Minha conta
    É o fim da greve dos roteiristas? Sindicato e estúdios chegam a potencial acordo - entenda os próximos passos
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Paralisação da Writers Guild of America teve início em maio deste ano.

    Mario Tama/Getty Images

    Oficialmente desde o dia 2 de maio, a greve dos roteiristas tem movimentado Hollywood de maneiras importantes para a manutenção dos direitos dos trabalhadores. Conduzida pela Associação de Roteiristas dos Estados Unidos (Writers Guild of America), a paralisação, enfim, pode ter o seu fim decretado ainda nesta semana, após quatro meses de negociações frustradas.

    No último domingo, a WGA e os principais estúdios e plataformas de streaming da Aliança dos Produtores de Cinema e de Televisão (Alliance of Motion Picture and Television Producers) chegaram a um acordo provisório que considera os próximos três anos.

    Como a greve dos roteiristas afeta suas séries de TV favoritas?

    Foram cinco dias consecutivos de conversação entre as partes interessadas em encerrar este capítulo que já vem assombrando a indústria do entretenimento por quase 150 dias. Quatro líderes importantes de Hollywood participaram de três dias de negociações: Bob Iger da Disney, Donna Langley da NBCUniversal, Ted Sarandos da Netflix e David Zaslav da Warner Bros.

    “Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos significativos e proteções para escritores em todos os setores dos membros”, escreveu o comitê de negociação do WGA em um e-mail enviado aos membros na noite de ontem.

    Apesar do momento singular desde o início da movimentação, a greve ainda estará em vigor através do processo de aprovação da guilda. Porém, os piquetes já foram suspensos. A previsão é que os membros do sindicato possam votar na terça-feira sobre o encerramento oficial da paralisação. “Para ser claro, ninguém deve retornar ao trabalho até que seja especificamente autorizado pela Guilda. Ainda estamos em greve até então”, afirmava a mensagem aos associados.

    Se todos os estúdios fizessem o mesmo que Seth Rogen no novo Tartarugas Ninja, Hollywood não estaria em greve

    “Embora estejamos ansiosos para compartilhar com vocês os detalhes do que foi alcançado, não podemos fazer isso até que o último 'i' esteja pontilhado”, afirmava a mensagem aos membros. “Fazer isso complicaria nossa capacidade de terminar o trabalho. Então, como você já foi paciente conosco antes, pedimos que seja paciente novamente – uma última vez.”

    Após longos meses, é possível que Hollywood passe a retornar ao normal em breve, já que, aparentemente, os líderes da WGA estão satisfeitos com o acordo concebido. A resposta para a conclusão desta crise deve acontecer dentro dos próximos dias.

    “O que ganhamos neste contrato – mais particularmente, tudo o que ganhamos desde 2 de maio – deve-se à vontade destes membros de exercer o seu poder, de demonstrar a sua solidariedade, de caminhar lado a lado, de suportar a dor e incerteza dos últimos 146 dias. Foi a alavancagem gerada pela sua greve, em conjunto com o apoio extraordinário dos nossos irmãos sindicais, que finalmente trouxe as empresas de volta à mesa para fazer um acordo”, escreveu a comissão de negociação na sua mensagem aos membros.

    Produtor queridinho de Hollywood lança fundo de meio milhão de dólares em apoio a atores e equipes em greve

    Enquanto o sindicato dos roteiristas vê com alívio o possível encerramento desta longa crise, a classe dos atores ainda segue em greve. Todavia, ao chegar em um acordo, a WGA também colabora para o fim da paralisação do SAG-AFTRA (Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists).

    O que motivou a greve dos roteiristas?

    Visando melhorias nas condições de trabalho, incluindo aumento da remuneração mínima, mudança em planos de saúde, regulamentação do uso de inteligência artificial e alteração nos termos atuais, entre outras questões, a greve reivindicava uma reformulação dos contratos com grandes estúdios de Hollywood, como a Netflix, Disney, Warner Bros., entre outros.

    Esta foi a primeira paralisação da classe desde 2008, quando inúmeros projetos foram afetados por uma pausa de 100 dias até que houvesse um acordo. Assim como o movimento de 15 anos atrás, diversas produções foram interrompidas no meio do caminho e algumas outras foram canceladas.

    Essas são algumas produções interrompidas durante esse processo: Blade, Deadpool 3, Evil, Yellowjackets, Cobra Kai, Abbott Elementary, Hacks, Stranger Things, The Last of Us, entre outras. É certo que o cronograma da indústria será modificado de maneira significativa até que tudo se resolva.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • "Foi uma m*rda": Este filme é um exemplo de como não fazer um blockbuster durante a greve de roteiristas
    • "Criaram um império de bilionários e acham que não temos valor": Como Mark Ruffalo quer mudar Hollywood para sempre
    • "Tenho um mau pressentimento": George R.R. Martin explica a situação de House of the Dragon em meio à greve de atores e roteiristas
    • De figurino autografado a passeio com cachorro, famosos fazem leilão INSANO para ajudar a greve dos atores - e os lances são altos!
    Comentários
    Back to Top