Minha conta
    Na Netflix, Brad Pitt arranca a cabeça de soldados em um épico visualmente impressionante - e não estamos falando de Bastardos Inglórios
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Lendas da Paixão, de 1995, é um clássico do cinema narrativo, algo praticamente inédito nos dias de hoje.

    Em Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino, Brad Pitt assumiu o papel icônico do tenente Aldo Raine, que exigia uma única coisa de cada membro de sua força de combate: 100 cabeças nazistas! O personagem estava se referindo a seus ancestrais que lidavam com os cadáveres de seus inimigos da mesma forma. Mas Brad Pitt e cabeças rolando não são vistos apenas em Bastardos Inglórios.

    Em Lendas da Paixão, de Edward Zwick (O Último Samurai), entretanto, não é Brad Pitt quem dá a ordem para escalpelar os inimigos. Em vez disso, como Tristan Ludlow, ele está em ação na Primeira Guerra Mundial e faz ele mesmo o trabalho sujo! Muito apropriado: Há também um contexto indígena, pois o personagem de Brad Pitt foi socializado por um nativo americano chamado Ein-Stich (Gordon Tootoosis), entre outros. Mas é aí que o épico de 1995, que pode ser assistido com uma assinatura da Netflix, realmente ganha velocidade...

    QUAL É A HISTÓRIA DE LENDAS DA PAIXÃO?

    O coronel William Ludlow (Anthony Hopkins) e seus três filhos Samuel (Henry Thomas), Tristan (Brad Pitt) e Alfred (Aidan Quinn) vivem nas Montanhas Rochosas no início do século XX. Pouco antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial, o relacionamento entre os três irmãos é posto à prova: Alfred se apaixona por Susannah (Julia Ormond), a noiva de Samuel, que, por sua vez, tem sentimentos por Tristan. Quando os irmãos decidem ir para o front contra a vontade do pai, a união da família ameaça se desfazer.

    TriStar Pictures

    Enquanto o conflito sangrento da Primeira Guerra Mundial custa a vida de Samuel, Tristan sucumbe completamente aos sentimentos de culpa pela morte do irmão e desaparece de cena por vários anos. Quando ele finalmente retorna à fazenda do pai como um astuto negociante de cavalos e contrabandista de álcool, Alfred está casado com Susannah e trabalhando na política como congressista. O relacionamento dos irmãos é posto à prova e eles gradualmente se tornam rivais - até mesmo na batalha pelo amor de Susannah.

    UM ÉPICO AVASSALADOR

    O que era comum na década de 1990 ainda está sendo praticado hoje - e isso soa um pouco absurdo - por James Cameron entre todos: o cinema épico clássico. Sim, Avatar e Avatar: O Caminho da Água também funcionam como épicos para telas expansivas que dependem de grandes emoções e imagens ainda maiores. Não é de se admirar que James Cameron sempre tenha apontado que Avatar pegou emprestado muitos elementos de Dança com Lobos, com Kevin Costner - talvez o representante mais impressionante do cinema épico dos anos 1990.

    Lendas de uma Paixão também faz o mesmo, contando a história de uma família cujas vidas são dominadas pelo amor e pela morte sob diferentes perspectivas e ao longo de várias décadas. O filme antiquado de Edward Zwick, no melhor sentido da palavra, não tem a ver com a precisão histórica que o pano de fundo histórico pode exigir à primeira vista. Em vez disso, o diretor está constantemente interessado em sobrecarregar o público com imagens e emoções. E isso nos leva de volta ao tema.

    TriStar Pictures

    Edward Zwick, que tem um talento especial para o cinema fantástico e maravilhosamente ilustrado, pega o público pela mão, com toda a prudência narrativa e de encenação, e o conduz por essa história cada vez mais desoladora, que exige muito de seu público em termos de sofrimento romântico - porque Brad Pitt e Julia Ormond, que se amam, mas simplesmente não podem ficar juntos, são um casal absolutamente perfeito, profundamente comoventes em sua paixão igualmente animalesca e gentil.

    Portanto, se você quiser ser transportado de volta a uma época em que contar histórias era a maior prioridade, não deixe de assistir a Lendas da Paixão. E quando Brad Pitt olha desolado diretamente nos olhos do público sob a chuva torrencial, você já se apaixonou pelo filme.

    Lendas da Paixão
    Lendas da Paixão
    Data de lançamento 10 de fevereiro de 1995 | 2h 13min
    Criador(es): Edward Zwick
    Com Anthony Hopkins, Brad Pitt, Aidan Quinn
    Usuários
    4,4
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top