Minha conta
    A árvore que fala em O Senhor dos Anéis tem a voz de um ator bem conhecido da saga – e ninguém notou
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    O personagem Barbárvore, que aparece em As Duas Torres, foi dublado por um membro da Sociedade do Anel.

    Estamos no início de As Duas Torres, segundo filme da trilogia de O Senhor dos Anéis, dirigida por Peter Jackson e baseada nos livros de J.R.R. Tolkien. Depois de escapar por pouco de uma horda de orcs Uruk-hai, que os tomou como reféns, os dois Hobbits Merry (Dominic Monaghan) e Pippin (Billy Boyd) tentam se esconder nas entranhas da antiga floresta de Fangorn.

    Lá eles encontram Barbárvore, um antigo Ent (ou seja, uma espécie de árvore capaz de falar e se mover). O simático amigo de Gandalf (Ian McKellen), que lhes dá abrigo em seus galhos, terá um papel crucial na Guerra do Anel.

    Dotado de uma voz profunda e cavernosa, pontuada por profundas inspirações que evocam perfeitamente a sua grande idade, Barbárvore foi dublado por um dos principais atores da saga: John Rhys-Davies, que é mais conhecido pelo papel do anão Gimli, um dos membros da Sociedade do Anel formada no longa anterior.

    New Line Cinema

    De fato, o ator britânico – que em breve poderá ser visto em Indiana Jones e a Relíquia do Destino, no papel de Sallah – revelou no comentário em áudio de As Duas Torres que foi o próprio Jackson quem o chamou para dar vida ao personagem. “Quando Peter me pediu para fazer a voz de Barbárvore, respondi: ‘Sim, claro’”, contou John, acrescentando que o desafio era grande.

    “Não percebi o risco que estávamos correndo. É fácil imaginar uma árvore que fala e anda, mas vê-la ia ser hilário. Todo mundo ia rir, o que destruiria a credibilidade do filme. Como um Ent fala? Ele não tem pulmões. Então tentei colocar minhas inspirações em lugares não naturais na frase para que o personagem parecesse falar não exalando, mas inalando”, explicou o ator.

    New Line Cinema

    Ainda no comentário de áudio, John esclareceu que a equipe de efeitos visuais foi amplamente inspirada por sua atuação para criar a aparência de Barbávore:

    A forma como emprestei minha voz ao Ent os ajudou a encontrar as atitudes do personagem. Suas alegrias, suas raivas, etc. Todos se beneficiaram do trabalho um do outro. Quando eu dublei Barbávore, o que eu disse foi gravado e depois reutilizado para projetar os movimentos do personagem.

    Infelizmente, a escolha de confiar Gimli e Barbárvore a um único ator não foi mantida na dublagem brasileira. O primeiro ficou a cargo de Antônio Moreno, enquanto o segundo foi desempenhado por Guilherme Lopes.

    O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
    O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
    Data de lançamento 27 de dezembro de 2002 | 2h 59min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Elijah Wood, Sean Astin, Viggo Mortensen
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top