Minha conta
    Foi assim que O Senhor dos Anéis inspirou James Cameron para Avatar: "Senti que tinha que fazer o mesmo"
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    O diretor James Cameron se inspirou na ambiciosa trilogia O Senhor dos Anéis, comandada por Peter Jackson, para realizar as sequências da franquia Avatar.

    Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas brasileiros em 15 de dezembro, sequência de Avatar (2009) que nos leva de volta à Pandora mais de uma década depois do primeiro filme – maior bilheteria de todos os tempos. Mas esse provavelmente não será o final da história, considerando que o diretor James Cameron tem planos ambiciosos para a franquia.

    Sua intenção é de levar Avatar 3, Avatar 4 e Avatar 5 para as telonas. Com os roteiros das sequências escritos, James Cameron já filmou a terceira parte e uma parte da quarta. Esse processo seguido pelo cineasta, avançando em tantos trabalhos ao mesmo tempo, foi inspirado em uma das grandes trilogias do cinema: O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson.

    James Cameron compara as sequências de Avatar com O Senhor dos Anéis: "Tive que escrever os malditos romances para adaptar"

    Trilogia de O Senhor dos Anéis serviu de inspiração para sequências de Avatar

    Disney

    "Meu modelo foi o que Peter Jackson fez com O Senhor dos Anéis, que foi uma aposta maluca na época", revela James Cameron ao Collider. A diferença entre a saga que adapta os romances de Tolkien e a franquia de Cameron é que a primeira é baseada em livros, diferente de Avatar. Portanto, o cineasta decidiu criar o mesmo cenário e anotou tudo.

    "Eu tinha os livros planejados, para poder sempre mostrar aos atores o que eles precisavam saber sobre o arco de seus personagens. Então, senti que tinha que fazer a mesma coisa. Tive que fazer isso como se os livros já existissem. A única maneira de fazer isso era escrever todos os roteiros e deixar os atores lerem todos os roteiros e ver para onde seus personagens estavam indo e o que tudo isso significava", completa o diretor.

    As expectativas para Avatar: O Caminho da Água são muito altas, levando em conta que o primeiro filme é a maior bilheteria da história do cinemas. James Cameron também está ciente disso, mas sabe que as coisas podem não sair como o esperado e está preparado para terminar a história no terceiro filme caso O Caminho da Água não seja um sucesso de bilheteria. Caso tudo saia como esperado, o cineasta tem planos de fazer Avatar 6 e Avatar 7 – que provavelmente não contariam com a direção dele, mas de um substituto.

    O Caminho da Água se passa dez anos após a primeira batalha de Pandora entre Na'vi e humanos. Na história, Jake Sully (Sam Worthington) e Ney'tiri (Zoe Saldana) formaram uma família e estão fazendo de tudo para ficarem juntos. Porém, eles precisam sair de casa e explorar as regiões de Pandora. Quando uma antiga ameaça ressurge, Jake deve travar uma guerra difícil contra os humanos novamente.

    Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas brasileiros em 15 de dezembro, enquanto o terceiro filme está previsto para 2024, o quarto para 2026 e o quinto para 2028.

    Avatar: O Caminho da Água
    Avatar: O Caminho da Água
    Data de lançamento 15 de dezembro de 2022 | 3h 12min
    Criador(es): James Cameron
    Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver
    Imprensa
    3,2
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Disney +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top