férias para uma cidade costeira em uma ilha grega, onde fica obcecada por uma jovem mãe que tem um relacionamento complexo com uma família local perigosa. A solitária começará a praticar atos impulsivos, tentando estabelecer uma ligação com esta jovem mas, secretamente, realizando atos cruéis como roubar a boneca da filha. Durante o processo, flashbacks de sua juventude virão até ela, tentando conciliar a maternidade com seu desenvolvimento profissional.

    É um filme que, sem dúvida, exige bastante do espectador, pois poucas coisas são tão cruéis e pouco maternais quanto arrancar um brinquedo de uma criança. Mas, por que realizar tal ato? Gyllenhaal investiga isso de forma muito inteligente, apesar do salto de fé necessário para seguir um personagem capaz de fazer algo assim. Por lá, ela explora aspectos da maternidade pouco discutidos.

    Investigando o mais sombrio

    Endeavor Content

    Os conflitos sobre a criação de um adulto e a busca pela carreira profissional não são estranhos no cinema, mas poucos se aprofundam como Gyllenhaal na faceta mais sombria desse problema, sem julgar seu personagem em nenhum momento e torcendo para que o espectador não o faça. Através de Colman e Buckley, ela também desenha uma mulher multifacetada e singular, definitivamente alterada pelos acontecimentos que lhe acontecem.

    O filme perde o fôlego ao abordar aspectos de um thriller policial através da família da personagem de Johnson - aspecto que deixa a sensação de um romance frívolo de clube do livro que desvirtua o bom trabalho realizado na introspecção de uma "mamãezinha". No entanto, o filme desmonta muito bem o que uma mãe natural realmente implica.

    A Filha Perdida
    A Filha Perdida
    Data de lançamento 31 de dezembro de 2021 | 2h 02min
    Criador(es): Maggie Gyllenhaal
    Com Olivia Colman, Jessie Buckley, Dakota Johnson
    Usuários
    3,3
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top