Minha conta
    Se você pausar Pearl Harbor aos 121 minutos e 57 segundos, verá um dos personagens mais famosos da história do cinema em uma aparição que ninguém esperava
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    É impossível não lembrar desse personagem mítico interpretado por Bruce Willis.

    Muitos filmes contêm pequenas surpresas que podem passar despercebidas ou poucos espectadores conseguem detectar. E talvez não exista uma forma humana de verificar se o que acabamos de ver é verdade ou não, mas no caso de Pearl Harbor e da aparição surpresa de John McClane, o personagem mítico interpretado por Bruce Willis na saga Duro de Matar, não há muito espaço para dúvidas.

    Pearl Harbor
    Pearl Harbor
    Data de lançamento 1 de junho de 2001 | 3h 03min
    Criador(es): Michael Bay
    Com Ben Affleck, Josh Hartnett, Kate Beckinsale
    Usuários
    4,4
    Assista agora em Star +

    Convido você a dar play no filme e ir até duas horas, um minuto e 57 segundos – abaixo você encontra o vídeo com o momento exato. Em seguida, observe o personagem que aparece no fundo à esquerda da imagem. É impossível que o personagem que deu fama a Willis não venha à mente, mas não há unanimidade sobre o que realmente aconteceu.

    Fato ou mito?

    No IMDb não há nenhum vestígio de Willis no filme, e em sua filmografia aparece uma participação especial não creditada que ele fez em Máquina Quase Mortífera em 1993. Um usuário do Reddit afirma que investigou o assunto e descobriu que Michael Bay inseriu digitalmente essa aparição como uma homenagem à saga Duro de Matar, mas é algo impossível de verificar.

    Além disso, a versão mais difundida é que se trata de um clipe de Duro de Matar, mas se olharmos o que se pode ver daquele personagem misterioso ao fundo, tudo parece combinar mais com Duro de Matar 3: A Vingança, principalmente por causa da ferida que parece estar em seu braço enquanto o branco da camisa ainda pode ser distinguido.

    Além disso, naquela época, o terceiro filme era o único em que a Disney havia participado, então teria sido mais fácil obter os direitos. Acontece que se olharmos os créditos finais também não há menção a esse fato, embora haja uma para a utilização de material de O Grande Ditador.

    Touchstone Pictures

    A isso devemos acrescentar possíveis retoques digitais, já que revendo Duro de Matar e Duro de Matar 3, não há momento que se encaixe exatamente com aquela possível aparição surpresa de John McClane em Pearl Harbor. Seja qual for o caso – lembre-se que Bay tinha acabado de trabalhar com Willis em Armageddon, com o diretor muito feliz com a experiência, mas o ator não pensava o mesmo – há defensores de ambas as teorias.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top