Minha conta
    Para gravar cena de nudez coletiva, o elenco deste filme de ficção científica fez exigência ao diretor
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Em Tropas Estelares, o cineasta Paul Verhoeven quis filmar os atores e atrizes exatamente como vieram ao mundo. Mas teve que aceitar um acordo inusitado.

    Paul Verhoeven não é exatamente um diretor escrupuloso. Ele mantém uma relação bastante desinibida com a nudez, e, se existe um filme que escancara isso, é Tropas Estelares. Muito pode ser dito sobre a obra de ficção científica lançada em 1997 – por exemplo, foi um fracasso absoluto de bilheteria –, mas o que nos interessa aqui é uma cena específica em que todos os atores estavam nus. Incluindo o próprio Verhoeven, que decidiu se juntar à festa.

    Como dissemos, quando se trata de tirar a roupa na frente das câmeras, o cineasta nunca teve pudores. Basta revisitar sua carreira para verificar que a maioria de seus projetos contém cenas de nudez e/ou sexo: Louca Paixão, Conquista Sangrenta, Instinto Selvagem, O Homem Sem Sombra, Showgirls, Benedetta... Em Tropas Estelares, ele leva isso para outro nível.

    Há uma passagem de banho coletivo no início, em que Verhoeven quis capturar seus atores e atrizes, em especial Casper Van Dien e Dina Meyer, exatamente como eles vieram ao mundo. No entanto, o elenco não estava nada convencido a fazê-lo. Dina, que deu vida à cativante Dizzy Flores, propôs um acordo ao diretor: se ele queria que seus intérpretes se despissem completamente no set, teriam que fazer o mesmo.

    As 35 cenas de sexo mais marcantes do cinema

    Para surpresa de todos, Verhoeven e seu diretor de fotografia Jost Vacano aceitaram o desafio. “Para mim foi um pouco mais difícil, mas eu disse ao Jost: ‘Ei, temos que dar o exemplo…’ Ele disse: ‘Claro.’ E boom! Funcionou como um encanto. Ficamos nus, todos riram. Em seguida, filmamos a cena sem problemas.”

    Vale lembrar que essa não foi a única surpresa que aconteceu durante as gravações. Casper e Jake Busey planejaram tudo com antecedência e, como revelaram na Toronto ComiCon de 2016, haviam escondido uma prótese peniana de tamanho XXL. Um dia de trabalho para não esquecer – ou para apagar a memória, dependendo de para onde se olha.

    UM FRACASSO DE BILHETERIA QUE ACABOU SE TORNANDO UM FILME CULT

    TriStar Pictures
    Dina Meyer e Casper Van Dien em cena de Tropas Estelares.

    Tropas Estelares é um filme de aventura com um discurso antimilitarista que passou um tanto despercebido na época. Ambientado no século 24, acompanha uma federação que governa a Terra baseada nos princípios de ordem e virtude. Porém, no limite da galáxia, um exército de aracnídeos se rebela contra a espécie humana e a ameaça diretamente, devastando a cidade de Buenos Aires em poucos minutos. Cinco jovens voluntários recém-formados no ensino médio, cheios de entusiasmo e coragem, embarcam em uma missão no espaço para derrotar os invasores.

    Entre os críticos, a proposta do diretor não foi bem recebida. O The New York Times chegou a chamá-lo de filme “interrompido e horrível”. Nas bilheterias, a situação foi igualmente calamitante. Com um orçamento de US$ 105 milhões, arrecadou apenas US$ 121 milhões mundo afora. Em números cinematográficos, isso significa que ficou muito aquém da lucratividade.

    Felizmente, o tempo tem feito seu trabalho – e o boca a boca também. Vinte e seis anos depois, o longa se tornou absolutamente cult.

    Tropas Estelares
    Tropas Estelares
    Data de lançamento 27 de fevereiro de 1998 | 2h 15min
    Criador(es): Paul Verhoeven
    Com Casper Van Dien, Dina Meyer, Denise Richards
    Usuários
    3,8
    Assista agora em Star +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top