Minha conta
    Você está assistindo filmes e séries do "jeito certo"? Tamanho da televisão faz TODA a diferença e há uma receita fácil para acertar
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Existe um tamanho de televisão certo para cada casa e aqui estão as dicas para escolher.

    Para quem é maratonista profissional de séries ou não dispensa uma boa sessão de cinema em casa, escolher a televisão certa é uma tarefa importante – mas pode não ser tão fácil quanto parece. Entre os vários critérios que você precisa levar em consideração antes de fazer o investimento, está o tamanho da sua sala. Isso porque a distância entre você e a tela pode fazer toda a diferença na experiência.

    Embora televisões gigantes sejam atraentes, podem não ser uma boa ideia se o espaço que você tem é pequeno. Além disso, só porque uma televisão é maior não significa que terá uma imagem melhor – se comprarmos uma televisão muito grande e estivermos muito próximos, veremos a imagem pixelada. Por outro lado, se escolhermos uma televisão muito pequena, não veremos todos os detalhes que a tela pode proporcionar.

    Como escolher uma televisão para casa?

    Distância

    Para determinar um tamanho bom para a televisão, um fator muito importante é o ângulo de visão. A distância ideal é aquela onde estamos posicionados de forma que coincida com o que veria a câmera com a qual as imagens foram tiradas. Imagine que foi você quem filmou a cena que está na tela – se a distância te permite ter uma visão total dos elementos, o tamanho da tela está bom.

    Xataka

    Ângulo

    Se estivermos mais próximos, teremos um ângulo de visão mais amplo. Se nos afastarmos, teremos um ângulo mais estreito. A recomendação da Society of Motion Picture & Television Engineers (SMPTE) é que a tela ocupe 30 graus do nosso campo de visão.

    Segundo a empresa THX, conhecida pela certificação para salas de cinema, a recomendação para conteúdo cinematográfico em 4K e imersão total é que o ângulo de visão seja de 40 graus. Portanto, para calcular a distância ideal, devemos levar em consideração qual critério nos interessa: seja o mais tradicional ângulo de 30 graus ou um clima de cinema envolvente com 40 graus.

    Proporção e polegadas

    Como isso se traduz de graus em distância e polegadas? É aqui que entra a fórmula de proporção simples: a regra é multiplicar o número de polegadas pela proporção e obteremos a distância ideal. Cada fabricante recomenda uma proporção diferente, mas podemos simplificá-la em três números.

    • Proporção 1.2: equivalente a um ângulo de visão de 40º
    • Proporção 1,6: equivalente a um ângulo de visão de 30º
    • Proporção 2,5: equivalente a um ângulo de visão de 20º

    Vamos com um exemplo: Suponha que gostamos muito de uma televisão de 65 polegadas e queremos saber qual a distância ideal para visualizá-la. O que temos que escolher é a proporção que nos convém. Nesse caso, digamos que queremos assistir filmes em 4K. Portanto, multiplicaremos por 1,2.

    • 65 polegadas x 1,2 = 78 polegadas. Convertido em centímetros: 198. Ou seja, dois metros.

    Abaixo, deixamos uma tabela (via Xataka) com os tamanhos mais populares e distância ideal de visualização. Se colocarmos a TV mais perto, provavelmente veremos muitos pixels. E se colocarmos mais longe, não estaremos valorizando todos os detalhes. Confira:

    Xataka

    Recomendações dos fabricantes

    Diferentes fabricantes têm suas próprias recomendações, mas a maioria delas coincide com as proporções discutidas acima. Nos últimos anos, temos visto que a tendência é para televisores cada vez maiores.

    Isso significa que algumas marcas já falam que a proporção ideal é entre 1 e 1,5. É o caso de fabricantes como TCL, Sony ou Panasonic. Outras marcas como a Samsung se baseiam na recomendação da THX e defendem a proporção de 1,2, cada vez mais difundida como o padrão ideal para escolher uma televisão 4K para assistir filmes em casa.

    Se, por exemplo, estivermos a 3 metros de distância da televisão, poderíamos optar por um aparelho entre 55” e 70", ou 75" se for 4K.

    Então, qual tamanho de TV comprar?

    Acompanhando os resultados das distâncias ideais, é hora de ver qual o tamanho máximo de televisão recomendado de acordo com a distância que temos em casa. Se tivermos uma distância curta (por exemplo, menos de 1,5 metros), não é recomendado comprar uma TV maior que 55 polegadas.

    Por outro lado, se tivermos entre 2 e 3 metros, a recomendação padrão é no máximo 75 polegadas. Por fim, se quisermos uma imersão estilo cinema ou 4K poderíamos optar por modelos ainda maiores - a escolha está em suas mãos (e bolso!).

    Black Mirror
    Black Mirror
    Data de lançamento 2011-12-04 | min
    Séries : Black Mirror
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top