Minha conta
    "É o pensamento mais sombrio": Por que este aclamado diretor acredita que os anos 90 foram a última boa década do cinema?
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    O diretor da trilogia Antes do Amanhecer e Boyhood reclama amargamente, mas abre uma janela para a esperança. Pequena.

    Richard Linklater fez seu primeiro filme em 1985 e desde então viveu a evolução de Hollywood dos 25 anos até os atuais 63 anos, uma vida inteira dedicada ao cinema. No entanto, ultimamente ele não está muito feliz com a aparência e o modo como é apreciado. Na verdade, ele acredita que a última era boa para fazer filmes já passou e agora só resta o que resta.

    Como disse ao The Hollywood Reporter após a apresentação de Hit Man em Veneza, ele acredita que talvez “a última boa era do cinema” tenha se encerrado diante do conteúdo decidido pelo algoritmo.

    Sinto que tudo foi com o vento, ou melhor, com o algoritmo. Às vezes converso com alguns dos meus contemporâneos com quem trabalhei durante os anos 90 e dizemos: 'Nunca poderíamos ter feito isso hoje em dia”. Por um lado, de forma egoísta, você pensa: 'Acho que nasci na época certa. Pude participar do que sempre considerei ter sido a última boa era do cinema'. E então você espera que um dia melhor chegue

    Durante a entrevista, ele também coloca outras questões interessantes: "Existe uma nova geração que realmente valoriza o cinema? Esse é o pensamento mais sombrio. Tenho um cineclube e há muitos jovens e amantes do meio que assistem filmes maravilhosos. Mas sei que, culturalmente, é uma exceção.

    Receio que não haja no futuro uma massa crítica grande o suficiente para sustentar a indústria. Mas quem sabe? Eu não acho que tenha uma análise mais profunda do que outras pessoas, e geralmente não julgo se tudo acabou ou não. Só acho que estamos nos salvando e esperando não sucumbir. Os tempos mais desafiadores chegaram".

    Divulgação

    Enfrentamos duas realidades: a dos filmes considerados “cult” (algo que mais cedo ou mais tarde, acrescento, todos lamentaremos) e a mudança na distribuição que prejudicou um certo tipo de cinema. É difícil imaginar o filme independente tendo a relevância cultural que teve. É difícil imaginar o mundo cultural concordando com alguma coisa, muito menos com a produção cinematográfica."

    O diretor, além de Hit Man, continua filmando Merrily We Roll Along, musical que começou em 2019 e pretende terminar vinte anos depois. Para ele, cinema é experimentação, e por isso o estado da cultura atual o machuca tanto.

    "Muitas pessoas inteligentes, apaixonadas e boas simplesmente não precisam de literatura e filmes. Eles não ocupam o mesmo espaço no cérebro. Acho que entregamos nossas vidas a essa coisa que esgota a necessidade de nos preencher com significado através da arte e dos mundos. Essa necessidade foi atendida, vamos encarar, sistemas avançados de entrega de anúncios. É triste, mas o que dá pra fazer?"

    Pelo menos termina com um pouco de esperança, para não começarmos todos a chorar esperando o futuro. "É preciso acreditar que tudo pode mudar e que as coisas podem voltar a ser um pouco melhores. Não é isso que queremos? Não podemos ser um pouco melhores de novo?" Isso é o que veremos.

    Assassino por Acaso
    Assassino por Acaso
    Criador(es): Richard Linklater
    Com Glen Powell, Adria Arjona, Austin Amelio
    Data de lançamento 12 de junho de 2024

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top