Minha conta
    O quarto filme de Harry Potter excluiu o enredo mais polêmico do livro: Até hoje, os fãs ainda discutem a incrível história de Hermione
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Harry Potter e o Cálice de Fogo está ocupado com a Copa Mundial de Quadribol, visitas a escolas internacionais e o retorno de Voldemort. Portanto, o filme não poderia se preocupar com os direitos dos elfos domésticos com a Hermione de Emma Watson.

    Harry Potter e o Cálice de Fogo traz o Torneio Tribruxo para Hogwarts e ressuscita Voldemort em um novo corpo. A quarta parte é um dos livros mais grossos da série de romances de J.K. Rowling. Consequentemente, não apenas o torneio teve de ser alterado e encurtado para a adaptação cinematográfica, mas também muitas outras linhas de enredo tiveram de ceder. Um elemento particularmente controverso que o quarto filme omitiu foi o Fundo de Apoio à Liberação dos Elfos (F.A.L.E) de Hermione.

    Harry Potter e o Cálice de Fogo
    Harry Potter e o Cálice de Fogo
    Data de lançamento 25 de novembro de 2005 | 2h 37min
    Criador(es): Mike Newell
    Com Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max

    O que é o F.A.L.E de Hermione em Harry Potter?

    Os elfos domésticos servem às famílias de bruxos e, nesse processo, muitas vezes são tratados como escravos. Ficamos sabendo disso já na segunda parte de Harry Potter, quando Harry (Daniel Radcliffe) liberta Dobby do serviço dos Malfoys com uma meia. Mais tarde, ele também herda o elfo doméstico Monstro da família Black. O que Harry Potter 4 nos priva como filme é o compromisso de Hermione com os elfos domésticos oprimidos em Hogwarts. A personagem de Emma Watson, de fato, funda uma instituição de caridade chamada F.A.L.E.

    No livro Harry Potter e o Cálice de Fogo, ficamos sabendo que mais de 100 elfos domésticos trabalham secretamente em Hogwarts. Na cozinha subterrânea, por exemplo, eles preparam a comida que depois aparece nas mesas do Salão Principal. À noite, os ajudantes semelhantes aos elfos vêm secretamente para limpar as salas comuns. Como eles ficam escondidos, a maioria dos alunos não sabe de sua existência. Mas quando Hermione Granger descobre sobre eles, ela prontamente lança o Fundo de Apoio.

    O gatilho para a fundação F.A.L.E de Hermione é um encontro com Winky, o elfo doméstico de Bartolomeu Crouch, durante a Copa do Mundo de Quadribol. O servo leal é demitido de lá por um presente de roupas e, posteriormente, passa a trabalhar em Hogwarts. Ao contrário de Dobby, que gosta de sua liberdade, a demissão é uma vergonha para Winky. Pois a maioria dos elfos domésticos não quer ser livre de forma alguma.

    Warner Bros.
    Dobby em Harry Potter

    No entanto, Hermione está comprometida com os direitos dos elfos domésticos: em Harry Potter 4, ela quer que as criaturas não remuneradas recebam um salário, horas de trabalho fixas, férias e seguridade social. Em seu manifesto, ela também afirma que os elfos domésticos devem ter um status melhor no mundo dos bruxos a longo prazo (por exemplo, podendo ter uma varinha). Hermione nomeia Ron como tesoureiro e Harry como secretário de sua nova associação, embora os dois se unam por amizade e não por convicção.

    Por que o envolvimento de Hermione com o F.A.L.E em Harry Potter é tão problemático?

    Warner Bros.

    Como o F.A.L.E de Hermione Granger compõe seu próprio enredo no quarto romance, foi fácil retirar esse elemento de Harry Potter e o Cálice de Fogo. O fato de o Fundo de Apoio à Liberação dos Elfos ser controverso também pode ter contribuído para sua omissão.

    À primeira vista, o compromisso de Hermione com as criaturas oprimidas é louvável: a personagem de Emma Watson em Harry Potter defende os mais fracos e, portanto, mostra um ativismo político que já aponta para seu trabalho posterior como Ministra da Magia.

    O único problema com isso é que a Srta. Granger os defende contra a vontade dos elfos domésticos. As criaturas se orgulham de seu status de servos e rapidamente começam a evitar Hermione quando a estudante de Hogwarts tenta libertá-los. Ela não ouve as preocupações das criaturas que protege e só quer fazer valer o que ela mesma acha que é o certo.

    Além disso, a maneira como Hermione aborda seus objetivos no F.A.L.E é problemática. Como ninguém está interessado em sua organização, ela cerca seus amigos até que eles se juntem a ela. Membros recrutados, como Neville, entram na organização sob seu assédio apenas para serem deixados em paz. Em termos de personagem, isso não dá a Hermione Granger a melhor imagem e, por isso, a equipe do filme Cálice de Fogo, de Mike Newell, provavelmente preferiu cortar o drama político na adaptação de Harry Potter.

    Se o remake anunciado da série Harry Potter filmará o debate sobre os elfos domésticos, que ainda é muito discutido entre os fãs, só descobriremos em alguns anos.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top