Minha conta
    Já viu? Esta obra-prima de ficção científica tem Bruce Willis em um de seus melhores papéis
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Filme fala sobre um planeta dizimado por um vírus.

    A obra-prima da ficção científica Os 12 Monkeys é um lembrete radiante de como Bruce Willis, que se aposentou da carreira de ator devido a uma doença grave, era capaz de atuar e do material incomum que escolheu em seu auge. Se você estiver com vontade de assistir a esse filme novamente, ele está disponível no serviço Oi Play e para aluguel digital na Apple TV.

    QUAL A TRAMA DE OS 12 MACACOS?

    Décadas atrás, a superfície da Terra foi contaminada por um vírus. Desde então, o resto da humanidade tem sobrevivido em uma triste existência subterrânea. Há esperança, no entanto, na forma de James Cole (Bruce Willis), que está preso em uma cidade subterrânea.

    Os cientistas responsáveis pela restauração do planeta o escolheram como um "voluntário" para viajar no tempo até o ano de 1996. Naquela época, o perigoso vírus se espalhou - presumivelmente devido às ações de um exército chamado Os 12 Macacos. Sua missão é impedi-los.

    Em outro plano temporal, a bem-sucedida psicóloga de Baltimore Kathryn Railly (Madeleine Stowe) é chamada à delegacia de polícia para uma emergência. Ela deve examinar um homem agressivo e confuso. Ele balbucia algo sobre uma missão duvidosa, sobre o ar maravilhosamente puro e inofensivo que ele finalmente pode respirar e agora precisa proteger.

    CLICHÊS DE BRUCE SEM WILLIS

    Mesmo em seu apogeu, Willis recorria com frequência a alguns maneirismos que eram sua marca registrada e que limitavam muito sua capacidade de atuação. É por isso que, antes de filmar Os 12 Macacos, o diretor cult Terry Gilliam (Brazil) deu a seu astro uma lista de clichês que ele já havia notado anteriormente nas atuações de Willis.

    E valeu a pena: Willis apresenta uma das melhores atuações de sua carreira em neste filme - e uma das mais incomuns. Cole é um protagonista que oscila entre seu amor pela tranquilidade e por curiosidades musicais e sua confusão e ansiedade. Embora Cole tenha uma natureza plácida, que Willis expressa com gestos simples e uma voz suave, ele sempre tem explosões frenéticas, barulhentas e agonizantes. Isso torna Cole imprevisível e trágico.

    PITT E STOWE TAMBÉM BRILHAM

    Além de Willis, Brad Pitt também se destaca no papel coadjuvante do paciente psiquiátrico Jeffrey Goines. Em retrospecto, esse papel faz com que nos perguntemos como Pitt pode ter tido a reputação, entre muitos fãs de cinema nos anos 90, de ser apenas um garoto bonito com pouco talento. Pois no sempre nervoso Jeffrey, que tem vários tiques e peculiaridades, transparece muito da grandeza de atuação pela qual hoje respeitamos Pitt.

    Universal

    Pitt faz do monólogo louco e apressado Jeffrey Goin um personagem coadjuvante muito divertido e cativante, que está à beira do exagero, mas, graças à atuação de Pitt, esse limite nunca é ultrapassado: Jeffrey parece autêntico por completo.

    Entre seus dois colegas instáveis, Madeleine Stowe acaba sendo uma figura de identificação muito boa para o público: como a psicóloga Kathryn Railly, ela representa um refúgio racional de calma. Stowe consegue expressar a perspectiva de Railly com muitas nuances, o que faz com que Os 12 Macacos também ganhe em tensão, além de todo o cenário de salvação do mundo: a mudança gradual do que a psicóloga considera um fato imutável e as ideias futuristas que ela aceita são um drama pessoal e envolvente graças a Stowe.

    “Ninguém queria fazer o filme”: Brad Pitt e Leonardo DiCaprio rejeitaram longa-metragem que entrou para a história

    GILLIAM NO CONTROLE TOTAL

    Por último, mas não menos importante, nenhum texto sobre Os 12 Macacos estaria completo sem mencionar a direção de Gilliam. O veterano do Monty Python decidiu deliberadamente não olhar para o modelo do filme (La Jetée, de Chris Marker) na preparação, mas dar rédea solta às suas próprias sensibilidades.

    E esse excesso de ideias giliamescas se encaixa perfeitamente no material. Os cenários parecem apertados e pequenos, mas também são repletos de detalhes, criando uma sensação paradoxal.

    A estética do filme é claustrofóbica e, ao mesmo tempo, debochada. Isso se estende à nossa percepção do futuro em Os 12 Macacos; ele é minimalista, mas repleto de absurdos. Gilliam, que desfrutou de liberdade artística aqui e teve um orçamento alto para seus padrões, cria uma sensação irritante - a base ideal para nos sentirmos tão desorientados e atormentados por dúvidas quanto os personagens principais.

    Os 12 Macacos
    Os 12 Macacos
    Data de lançamento 22 de março de 1996 | 2h 10min
    Criador(es): Terry Gilliam
    Com Bruce Willis, Madeleine Stowe, Christopher Plummer
    Usuários
    4,0
    Assista agora

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top