O mundo vai acabar em 2012?
De Roberto Cunha ▪ quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 - 00h00

Os alarmistas podem até se apavorar com a pergunta e ela diz respeito ao calendário Maia, que prevê o fim do mundo em 21 de dezembro de 2012. Mas será mesmo? Se a dúvida permanece, experimente dar uma olhada no que já foi feito no cinema sobre esse assunto.

Agora, mantenha a calma e deixe os amuletos de lado porque são apenas filmes. Ok? Boa leitura! ;)

anteriorPróxima
1 / 8

A fixação que a humanidade tem com o fim do mundo não começou hoje e nem ontem com as alarmistas (e verdadeiras) preocupações dos ecologistas com as mudanças climáticas. Na verdade, muito antes de se imaginar que existiriam pessoas focadas nestas questões, já tinha gente ligada no fim dos dias por razões distintas e que deixaram muita gente com a pulga atrás da orelha. Foi assim com Nostradamus e as previsões relacionadas ao ano 2000, e também com o calendário Maia (imagem abaixo), revelando o final dos tempos em dezembro de 2012.


Mesmo sabendo que já existe uma outra leitura sobre o que está dito no artefato de pedra (fala-se de um novo começo e não de um fim), a indústria do cinema que adota a ficção como padrão e adora flertar com a realidade, não deixou passar em branco e explorou esse temor de variadas formas.

Ora o caminho escolhido foi o do cinema catástrofe, com filmes como O Fim do Mundo (1953) e 2012 (2010), ora apelou-se para o que seria do planeta depois desse dia, com Herança Nuclear (1977). Mas não ficaram de fora também aqueles que colocam as invasões como causa, (Guerra dos Mundos - foto abaixo), e zumbis como efeito, mostrados em diversos filmes. Destes, o principal ícone é A Noite dos Mortos-Vivos (1968), clássico de George Romero.


O fato é que a paranoia não tem data para acabar e esse "fantasma" ainda vai assolar a humanidade por muito tempo. E o cinema está aí para mostrar que ela existe como revelam as páginas seguintes.

anteriorPróxima
Ver comentários

Comentários

  • Luiz S.

    EU ADORO FILME DE AÇAO

  • Naylaa Mimada d.

    eu quero velozes furiosos 6

  • Aglae P.

    Eu assisti a primeira versão do: o dia em que a terra parou, assisti esta nova versão , mas gosto mais da primeira, foi na epoca emocionante,

  • Aglae P.

    Eu amei impacto profundo, idem para o filme da minha vida MELANCOLIA, fugindo um pouco do tema, tambem gostei demais do filme "o ceu que nos protege" voltando ao tema , , não sei porque mas filmes "do fim do mundo" me fascinam.

Trailers em Destaque
Interestelar Trailer Legendado
29.721 visualizações
Boyhood - Da Infância à Juventude Trailer Legendado
5.317 visualizações
Made in China Trailer
2.887 visualizações
November Man - Um Espião Nunca Morre Trailer Legendado
1.604 visualizações
O Melhor de Mim Trailer (2) Legendado
9.975 visualizações
Tim Maia Trailer Oficial
8.463 visualizações
Todos os trailers