Filmes baseados em livros de Nicholas Sparks
De Francisco Russo ▪ segunda-feira, 15 de abril de 2013 - 17h47

Um Porto Seguro, que chega aos cinemas brasileiros em 19 de abril, é a mais recente adaptação de um livro de Nicholas Sparks para as telonas. Considerado um midas do romance na literatura, ele também tem se saído bem na sétima arte, já que vários de seus livros ganharam versões cinematográficas. Conheça melhor o autor que tem as histórias de amor como marca registrada e também os filmes baseados em sua obra. Aproveite e vote em nossa enquete!

anteriorPróxima
1 / 10

Considerado um dos principais romancistas da atualidade, Nicholas Sparks é um verdadeiro hitmaker, daqueles que emendam um sucesso atrás do outro. Não apenas na literatura mas também no cinema, já que vários de seus livros foram adaptados para as telonas, alguns com bastante sucesso. Todos oferecendo ao público aquilo que Sparks sabe fazer melhor: contar uma história de amor.

Nascido em 31 de dezembro de 1965, Sparks usou alguns episódios de sua vida pessoal em seus livros. Por exemplo, a morte precoce de sua irmã caçula, aos 33 anos, o inspirou a criar a protagonista de Um Amor para Recordar. Seu relacionamento com a esposa Cathy Cote também serviu de tema para Querido John, já que eles trocaram 108 cartas durante o namoro, por morarem em cidades diferentes.

Seu primeiro livro publicado foi "Wokini", jamais lançado no Brasil, escrito em parceria com Billy Mills. Apenas três anos depois, em 1993, chegava às livrarias seu primeiro trabalho solo: "Diário de uma Paixão". Não demorou muito para se tornar um estrondoso sucesso, permanecendo por 56 semanas entre os mais vendidos nos Estados Unidos. Foi apenas o primeiro de vários bestsellers que viriam em seguida.

Até abril de 2013, Nicholas Sparks escreveu 18 livros, sendo que oito deles ganharam versões cinematográficas. Nesta matéria você terá a chance de conhecer cada um deles e, através das citações nos filmes (e nos livros), perceber o grau de romantismo aplicado pelo autor em suas histórias. Boa leitura!

anteriorPróxima
Ver comentários

Comentários

  • ElisamaRL

    Esse é o meu filme favorito no Nicholas. É lindo.

  • rachel C.

    Os livros são ótimos e os filmes tem também uma boa adaptação.
     

  • Dani Pimentel

    Podem ser clichê, chick flick, piegas, água com açúcar e um monte de babosira em forma de crítica para entitular as adaptações do Sparks! Eu gosto e pronto! Porto seguro seu lindo, quero te ver...

  • Wanderleia M.

    Os que nao votei ainda nao assisti ,mas vou assistir...

  • Cinthia L.

    não sou e nunca fui fan de romances,mas um amor para recordar quebrou meu preconceito 

  • Anapaula L.

    melhor programa de fim de semana ver um filme que  coisa  melhor

  • Celia C.

    adorei ve o filme,querido jhon e li o livro tbm.

  • Eduardo P.

    As críticas aos filmes de Nicholas Sparks existem porque os livros e os filmes baseados neles são ruins. Quando um livro e/ou Filme é previsível, idealizado demais e raso, o resultado é sempre sofrível. Enfim, ele pega as inseguranças femininas e as resolve de forma superficial e apenas ilusória. Enquanto a população achar isso "o máximo", o mundo não vai para frente, com uma população/gado acostumado com as babozeiras de Holywood que atrofiam a mente. P.S.  Nada contra ao romance e ao amor, o problema é a forma como eles são apresentadas - quase sempre, de forma manipuladora, machista, condescendente e idealizada. P.S. 2 - "Diário de Uma Paixão" é a excessão, apesar de romântico e choroso, o filme (não li o livro) desenvolve bem o sentimento e as personagens, tudo com certo humanismo e real beleza.

  • Crislaine N.

    Nicholas Sparks é um autor incrível,não tive ainda a oportunidade de ter asssitido todos os filmes e ler suas autorias,mas concerteza todos deve ser muito bons. O meu preferido é Um Amor para Recordar !

  • Rose G.

    ´ja vi e li todos os livros e filmes dele mesmo aqueles que me fazem chorar,acabei de assistir UM PORTO SEGURO,o livro eu já tinha lido antes de ter sido lançado aqui comprei em um site portugues.

  • Jessica S.

    Diario de uma paixão é lindo, envolvente, chorei do começo ao fim, nem sei se quero ve-lo novamente, foi emoção demais!

  • Kalina O.

    O problema não esta nos livros, esta nos filmes, a forma como são elaborados. Já assisti filmes baseados em livros que mantinham ao menos o contexto, mas o de Sparks são uma negação, salvo Um Amor para Recordar e Diário de Uma Paixão, A Última Música também é perdoável, mas só. O resto é resto, os filmes deturpam até a essência quanto mais os detalhes. E quanto a opinião do Eduardo, os livros de Sparks são romances, são românticos, mas não são machistas, os filmes podem levar a pensar desa maneira por causa da receita de sucesso hollywoodiana sobre conto de fadas, afinal é disso que o público gosta e é disso que a mídia cinematográfica sobrevive. Não viajemos na maionese, é ficção, não vida real, mas serve de aprendizado em muito. Já percebi que em cada livro o autor expõe uma particularidade a se meditar, tendo em TODOS o homem como sexo frágil, sensível e volúvel. Evidentemente não deve-se levar isso ao pé da letra, mas é uma ficção gostosa de ler e viajar na leitura, mesmo havendo espaços que deviam ser enfatizados nas suas histórias. Sparks tem uma mania terrível de do início até o meio do livro abraçar todos os pormenores, e do meio pra o fim deixar escapar, sendo solto demais pulando de uma situação para outra com um intervalo muito grande, sem detalhes, ainda assim seus romances são apaixonantes. Os filme no entanto são, infelizmente, quase todos, evasivos.

  • Joelma M.

    Concordo em Gênero, numero e grau com Kalina! Falou tudo!

  • Sophia C.

    A Última Música e Um Amor para Recordar <3

  • Fabi C.

    Ñ li os livros desse autor e  de todos os filmes q já vi, que foi quase todos, o q menos gostei foi Um Amor Pra Recordar, sei lá, ñ se sei se foi pq o povo faziam uma propaganda muito grande do filme, e ai criei uma expectativa muuuito grande, mas qd assisti fiquei decepcionada! Mas o resto eu gostei e imagino q os livros devem ser beem melhores q os filmes, pois tem mais detalhes e tal!

  • Bruna R.

    Eu simplesmente adoro Nicholas Sparks, gosto tanto que tenho TODOS os livros, qdo fico sabendo que foi lançado um livro dele, no dia seguinte estou comprando...kkkk e jah assisti pelo menos umas 3 vezes cada filme já lançado. Porem meus filmes preferidos são Um amor para recordar, O diário de uma paixão, e ainda prefiro Um porto seguro antes do Querido John. Mas para uma fã de Nicholas Sparks fica dificil mesmo dizer qual é o melhor.

  • Pamela S.

    simplesmente adoro filmes e principalmente os inspirados nos livros  de  Nicholas Sparks...ja vi todos quero mais...

  • tania A.

    Só assisti três deles. Por isso estou procurando os outros para comprar. Espero ter sorte. Parabens Nicholas .

  • elizabeth B.

    Todos os livros são perfeitos e os filmes sempre emocionam é por isso que ele é meu escritor favorito!! Amo o trabalho do Nicholas Sparks.

  • Eduardo P.

    Sinceramente, sua resposta não me pareceu ter o menor sentido. Tenho mente pequena por não aceitar a manipulação fácil dos sentimentos e, sim, preferir que o amor seja retratado de forma mais honesta e verdadeira?

Trailers em Destaque
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos Trailer (1) Legendado
132.639 visualizações
De Volta ao Jogo Trailer Legendado
5.632 visualizações
Elsa & Fred Trailer Legendado
1.591 visualizações
Boa Sorte Trailer
13.015 visualizações
Homens, Mulheres e Filhos Trailer Legendado
1.614 visualizações
Os Amigos Trailer
235 visualizações
Todos os trailers