1242325889 poetade7facesposter01 thumb

Poeta de Sete Faces

titulo original: (Poeta de Sete Faces)

lançamento: 2002 (Brasil)

direção: Paulo Thiago

atores: Carlos Gregório , Pedro Lito , Othon Bastos , Leonardo Vieira ,

duração: 94 min

gênero: Documentário

status: arquivado

envie
comentar
newsletter
twitter
rss
favorito
separar os e-mails por vírgulas
limitado em 600 caracteres

Faça o login, para usar essa ferramenta.

ficha técnica:

  • título original:Poeta de Sete Faces
  • gênero:Documentário
  • duração:01 hs 34 min
  • ano de lançamento:2002
  • site oficial:
  • estúdio:Vitória Produções Cinematográficas Ltda.
  • distribuidora:Riofilme
  • direção: Paulo Thiago
  • roteiro:Paulo Thiago
  • produção:Gláucia Camargos
  • música:
  • fotografia:Guy Gonçalves
  • direção de arte:
  • figurino:
  • edição:Carlos Braisblat
  • efeitos especiais:

sinopse:

O documentário divide-se em três etapas, que correspondem às fases distintas da obra de Carlos Drummond de Andrade e caracterizam momentos de sua vida. A primeira fase, chamada "Vai Carlos, ser gauche na vida", registra do seu nascimento em Itabira em 1902 até o final da sua "Poesia Modernista" em Belo Horizonte, antes da mudança para o Rio de Janeiro em 1934. Sua poesia com a marca do modernismo de 1922 numa versão mineira e a publicação dos primeiros livros "Alguma Poesia" e "Brejo das Almas", quando nasce o Carlos Drummond de Andrade dos versos anedóticos, sintéticos-metafóricos, irônicos.
A segunda fase, chamada "A vida apenas, sem mistificação", começa com a mudança de Drummond para o Rio de Janeiro e vai mostrar o "poeta do seu tempo", o momento de atuação política na vida do escritor, aliada à sua obra de crítica social.
A terceira fase, chamada "Como ficou chato ser moderno, agora serei eterno", do início dos anos 50 aos anos 80, a fase do poeta-filósofo, do verso enigmático, do cronista de sucesso no Correio da Manhã e no Jornal do Brasil, da glória literária sendo Drummond considerado um mestre da língua, dos prêmios homenagens e troféus, dos filmes adaptados de sua obra, dos netos que nascem e a família se prolonga e do retorno aos temas do passado e da memória
.

elenco:

  • Carlos Gregório (Carlos Drummond de Andrade)
  • Pedro Lito (Carlos Drummond de Andrade - jovem)
  • Othon Bastos
  • Leonardo Vieira
  • Cláudio Mamberti
  • Nildo ParentePaulo José
  • Renata Faria
  • Antônio Calloni
  • Ana Beatriz Nogueira
  • Luciana BragaPaulo Autran
  • Cristiana PereiraJulia Lemmertz (Narração)
  • Antônio Grassi (Narração)

votos dos usuários

0
sem voto

crítica do adorocinema

publicidade

últimas notícias

tags