|
 |
|
Nação do Medo |
Em uma realidade onde a Alemanha venceu a 2ª Guerra Mundial, um policial nazista e uma repórter americana passam a investigar estranhas mortes. Com Rutger Hauer e Miranda Richardson.
|
 |
Ficha
Técnica
Título Original: Fatherland
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 106 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1994
Estúdio: HBO / Eis Film
Distribuição: HBO
Direção: Christopher Menaul
Roteiro: Stanley Weiser e Ron Hutchinson, baseado em romance de Robert Harris
Produção: Ilene Kahn e Frederick Muller
Música: Gary Chang
Fotografia: Peter Sova
Desenho de Produção: Veronica Hadfield
Direção de Arte: Martin Maly
Figurino: Barbara Lane
Edição: Tariq Anwar
Efeitos Especiais: Illusion Arts Inc. / Magmasters
Elenco
Rutger Hauer (Xavier March)
Miranda Richardson (Charlie Maguire)
Peter Vaughan (Arthur Nebe)
Michael Kitchen (Max Jäger)
Jean Marsh (Anna von Hagen)
John Woodvine (Franz Luther)
John Shrapnel (Odilo "Globus" Globocnik)
Clive Russell (Krebs)
Clare Higgins (Klara)
Petronella Barker (Helga Schröter)
Sarah Berger (Leni Kalder)
Rory Jennings (Pili March)
Jan Kohout (Presidente
Joseph Kennedy)
Bob Mason (Coronel Eisler)
Sinopse
Se parte da premissa que a Alemanha venceu a 2ª Guerra Mundial, após repelir o ataque dos aliados no Dia D. A ação se desenrola em uma Alemanha fictícia dos anos 60, que estando em guerra com a União Soviética precisa se aliar aos Estados Unidos e deve receber o presidente americano para selar o pacto. Um oficial da SS, Xavier March (Rutger Hauer) começa a ficar intrigado com certos "suicídios" e "acidentes" e, com Charlie Maguire (Miranda Richardson), uma repórter americana, começa a investigar as mortes, que escondem uma verdade tão grave que pode comprometer a aliança.
Pôsters
- Clique nos cartazes para vê-los ampliados em uma nova janela.
Imagens
- Sem fotos.
Premiações
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante - Série de TV/Mini-série/Filme para TV (Miranda Richardson), além de ser indicado nas categorias de Melhor Mini-série/Filme para TV e Melhor Ator - Mini-série/Filme para TV (Rutger Hauer).
-
Recebeu uma indicação ao Emmy de Melhores Efeitos Especiais.
Curiosidades
- Mike Nichols adquiriu os direitos da adaptação do livro "Fatherland" por US$ 1 milhão, na intenção de transformá-lo em um filme para o cinema. Como nenhum estúdio se dispôs a produzir a adaptação, ela foi feita como telefilme e bancada pela HBO.
-
Os prédios construídos na Berlim pós-2ª Guerra Mundial foram baseados em planos verídicos de Albert Speer, arquiteto predileto de Adolf Hitler.
-
Feito para a TV americana.
Críticas
| nota |
Resumo |
|
|
Henrick Augusto Werneck (Crítica do Leitor): "É um filme bem feito, onde a história é bem plausível." Texto completo |
|
|
Marisa (Crítica do Leitor): "Rutger Hauer sempre dando um show." Texto completo |
|
| |
|
|
| |
|
|
 |