Minha conta
    No streaming: É um dos melhores filmes de ação de todos os tempos - que Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger se recusaram a fazer
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Uma verdadeira maravilha do cinema de ação que atualmente está comemorando o 35º aniversário de seu lançamento.

    Os amantes de filmes de ação têm um número muito limitado de títulos em sua lista de melhores filmes já feitos, mas há vários que deveriam estar na lista de todos. Um indiscutível é Duro de Matar, o sensacional longa-metragem estrelado por Bruce Willis em 1988 que serviu para torná-lo uma estrela improvável do gênero.

    Dirigido por John McTiernan, Duro de Matar foi um filme recusado por uma série de astros de Hollywood, desde Frank Sinatra, que era contratualmente obrigado a oferecê-lo, até Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Mel Gibson, Clint Eastwood e Harrison Ford.

    No final, Willis, que era conhecido principalmente por seu papel no filme para TV A Gata e o Rato, foi escolhido e, além disso, recebeu 5 milhões de dólares. Muitos pensaram que seria um desastre e que a escolha de Willis foi um grande erro, mas o filme acabou se tornando um dos grandes marcos do cinema de ação.

    Uma joia indiscutível do cinema de ação

    20th Century Studios/Silver Pictures/Gordon Company

    Obviamente, a contratação de Willis foi uma aposta em um tipo de herói de ação que não estava em voga na época, pois era um momento em que predominavam personagens hipermusculosos. No entanto, o próprio roteiro deixou claro que eles estavam procurando algo diferente e com um senso de humor muito mais presente do que o normal.

    A escolha de Willis para interpretar John McClane foi um sucesso inquestionável e o ator entendeu muito bem o que o personagem exigia dele - mesmo que mais tarde, na segunda parte, ele quisesse se afastar um pouco.

    Além disso, a contratação de Willis não foi a única aposta peculiar em Duro de Matar, já que Alan Rickman não havia participado de nenhum filme antes de dar um desempenho memorável como Hans Gruber. Os jogos de poder que ele faz com McClane são históricos, e ninguém em sã consciência pensaria que outro ator poderia superar o que Severus Snape, de Harry Potter, tem a oferecer aqui.

    20th Century Studios/Silver Pictures/Gordon Company

    É verdade que Willis e Rickman são fundamentais, mas no restante do elenco também encontramos contribuições decisivas de Bonnie Bedelia e Reginald VelJohnson, de modo que Duro de Matar afirma plenamente o tom que McTiernan estabelece.

    É claro que seu magistral trabalho de mise-en-scene também é essencial, tanto para reforçar a força das cenas de ação quanto para o uso do edifício Nakatomi como outro personagem, já que ele demonstra um conhecimento impecável dos espaços.

    As maluquices do set de Bruce Willis custaram à Disney 17 milhões de dólares - e nos trouxeram 2 filmes maravilhosos

    Muitos filmes tentaram seguir os passos de Duro de Matar, mas nenhum conseguiu superá-lo, nem mesmo suas sequências. É verdade que o melhor que qualquer fã pode fazer é esquecer a existência de Duro de Matar - Um Bom Dia para Morrer, mas até mesmo essa bobagem foi bem-sucedida nas bilheterias.

    Por sua vez, Willis logo se tornou uma presença regular em filmes de ação, alguns melhores, como O Último Boy Scout ou Armageddon, e outros piores, como a grande maioria dos filmes que ele estrelou durante seus últimos anos de estrada.

    Se você ficou com vontade de (re)ver Duro de Matar, está com sorte. O filme, assim como os outros filmes da saga, está disponível no serviço de streaming Star+.

    Duro de Matar
    Duro de Matar
    Data de lançamento 22 de dezembro de 1988 | 2h 12min
    Criador(es): John McTiernan
    Com Bruce Willis, Alan Rickman, Alexander Godunov
    Usuários
    4,4
    Assista agora em Star +

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top