Título original: (La Stanza del Figlio)
Lançamento: 2001 (Itália)
Direção: Nanni Moretti
Atores: Nanni Moretti, Laura Morante, Jasmine Trinca, Giuseppe Sanfelice.
Duração: 98 min
Gênero: Drama
Status: Arquivado
Giovanni (Nanni Moretti) é um psicanalista que reside e trabalha na cidade de Ancona, na Itália. Ele é casado com Paola (Laura Morante) e tem dois filhos: a menina Irene (Jasmine Trinca) e o jovem Andrea (Giuseppe Sanfelice). Sua vida transcorre tranqüila, dividida entre a família e o consultório, até que uma tragédia a transtorna completamente. Para atender ao chamado urgente de um paciente, Giovanni deixa de acompanhar o filho à praia e nesse passeio o rapaz morre afogado. A família, é claro, ressente-se profundamente com a morte e Giovanni sofre uma forte sensação de remorso, apesar do apoio da esposa.
O cultuado diretor italiano Nanni Moretti (foto) foi escolhido o presidente do júri oficial do 65º...
O segundo semestre começou e, com ele, aumenta a expectativa dos cinéfilos cariocas sobre o que ...
O filme La Bocca del Lupo (The Wolf's Mouth), docudrama sobre o amor entre dois ex prisioneiros foi o grande v...
Francisco Russo em 02/01/2001Nota: 3.5
Sempre que lia algo sobre "O Quarto do Filho" via elogios como estarrecedor, extremamente desolador e humano. Tantos elogios ao filme acabaram criando em mim uma grande expectativa por ver "O Quarto do Filho", vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Mas talvez tenha sido justamente por causa desta alta espectativa que tenha saído um tanto quanto decepcionado com o filme. Não que "O Quarto do Filho" seja ruim, pelo contrário, é um bom filme. Trabalha muito bem como a morte de um de seus integrantes pode afetar a vida de uma família como um todo, deixando a todos perdidos em seus mundos. A dor sentida pelos parentes de Andrea após sua morte é palpável, você a percebe em cada expressão do rosto dos atores principais. Há ainda boas atuações de Laura Morante - belíssima - e Jasmine Trinca, que interpretam respectivamente mãe e irmã de Andrea. Porém, o filme tem também seus defeitos. Há uma irritante concentração de cenas em cima de Nanni Moretti, diretor/protagonista do filme. É claro que é normal que o ator principal de um filme apareça na maior parte das cenas de um longa-metragem, mas em "O Quarto do Filho" há um grande exagero, pois boa parte das cenas enfoca o personagem de Nanni sozinho ou com seus pacientes. Além disso, Nanni não está bem em cena. Apático e burocrático, poucas são as vezes que percebemos nele um sofrimento tão forte quanto o de sua esposa e filha. Outro problema de "O Quarto do Filho" é que o filme possui várias cenas simbólicas, que apesar de representarem algo dentro da trama não soam como naturais e sim como algo ensaiado pelo diretor. Para um filme que se propõe a mostrar o relacionamento íntimo de uma família, tal "falsidade" soa estranho. O próprio final do filme é uma destas cenas. No geral, "O Quarto do Filho" é um bom filme, mas que a meu ver vem sendo extremamente superestimado pela crítica em geral e, principalmente, assim o foi no último Festival de Cannes, onde houveram filmes que mereciam mais a Palma de Ouro."
João Marcelo D. de Moraes em 05/01/2001Nota: 4.5
Um filme realmente emocionante, mas que caba deixando um vazio pelo seu final em aberto: será que Giovanni, Paola e Irene conseguiram se reconciliar coma vida? Uma cena especial é a de um paciente de Giovanni que confessa só conseguir chorar na tranquilidade imposta pelo divã. Triste.
Luanna Mendonçaa em 08/01/2001Nota: 5
Uma história tocante, singela, mostra como é duro ter que se conformar com o destino quando ele é trágico. Um filme verdadeiro, um roteiro brilhante a atuação de Nenni Moretti de cair o queixo.
Anaa em 07/01/2001Nota: 4.5
Alguns podem achar um filme maçante, porém deve-se analisar o filme em sua essência para perceber que ofilme retrata a complexidade da alma humana. Percebe-se que todos precisam ouvir e ser ouvidos, mesmo os analistas são seres humanos de carne, osso, defeitos e virtudes.
Bárbara Kristensen em 03/01/2001Nota: 4.5
O filme é tão real que chega a dar agonia. O cotidiano sofrido e alucinante de quem perde um filho é exposto de maneira tão sensível e aberta que, embora muito triste, torna o filme agradabilíssimo: despretensioso e emocionante."
Helen Carolinea em 06/01/2001
Foi um dos piores filmes que vi! Totalmente monotomo sem sentido. Fiquei assistindo até o final para ver se alguma coisa acontecia, e simplesmente acabou do nada! Não assistam.
Enrico Spaggiari em 04/01/2001Nota: 5
É um dos melhores filmes dos últimos anos. O diretor e ator Moretti, constrói uma visão realista e amarga de uma família atingida pela tragédia. Com certeza é muito mais fácil criticar o filme por sua lentidão, monotonia e rouquidão. Com um roteiro simples, repleto de falas simples; mas tristes e sinceras. É a primeira vez que saio de um filme crédulo da veracidade dos sofrimentos das personagens. Pela primeira vez sinto que a história é intrínseca a mim e a qualquer um!"
Harry Potter e a Pedra Filosofal
O ruim desse filme é que ele é escuro, já que não usam lâmpadas. Mas vamos lá, foi o p...
por CinemaAdoro, 14/02/2012 às 16:05
Filme muito bom! A história é tão dinâmica que você nem vê a hora passar! As cenas com...
por Leo290385, 14/02/2012 às 15:54
Ridículo, tanto o Daniel Craig, como o filme como um todo...sempre quando muda o ator, muda...
por Donato, 14/02/2012 às 15:42
BOMBA!!!Fuja desse picaretagem ,tudo é mau feito, mais um troféu abacaxi para a coleção ...
por Benedito, 14/02/2012 às 12:42