Minha conta
    Além de Amor Estranho Amor, Xuxa contracenou com Sérgio Mallandro e produziu musical; relembre carreira da atriz no cinema
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Uma das apresentadoras mais icônicas da televisão brasileira, Xuxa Meneghel também tem uma longa carreira de sucesso no cinema nacional.

    Maria da Graça Xuxa Meneghel, nossa querida "Rainha dos Baixinhos" conhecida popularmente como Xuxa, está completando 60 anos nesta segunda-feira (27). Uma das apresentadoras mais icônicas da televisão brasileira, a cantora tem uma longa carreira no cinema nacional – que vai muito além dos filmes infantis que alegraram a criançada. Em comemoração ao seu aniversário, relembre todas as participações de Xuxa no cinema.

    Relembre a carreira de Xuxa no cinema nacional

    O primeiro papel de Xuxa no cinema nacional foi interpretando Tamara em Amor Estranho Amor (1982), uma jovem prostituta na trama. O filme causou bastante polêmica pelo fato de sua personagem ter relações sexuais com um garoto menor de idade, interpretado pelo ator Marcelo Ribeiro. Por causa da repercussão negativa e acusações, Xuxa moveu um processo durante anos para retirar o filme de circulação – o que esteve em vigor até 2018, quando o acordo dela com o estúdio prescreveu e não teve renovação.

    Em 1983, Xuxa teve seu primeiro trabalho como produtora de cinema, em Fuscão Preto, que também foi estrelado por ela. No mesmo ano, teve destaque em O Trapalhão na Arca de Noé por causa de sua imagem associada ao público infantil, então ela retornou para Os Trapalhões e o Mágico de Oróz (1984) e Os Trapalhões no Reino da Fantasia (1985).

    O sucesso de Xuxa fez com que logo ela protagonizasse suas próprias produções no cinema nacional, como é o caso de Super Xuxa contra Baixo Astral (1988), A Princesa Xuxa e os Trapalhões (1989) e Lua de Cristal (1990), filme que ela contracenou com Sérgio Mallandro. Todos os três foram sucessos enormes de público, e a "Rainha dos Baixinhos" apareceria ainda em O Mistério de Robin Hood (1990) e como narradora em Gaúcho Negro (1991).

    Depois de alguns anos de pausa nos cinemas, ela retornou às telonas em Xuxa Requebra (1999) e lançou em seguida diversas outras produções (a maioria destinada ao público infantil) que levavam seu nome no título, como é o caso de Xuxa Popstar (2000), Xuxa e os Duendes (2001), Xuxa Abracadabra (2003) e Xuxa Gêmeas (2006). Tudo isso sem deixar de lado sua carreira consagrada na música e comandando programas infantis na televisão. Seus últimos trabalhos no cinema foram em Xuxa em O Mistério de Feiurinha (2009) e também uma participação como ela mesma em Porta dos Fundos: Contrato Vitalício (2016).

    Isso tudo mostra como ela não marcou apenas a história da música e da televisão brasileira, mas também o cinema. Toda a trajetória da Rainha dos Baixinhos será contada em uma série documental Globoplay com direção de Pedro Bial. Na produção, teremos o reencontro de Xuxa com o ator mirim do filme Amor Estranho Amor, Marcelo Ribeiro.

    Lua de Cristal
    Lua de Cristal
    Data de lançamento 21 de junho de 1990 | 1h 30min
    Criador(es): Tizuka Yamasaki
    Com Xuxa, Letícia Spiller, Júlia Lemmertz
    Usuários
    3,2
    Assista agora

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top