Minha conta
    Ridley Scott admite que não leu nada para preparar Napoleão e deixou a tarefa “para o coitado que escreveu o roteiro”
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    Além disso, ele escolheu Joaquin Phoenix colocando um chapéu em uma foto dele.

    Stanley Kubrick nunca conseguiu fazer seu filme sobre Napoleão. Mas, por conta do seu perfeccionismo, mantinha um arquivo onde anotava o que ele havia feito praticamente todos os dias de sua vida, para que, na hora de rodar seu filme megalomaníaco, não deixasse nada para trás. No final, foi Ridley Scott quem conseguiu o que queria ao contar a vida do imperador francês... e se é historicamente preciso ou não, é algo com que ele não se importa.

    20th Century Studios

    Deixe outra pessoa escrever

    Numa entrevista muito reveladora para a Vulture, Scott falou sobre os historiadores dizerem que Napoleão não levar a sério os acontecimentos reais. “Todo mundo tem uma opinião sobre o que aconteceu e eu sempre pergunto: 'Você estava lá?'".

    "Existem 10.000 livros sobre Napoleão, e todos eles contêm verdade e conjecturas ao mesmo tempo. Mas deixei a leitura dos livros para o pobre coitado que teve que escrever o roteiro."

    O roteirista, aliás, é David Scarpa, para não parecer um “coitado” sem nome. Durante a entrevista, Scott também conta como filmou a cena da Batalha de Austerlitz em apenas três semanas e meia, em vez das seis que havia programado. E ele é uma mistura entre um gênio do cinema e uma pessoa que tem pouco ou nada a perder.

    "De manhã, eu dizia ao meu brilhante diretor de fotografia, Dariusz Wolski: 'Quero uma câmera ali, ali, ali e ali. Quanto tempo você levará para configurá-la?'. Ele dizia '40 minutos' e eu estaria filmando às 9h”. "Outros diretores usam uma câmera e isso leva uma eternidade, mas isso literalmente me permitiu filmar de 4 a 11 vezes mais rápido."

    Aos 85 anos, todo gênio e figura, ele também conta como decidiu que Joaquin Phoenix seria seu Bonaparte mesmo tendo dois outros nomes em mente. "Ele tem nariz e olhos. Antes de escolhê-lo, tirei uma foto dele, coloquei um chapéu nele e disse 'Aqui está ele'."

    Napoleão
    Napoleão
    Data de lançamento 23 de novembro de 2023 | 2h 38min
    Criador(es): Ridley Scott
    Com Joaquin Phoenix, Vanessa Kirby, Tahar Rahim
    Imprensa
    2,8
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    3,5
    Assista Agora em AppleTV+

    Scott não deixa outra opção: você tem que amá-lo.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top