Minha conta
    O Senhor dos Anéis: Por que Aragorn não pediu ao Exército dos Mortos que lutasse contra Sauron com ele?
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Embora o exército fantasma de Dunharrow tenha sido de grande ajuda para ele durante a batalha dos Campos de Pelennor, por que Aragorn não pediu aos mortos que o ajudassem nos portões de Mordor? Peter Jackson responde.

    Estamos no meio de O Retorno do Rei. A Batalha dos Campos de Pelennor está chegando ao fim. Depois de um violento confronto com os temíveis exércitos de Mordor, que desferiram um duro golpe aos soldados de Gondor e aos cavaleiros de Rohan, as tenebrosas tropas de Sauron - e notavelmente seus imponentes olifantes - são finalmente derrotadas pela intervenção de Aragorn (Viggo Mortensen).

    O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
    O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
    Data de lançamento 25 de dezembro de 2003 | 3h 21min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Sean Astin, Elijah Wood, Viggo Mortensen
    Usuários
    4,7
    Assistir em streaming

    Correndo contra o tempo, o herdeiro de Isildur desembarca nas margens de Minas Tirith acompanhado por Legolas (Orlando Bloom), Gimli (John Rhys-Davies) e um enorme exército de fantasmas que destroem tudo em seu caminho. Esses "mortos", que Aragorn foi recrutar sob as montanhas de Dunharrow, foram condenados a vagar eternamente na escuridão pelo antigo rei de Gondor, a quem eles quebraram seu juramento de lealdade.

    Reparada a culpa e exterminado o exército de Mordor, Aragorn finalmente lhes concede descanso, para que possam seguir em paz, desaparecendo do mundo rumo à vida após a morte.

    Mas dada a sua alta eficiência, por que não mantê-los por mais alguns dias e fazer uma visitinha a Sauron na última batalha do filme?

    New Line Cinema

    De fato, muitos espectadores refletiram ao ver Aragorn conceder aposentadoria antecipada a seu formidável exército:

    "Esta cena foi escrita para responder a uma pergunta óbvia", diz Peter Jackson no comentário em áudio de O Retorno do Rei. "Qualquer espectador que veja isso pensa: 'Bem, eles estão correndo para Mordor para acabar com Sauron, então por que não manter todos esses fantasmas com eles? Eles podem prender qualquer um com este exército do lado deles.'"

    Como especifica o diretor, é por meio de uma fala de Gimli - quando o anão sugere a Aragorn que não solte imediatamente esses "ajudantes-de-campo muito práticos, mesmo que estejam mortos" - que o filme formula a legítima pergunta dos fãs :

    New Line Cinema

    "Nós nos livramos dos fantasmas dando a Gimli a voz do público: 'Aragorn, eles podem ser úteis. Por que não os mantemos? Aragorn jurou libertá-los se eles o ajudassem. Mas o Rei dos Mortos não se importa com nobreza. O que ele quer é que Aragorn mantenha sua palavra, então ele o pressiona a honrar o acordo. Aragorn prometeu e cumpriu. Então, escrevemos desta maneira para manter a lógica da história."

    Quando o Rei dos Mortos o lembra de seu compromisso, uma vez terminada a batalha, Aragorn decide manter sua palavra, como se para demonstrar a seu povo - pouco antes de ascender ao trono de Gondor - que sua honra não é negociável e suas promessas são inabaláveis.

    Observe também que na obra original de J.R.R. Tolkien, o exército dos mortos desapareceu muito antes e nem mesmo participou da Batalha dos Campos de Pelennor. De fato, depois de ajudar o herdeiro de Isildur a derrotar os piratas de Umbar, os fantasmas foram libertados por Aragorn, que seguiu para Minas Tirith à frente de um exército de homens vivos.

    O Senhor dos Anéis: Para se manter ocupado entre as filmagens, foi isto que o intérprete de Aragorn fez

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top