Adoro Cinema
Porque cinema é muito mais do que pipoca!
 
 
Adoro Cinema .comAdoro Cinema Brasileiro.com.br
     Filmes  
O Blog Adoro Cinema!
 
 Filmes
Filmes    
Em Cartaz    
Inéditos    
Lista Completa  
Curtas    
Mais Visitados    
  Personalidades
  Festivais
  Interatividade
  Promocine
  Cinenews
  Colunas
  Destaques
  Hotsites
 
 
 
 
Assista os melhores filmes de graça!
 

 
Hot Site Especial Indiana Jones
 
 


transparente.gif (35 bytes)O Velhor e o Mar
Um velho fica 84 dias pescando, sem conseguir pegar um único peixe. Um garoto o acompanha durante boa parte deste período, ajudando-o sempre que possível. Dirigido por John Sturges (Fugindo do Inferno) e com Spencer Tracy no elenco. Vencedor do Oscar de Melhor Trlha Sonora.


seta3.gif (99 bytes) Ficha Técnica
Título Original: 
The Old Man and the Sea
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 86 minutos
Ano de Lançamento (EUA):
1958
Estúdio: Warner Bros.
Distribuição: Warner Bros.
Direção: John Sturges
Roteiro: Peter Viertel, baseado em livro de Ernest Hemingway
Produção: Leland Hayward
Música: Dimitri Tiomkin
Fotografia: Floyd Crosby e James Wong Howe
Desenho de Produção: Edward Carrere e Art Loel
Direção de Arte: Ralph Hurst
Edição: Arthur P. Schmidt



seta3.gif (99 bytes) Elenco
Spencer Tracy (Velho / Narrador)
Felipe Pazos (Garoto)
Harry Bellaver (Martin)
Don Diamond (Proprietário da cafeteria)
Joey Ray (Jogador)
Richard Alameda (Jogador)
Tony Rosa (Jogador)
Carlos Rivero (Jogador)
Robert Alderette (Jogador)
Mauritz Hugo (Jogador)
Mary Hemingway (Turista)
Don Blackman




seta3.gif (99 bytes) Sinopse
Num lugarejo na costa cubana estava um velho (Spencer Tracy), que pescava sozinho num esquife. 84 dias se passaram sem que ele pegasse um mísero peixe. Nos primeiros 40 dias um menino (Felipe Pazos) ficou com ele, mas após tanto tempo sem peixe os pais do menino disseram que o velho era definitavamente um "salão", que é o pior tipo de azar. O menino, sob as ordens dos pais, foi para outro barco, que pegou três belos peixes já na primeira semana. O velho ensinara o menino a pescar e o menino o amava. O velho tinha cabelos alvos e era marcado por rugas, tinha grandes riscos na nuca e as mãos tinham cicatrizes fundas, por lutar com peixes pesados, mas nenhuma era recente. Tudo nele era velho, com exceção dos olhos, que eram alegres e incansáveis. O menino se entristecia ao ver o velho chegar com o esquife vazio. Ele sempre o ajudava a carregar as linhas, a carangueja, o arpão e a vela, que se enroscava em volta do mastro. A vela era remendada com sacos de farinha e se enrolava, parecendo a bandeira de uma derrota permanente. Ninguém o roubaria, mas o velho achava que era melhor levar a vela e as linhas para casa, porque o orvalho as danificava. E também para não correr riscos, pois achava que uma carangueja e um arpão eram tentações desnecessárias para deixar num barco. Ao voltar no final do dia o menino e o velho iam para um bar, onde outros pescadores caçoavam dele. Mas o velho não ligava, pois tinha aprendido a ser humilde. Depois os dois foram para a humilde casa do velho e lá jantaram, graças ao menino. O velho disse que no próximo dia teria sorte, pois era o 85º dia, mas não podia imaginar o que lhe aguardava.


seta3.gif (99 bytes) Pôsters
- Clique nos cartazes para vê-los ampliados em uma nova janela.





seta3.gif (99 bytes) Imagens
- Sem fotos.



seta3.gif (99 bytes) Premiações
-
Ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora, além de ser indicado nas categorias de Melhor Ator (Spencer Tracy) e Melhor Fotografia - Colorida.

- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama (Spencer Tracy).


seta3.gif (99 bytes) Curiosidades
-
Este é o 3º filme em que o diretor John Sturges e o ator Spencer Tracy trabalharam juntos. Os demais foram The People Against O'Hara (1951) e Conspiração de Silêncio (1955).

- Algumas cenas do gigantesco marlin foram aproveitadas do filme do recorde mundial conseguido por Alfred C. Glassell Jr, que trabalhou como conselheiro especial para estas sequências.

- Refilmado para a TV americana, em 1990.


seta3.gif (99 bytes) Críticas

nota Resumo
10

Newdiberto Ghiggi (Crítica do Leitor): "Nada de efeitos especiais, produção milionária, etc. O cinema necessita de sensibilidade e emoção, algo que está se perdendo."
8

Rodrigo Alves (Crítica do Leitor): "Os efeitos de luz nas tomadas no mar são belissimos, apesar dos poucos recursos." Texto completo
10

Erika (Crítica do Leitor): "Um filme maravilhoso, comovente, onde a idade da alma "briga" com a idade do corpo; e vence a dignidade humana."
 
    Topo
 
  PROCURA



  Top 10 Brasil
 11 a 13 de Julho de 2008
1. Hancock
2. Kung Fu Panda
3. Viagem ao Centro da Terra - O Filme
4. Wall-E
5. Jogo de Amor em Las Vegas
6. Agente 86
7. Fim dos Tempos
8. O Guerreiro Didi e a Ninja Lili
9. O Incrível Hulk
10. Sex and the City - O Filme
  Veja os Top 10 Brasil anteriores 

   ANÚNCIOS



 


Lista Completa de Filmes :|: Filmes em Cartaz :|: Filmes Inéditos :|: Atores :|: Diretores :|: Críticas :|: Pedidos :|: Colunas :|: Cinenews :|: Festivais :|: Fórum. :|: Promocine :|: Equipe :|: Anuncie
Adoro Cinema :|: Adoro Cinema Brasileiro
© Copyright 2001-2007A.C. Agência Digital - Todos os Direitos Reservados
Design por: Leo Faria Design