Minha conta
    “Eles não se cansam e não precisam dormir”: A indústria de anime dá outra guinada com diretores veteranos a favor de IAs substituindo “animadores preguiçosos”
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Keiichi Hara e Tomohisa Taguchi têm opiniões sobre o uso de inteligências artificiais para fazer animes.

    O tema da inteligência artificial está muito quente e parece que não vai se acalmar tão cedo. No Japão, muitos cartunistas e animadores já começaram a exigir do governo novas leis para proteger os direitos autorais de seus trabalhos. E enquanto muitos artistas e diretores denunciam as condições precárias do setor de anime, outros já estão pensando em substituir parte de sua equipe por IAs.

    Um assunto que vai longe

    A indústria de anime tem estado em alvoroço nas últimas semanas, entre a produção da segunda temporada de Jujutsu Kaisen no estúdio MAPPA, que está bagunçada por conta de cronogramas impossíveis, e uma declaração da animadora Terumi Nishii (Jujutsu Kaisen, JoJo's Bizarre) falando sobre a necessidade de uma nova geração de profissionais que o Japão não está recebendo.

    Jujutsu Kaisen
    Jujutsu Kaisen
    Data de lançamento 2020-10-02 | min
    Séries : Jujutsu Kaisen
    Com Junya Enoki, Yuma Uchida, Yuichi Nakamura
    Usuários
    3,4

    E se havia falta de opiniões, agora dois diretores veteranos saíram em defesa do uso de inteligências artificiais. De acordo com o Anime Hunch, tanto Keiichi Hara quanto Tomohisa Taguchi falaram este ano no Festival de Cinema de Animação de Annecy sobre IAs e seus usos – especialmente sobre como elas poderiam substituir “animadores preguiçosos”.

    Espinof
    Lonely Castle in the Mirror

    De acordo com Hara, que dirigiu O País das Maravilhas, Crayon Shin-Chan e recentemente lançou Lonely Castle in the Mirror, ao longo de sua carreira ele encontrou muitos animadores irresponsáveis que “são pagos sem fazer o trabalho que se espera deles”.

    “Há muitas produções acontecendo ao mesmo tempo, em comparação com o número de pessoas que são realmente talentosas. Então, essas sanguessugas pulam de estúdio em estúdio e continuam recebendo os cheques”, disse.

    Segundo o diretor, enquanto trabalhava em seu último filme, ele conheceu um animador que não entregou nada durante um ano após as reuniões iniciais. A grande questão aqui é por que o estúdio continuou pagando o animador se ele não trabalhava ou não cumpria os prazos, em vez de demiti-lo e encontrar um substituto, mas Hara não entrou em detalhes.

    Espinof
    Bleach: Thousand-Year Blood War

    Taguchi, diretor de Akudama Drive e Bleach: Thousand-Year Blood War, concorda que as IAs “não reclamam, não se cansam e não precisam dormir”, portanto, seriam a solução perfeita para o problema apresentado por seu colega de indústria.

    Obviamente, esses comentários não foram bem aceitos por muitos fãs e animadores, especialmente com as últimas alegações de negligência e exploração de mão de obra da indústria de animes. Mas a verdade é que essa questão ainda vai durar muito tempo.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top