Minha conta
    Para (re)ver online: Grande filme de aventura com um orçamento de 140 milhões que foi duramente criticado no cinema
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    As filmagens desse filme com Tom Cruise custaram 140 milhões de dólares americanos e o trabalho foi muito criticado na época.

    Se você gosta de mergulhar em uma era histórica, deve abrir o catálogo do Prime Video hoje. Tom Cruise pode ser visto em O Último Samurai. Um filme que não só impressiona com sua cenografia e cenas de multidão, mas também foi muito criticado quando foi lançado.

    Do que se trata O Último Samurai?

    Tom Cruise assume o papel do ex-soldado americano Nathan Algren, alcoólatra e maltratado. Na década de 1870, ele recebe a lucrativa missão de treinar o exército do imperador no Japão. Ele aceita, mas logo é capturado por samurais rebeldes.

    Com o tempo, o soldado faz amizade com o samurai Katsumoto (Ken Watanabe) e sua família, apaixona-se e fica cada vez mais cativado pela cultura japonesa. Algren aprende o caminho do samurai, treina artes marciais e, por fim, até se junta à rebelião. Até certo ponto, ele consegue ajudar seus antigos inimigos.

    No final, porém, o desastre segue seu curso: a rebelião dos samurais não tem chance contra as tropas numericamente superiores do imperador, que também estão equipadas com armas de fogo modernas.

    Warner Bros.

    É por isso que O Último Samurai foi tão duramente criticado na época

    Em torno de O Último Samurai, desenvolveu-se uma discussão que envolve muitos filmes desse tipo: Por um lado, o filme é baseado em eventos históricos, mas, por outro, transmite inúmeros erros, clichês e imprecisões (via: NY Times ).

    Também houve um debate acalorado sobre se esse é um filme racista e ingênuo que romantiza os "nobres selvagens". É apropriado, mas também há críticos que acusam O Último Samurai de uma narrativa de salvador branco: Eles dizem que a obra faz parecer que o Japão nunca teria saído de seu período feudal sem Tom Cruise (via: Daily Beast).

    Mas também há vozes positivas: O Último Samurai foi recebido de forma bastante positiva pelos críticos no Japão e melhor do que nos EUA, por exemplo. No mínimo, o filme foi uma clara melhoria em relação às representações anteriores do Japão. Ken Watanabe até mesmo credita a O Último Samurai o fato de ser uma espécie de ponto de virada para a representação asiática em Hollywood.

    O Último Samurai, dirigido por Edward Zwick, está disponível para streaming no Prime Video.

    O Último Samurai
    O Último Samurai
    Data de lançamento 16 de janeiro de 2004 | 2h 24min
    Criador(es): Edward Zwick
    Com Tom Cruise, Billy Connolly, Tony Goldwyn
    Usuários
    4,5
    Assistir em streaming

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top