Título original: (Jungfrukällan)
Lançamento: 1959 (Suécia)
Direção: Ingmar Bergman
Atores: Max von Sydow, Birgitta Valberg, Gunnel Lindblom, Birgitta Pettersson.
Duração: 85 min
Gênero: Drama
Status: Arquivado
Na Suécia, século XIV, a população oscilava entre o cristianismo e o paganismo. Herr Töre (Max von Sydow) e Märeta Töre (Birgitta Valberg) formam um casal que tem uma propriedade rural. Eles são cristãos fervorosos e incumbiram Karin Töre (Birgitta Pettersson), sua filha, uma adolescente de quinze anos, de levar velas para a igreja da região e acendê-las para a Virgem Maria. Karin sonha em só se entregar para um homem quando estiver casada e esta posição é reforçada pois Ingeri (Gunnel Lindblom), uma serviçal que mora em sua casa, está grávida. No caminho da igreja Karin é estuprada e assassinada por dois pastores de cabras. Quando a noite chega ironicamente os criminosos vão pedir comida e abrigo para os pais de Karin. São recebidos cordialmente e Herr Töre lhes promete trabalho. Märeta está nervosa, pois a filha não retornou, mas o marido tenta tranqüilizá-la dizendo que em outras ocasiões Karin dormiu na cidade. Porém o temor da mãe se concretiza quando um dos pastores, sem imaginar, quer vender uma peça de roupa de Karin para sua mãe. Ela reconhece a roupa da filha, mas diz que vai pensar e logo que pode tranca a porta e fala ao marido. Eles já têm certeza do triste destino da filha, pois a peça está suja de sangue. O casal agora só pensa em se vingar.
Se você ainda não conhece a obra de Ingmar Bergman (foto), eis uma boa chance de corrigir esta fa...
Considerado um dos maiores diretores da história do cinema, Ingmar Bergman será homenageado pelo HSBC Belas ...
Em homenagem ao diretor Ingmar Bergman, que faleceu nesta última segunda, o grupo Estação está realizando ...
Joelmo Oliveira em 03/01/2001Nota: 5
São cenas fortes. Neste filme, rusticidade e poesia misturam-se incrivelmente sob a genial direção de Bergman; um filme de enredo simples, que brindado com atuações brilhantes com a de Max von Sydow, torna-se uma incontestável obra-prima do Cinema.
Eduardo Alves em 02/01/2001Nota: 5
Bergman, ícone do cinema mundial, nos mostra crua e fielmente o lado mais frio e terrível do Homem: o Instinto, que o transforma em assassino tanto em defesa do amor,através da própria raiva e da vingança, quanto na materialização da crueldade de um estuprador. Perfeito!
...envolvente,idéia genial,super recomendado.
por Isis Lourenço, 13/02/2012 às 18:00
Assisti O Artista e o considero forte concorrente ao Oscar, não pelo fato de ter amealhado ...
por Fernando Sampaio, 13/02/2012 às 17:59
Ótimo filme. Pra quem gostou de "Menina de ouro" certamente irá adorar este film...
por Fábio Torres, 13/02/2012 às 17:56
Filme endereçado para pessoas de bom gosto por cinema e musica , uma digna homenagem a um d...
por Benedito, 13/02/2012 às 17:24