Minha conta
    Fracassos de bilheteria: 3 filmes tão ruins que afundaram seus estúdios
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Sim, alguns resultados de bilheteria podem ser devastadores a ponto de afundar empresas inteiras.

    Alguns filmes de Hollywood se tornam verdadeiros desastres, tanto de crítica quanto de bilheteria e, às vezes, nem mesmo centenas de milhões de dólares gastos em marketing pelos estúdios compensam isso, tornando-se um desastre financeiro maior ainda.

    Com isso em mente, aqui estão três exemplos de filmes que tiveram um desempenho tão ruim nas bilheterias que acabaram por destruir completamente os estúdios que os produziram. Se você tiver interesse no assunto, a porta está sempre aberta para outros exemplos, pois há muitos para escolher.

    Os Eleitos

    Warner Bros.

    Dirigido por Philip Kaufman, Os Eleitos é uma adaptação para o cinema do livro homônimo de Tom Wolfe. Fala sobre a evolução de um obscuro projeto militar norte-americano até sua transformação na entidade hoje conhecida como NASA.

    Apresentando uma grande quantidade de imagens de arquivo, o filme mergulha os espectadores em uma luta científica e ideológica. Os planetas pareciam, pelo menos no papel, estar alinhados o suficiente para fazer um sucesso de bilheteria. Mas aconteceu o contrário: um desastre absoluto.

    Produzido por 27 milhões de dólares, não rendeu mais do que 21 milhões internacionalmente. É verdade que o filme tem 3 horas e 10 minutos de duração, o que, de fato, limitou o número de exibições. Além disso, ele enfrentou alguns trabalhos bem sólidos lançados na mesma época, como Na Hora da Zona Morta, de David Cronenberg, e Sob Fogo Cerrado, de Roger Spottiswoode.

    Os Eleitos
    Os Eleitos
    3h 07min
    Criador(es): Philip Kaufman
    Com Sam Shepard, Scott Glenn, Ed Harris
    Usuários
    3,8

    Os Eleitos foi produzido pela The Ladd Company, uma empresa fundada por Alan Ladd Jr. em 1979, depois que ele terminou seu trabalho como presidente da 20th Century Fox. Essa foi a empresa por trás das produções de Carruagens de Fogo, Blade Runner (também um grande fracasso), Corpos Ardentes e o excelente filme de ficção científica Outland - Comando Titânio, de Peter Hyams. Todos distribuídos pela Warner Bros. sob um acordo.

    Atormentado por uma série de grandes fracassos, Os Eleitos foi o golpe de misericórdia para a empresa – que levou mais de uma década para se recuperar, especialmente porque a Warner Bros. rescindiu o contrato de distribuição de seus filmes, forçando-a a buscar novos parceiros.

    Após um breve renascimento em meados da década de 1990 graças à Paramount, e à Miramax Films na década de 2000, a The Ladd Company foi encerrada em 2007. Sua separação da Warner Bros. foi o golpe do qual ela nunca se recuperou.

    A Felicidade Não Se Compra

    Swashbuckler Films

    Um totem cinematográfico do Natal por décadas, exibido quase todos os anos nos Estados Unidos, A Felicidade Não Se Compra, de Frank Capra, é sem dúvida o filme que mais incorpora e celebra o espírito do Natal, a ponto de ser um dos filmes favoritos dos americanos.

    É um filme admirável e profundamente comovente que começa com a tentativa de suicídio de seu personagem principal, George Bailey (James Stewart), um homem que sempre ajudou a todos. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas é mandado à Terra para tentar fazer George mudar de ideia, demonstrando sua importância através de flashbacks.

    A Felicidade Não Se Compra
    A Felicidade Não Se Compra
    Data de lançamento 14 de fevereiro de 1947 | 2h 09min
    Criador(es): Frank Capra
    Com James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Looke

    Pode parecer difícil de acreditar, mas o filme nem sempre foi tão bem conceituado. Longe disso. A Felicidade Não Se Compra, distribuído pela RKO, foi o primeiro filme produzido pela Liberty Films, uma empresa fundada em 1945 por Franck Capra, David Tannenbaum, William Wyler e Samuel J. Briskin, que desembolsaram 2,3 milhões de dólares. Uma quantia muito alta para a época, especialmente se você ajustá-la à inflação de hoje: são mais de 36 milhões.

    Originalmente programado para ser lançado em janeiro de 1947, o filme foi antecipado para dezembro de 1946, para que pudesse concorrer ao 19º Oscar no ano seguinte. Muito mal recebido pela crítica, foi prejudicado em sua exibição nos cinemas, arrecadando apenas 3,3 milhões de dólares, ficando em 26º lugar nas bilheterias.

    Ele até fez com que RKO perdesse 525 mil dólares, um verdadeiro desastre para o quarteto da Liberty Films, que planejava produzir cerca de 15 filmes. Os quatro sócios procuraram um estúdio para vender a Liberty Films a fim de evitar a execução hipotecária da empresa. A Paramount comprou a empresa em maio de 1947, recebendo um total de 3.,4 milhões de dólares, enquanto Capra, Wyler e Stevens receberam uma oferta de contrato para cinco filmes no estúdio.

    A Liberty Films foi oficialmente dissolvida em abril de 1951. Foi um triste fim para uma aventura que parecia tão promissora com tanto trabalho. Nem mesmo as cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, foram páreo para o destino condenado da empresa.

    A Ilha da Garganta Cortada

    StudioCanal / Carolco Pictures

    Com um orçamento de produção de 115 milhões de dólares e receitas de bilheteria de pouco menos de 10 milhões nos EUA (e 18 milhões na bilheteria internacional), A Ilha da Garganta Cortada é notória e infamemente conhecido como um dos piores fracassos de bilheteria no cinema. Custou para sua produtora, a Carolco Pictures, 97 milhões de dólares – ou, ajustado pela inflação, mais de 195 milhões atualmente.

    A aventura começou com boas intenções: concebido como uma tenda-pole, A Ilha da Garganta Cortada deveria reacender a chama do Swashbuckler: um termo que designa personagens de “capa e espada”, tal como os piratas. Mas o filme de Renny Harlin teve o efeito oposto ao pretendido: matou o gênero por quase uma década, até a chegada de Piratas do Caribe.

    A Ilha da Garganta Cortada também teve sua cota de problemas, incluindo a desistência de Michael Douglas e a retomada de seu papel por Matthew Modine. Navios à vela de madeira incrivelmente caros foram construídos e depois reconstruídos. De um orçamento inicial de 60 milhões de dólares, o custo rapidamente aumentou para 100 milhões e depois para 115 milhões.

    A Ilha da Garganta Cortada
    A Ilha da Garganta Cortada
    2h 03min
    Criador(es): Renny Harlin
    Com Geena Davis, Matthew Modine, Frank Langella
    Usuários
    3,7

    O filme destruiu a Carolco Pictures, fundada por dois famosos investidores em cinema, Mario Kassar e Andrew Vajna, em 1976. Foi a Carolco Pictures que comprou os direitos da franquia O Exterminador do Futuro, contratando James Cameron e Arnold Schwarzenegger para dirigir e estrelar O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final.

    Ela também produziu filmes como Coração Satânico, Risco Total, O Vingador do Futuro, Chaplin e Instinto Selvagem. Um histórico impressionante que foi destruído pela desventura de A Ilha da Garganta Cortada.

    A Carolco desapareceu em 1996, depois de vender seus ativos para a 20th Century Fox por 50 milhões de dólares. E pensar que o filme deveria ser a última chance da empresa, que já estava com sérios problemas de fluxo de caixa...

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top