O Pagamento Final
    Você assistiu O Pagamento Final ?

Renata N.
    Renata N.

Enviada em 11 de março de 2013
    Algumas coisas realmente me incomodaram nesse filme, como a narração em off, algumas sequencias de ação que achei mal feitas e ver o Al Pacino em mais um papel de gangster, sordidamente como um porto-riquenho (wtf?) num reload de Scarface (eu gosto muito de Scarface, mas é mais do mesmo), e um romance totalmente nada a ver. Então como pude dar 4,5 estrelas? Simples, os pontos positivos são positivos demais! O roteiro do filme é um dos melhores de gangsters que eu já vi, a direção é ótima, os personagem secundários são bem desenvolvidos e muito interessantes e os principais... uau! Apesar de eu não gostar desse revival do Pacino, é impossível negar que ele faz isso como poucos. O charme intimidador desse baixinho é fenomenal, e mais uma vez ele dá um show na tela, mas pra mim quem rouba o filme é Sean Penn. Numa caracterização fenomenal, sem medo de errar esse um dos momentos mais felizes da carreira do ator (e olha que não foram poucos), ele dá um show total como o advogado inescrupuloso e por vezes asqueroso Kleinfeld. Esse filme é subestimado, merecia muito mais atenção.
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 13 de agosto de 2017
    Brian De Palma tem um tom único para seus filmes de suspense, e “Carlitos Way” não é diferente, com um suspense característico de um filme de suspense alienado a um bom roteiro e bom ritmo, Brian já era um cara experiente a já havia dirigido seus maiores clássicos quando assumiu a direção deste Longa, e percebe-se seu toque e seu tom no filme. Temos um roteiro que conta o final, e depois mostra a historia, é um recurso interessante, e é aplicado envolto de muitas técnicas, como a mescla de PB com colorido, a ondulação da câmera e a narração, é um momento quase a parte do do filme, após este momento vemos de fato a trajetória de Carlito 'Charlie' Brigante (Al Pacino), o gangster que é tirado da cadeia, volta as ruas, e tudo que quer é a redenção e viver o resto da sua vida longe das ruas com sua amada, mas acaba envolto nos problemas de seu amigo e advogado David Kleinfeld (Sean Penn). “Carlitos Way” é um filme que fala sobre redenção, Carlitos realmente está tentando mudar e acredita que pode mudar, até chegar no ponto, em que ele aceita seu destino, é uma historia de amor lírica que tem como plano de fundo a máfia, assassinatos, trafico e crimes, vemos o amor a amizade, lealdade e a pessoa especial, e como funciona a relação entre as mesmas, é uma historia interessante e muito bem adaptada. Mesmo muitas vezes usando recursos ex-maquina, Brian segura e amarra seu roteiro de maneira convincente dando um aspecto a Carlito de um Tony Montana misturado a Eliot Ness. Brian de palma é um cara muito apurado na técnica de seus filmes, ele sabe trabalhar a câmera muito bem, e aqui não é diferente, ele faz do telespectador um cumplice, temos uma câmera pouco usada em tripé, que passeia, dá cambalhota da zoom, abre o quadro e principalmente, sempre está no lugar certo nos momentos de tensão, mesmo alguns planos do filme serem bem simples, no aspecto direção, Brian não erra, o filme em alguns momentos lembra o ótimo “Scarface”, talvez pelas cenas de boate, mas a fotografia, ela é diferente, é mais cinza e mais suburbana, alinhada a uma trilha pontual que puxa sempre pra um suspense. Al Pacino e sua barba preenchem a tela sempre, mesmo que sua atuação não seja brilhante, Al Pacino tem uma imponência magistral, é impossível tirar os olhos dele e não se sentir intimidade pelo seu personagem, Sean Penn também está muito bem em seus momentos, primeiramente um centrado advogado e depois um gangster que odeia gângsters, Penelope Ann e sua beleza quase angelical também está maravilhosa, e contrasta até fisicamente com o personagem de Carlito fazendo o telespectador se apegar mais ao casal naquele ar de “Amor Proibido”. “Carlitos Way” está entre os melhores trabalhos de Brian De Palma pela sua sutiliza e porque consegue manter uma pegada e levar até o final sem deixar o filme ficar tosco ou chato.

Enviada em 30 de julho de 2015
    Filmaço!! Tensão garantida e cenas muito bem elaboradas, um roteiro fabuloso e atuações magnificas de Sean pean e Al Pacino!!! Showwwww
    Thiago T.
    Thiago T.

Enviada em 3 de junho de 2013
    Eu simplesmente amo esse filme, as atuações do deus Pacino e Sean penn são irretocáveis, algumas cenas como a perseguição final são de tirar o fôlego, Brian de palma fazendo filmes policias é quase uma unanimidade!
    Enviada em 28 de agosto de 2019
    Talvez o último filme realmente excelente do grande Brian de Palma, Carlito's Way é o atestado definitivo do talento descomunal de Al Pacino mesmo já após o auge de sua carreira. Um filme de edição rápida, trama criminal envolvente e imprevisível. Destaque também para a performance intencionalmente charlatona de Sean Penn e a curiosa participação de Viggo Mortensen, na época ainda o cocô do cavalo do bandido em Hollywood.
    Andrei Andrade
    Andrei Andrade

Enviada em 1 de outubro de 2022
    Pagamento Final pode ser considerado um marco na recente história do cinema policial. Assim que Carlito Brigante, magistralmente interpretado por Al Pacino, no ápice de seus tempos áureos, desliza em uma maca para sua a morte, temos a nítida impressão de que, junto com ele, caminham tantos outros anti-heróis fora-da-lei em rumo de um final inevitável. Em suma, todos os mafiosos e gângsteres vividos em priscas eras por ícones do cinema americano como Humphrey Bogart, James Cagney e Paul Muni: personagens tipicamente românticos protagonistas de dramas profundamente individuais, histórias de amor trágicas e esperanças frustradas de dias melhores. Quando falamos de filmes de máfia ou gângster, O Pagamento Final, quase nunca está entre os primeiros títulos citados. Talvez sua proposta o credencie dessa forma, mas o fato é que o longa-metragem dirigido por Brian De Palma está entre os melhores do gênero, por mergulhar nos dramas de seu protagonista de forma bem singular. Aliás, todo o elenco está muito bem, trazendo aos holofotes nomes ainda não tão conhecidos do público, como Viggo Mortensen e John Leguizamo, porém, vale ressaltar que, dentre os coadjuvantes, quem se destaca de fato é Sean Penn, quase irreconhecível como o advogado corrupto de Carlito. Para aplaudir em pé.
    Gabriel Pelegrini
    Gabriel Pelegrini

Enviada em 19 de julho de 2020
    Brian De Palma + Al Pacino, eu diria que é uma fórmula impossível de dar errado. Carlito (Al Pacino) é um ex-presidiário que tenta abandonar a vida em meio ao crime, porém justamente seu próprio advogado e melhor amigo pode ser uma pedra no novo caminho que pretende seguir. Paralelo a isso, Carlito tenta convencer o amor de sua vida de que saiu da prisão determinado a ser um homem honesto. O filme prende do início ao fim, e nos presenteia com um encerramento surpreendente.
    João Lucas B.
    João Lucas B.

Enviada em 6 de março de 2020
    10 anos depois de sua obra-prima, Scarface(1983), Brian De Palma aposta em mais história de gangster, que também conta com o lendário Al Pacino. No entanto, O Pagamento Final(Carlito's Way) explora um aspecto diferente do gênero, não buscando a ascensão e queda do protagonista, roteiro já cristalizado no gênero, mas sim a redenção do personagem, que, após sofrer das breves consequências, tenta ficar fora da sedutora carreira do crime.

A trama gira em torno de Carlito Brigante(Al Pacino), um famoso traficante porto riquenho que ganha liberdade de uma sentença de trinta anos, após cumprir apenas cinco, graças ao seu advogado de índole duvidosa Kleinfeld (Sean Penn), que Carlito pensa ter uma dívida de vida devido a façanha jurídica.
    Após sair da cadeia, Carlito busca a saída da vida de crimes em uma oportunidade de ser sócio de uma empresa de aluguel de carros nas Bahamas. Porém, precisa de 75.000 dólares para ingressar como sócio, logo, ele busca maneiras de arrumar o dinheiro e se manter limpo, mas acaba sendo traído pelos seus velhos amigos e pelo seu inexorável destino.

A direção de Brian De Palma (Scarface) se mostra ousada ao revelar, com movimentações sublimes, o fim de seu personagem logo no início do longa dando assim um aspecto póstumo através de flashbacks com a narração em off de Carlito, que por sua vez foi muito bem utilizada, remetendo aos grandes filmes Noir. Entretanto, o que o diferencia de todos os outros filmes do gênero de ação é o ímpar desenvolvimento de roteiro e sua esplendorosa direção, dando às cenas de ação uma ótima coreografia, proporcionando cenas marcantes de perseguição e tiroteios, como a cena final no metrô. O roteiro, em suas particularidades, se mostra muito sólido, fugindo dos clichês maniqueístas do gênero e humanizando seu personagem em várias sequências memoráveis, como a que Carlito observa o seu grande amor Gail (Penelope Ann Miller) do topo de um prédio em uma noite chuvosa.

E após a perseguição final, através da ilusão, Carlito encontra a sua verdadeira redenção, através de uma cena magnífica, apresentando o onírico convite ao paraíso. O pagamento final é, definitivamente, uma das obras-primas dos anos 90 e de De Palma.
    Nota: 9.1
    Tartufo
    Tartufo

Enviada em 17 de agosto de 2014
    Filme nota 10 do tempo em que Al Pacino fazia filmes de verdade e não estas porcarias comerciais hollywoodianas que faz atualmente.

As cenas são envolventes e a trama é muito bem construída, além da ótima trilha sonora da Rosalla.

Até o Sean Penn que não curto se saiu muito bem neste filme na pele do advogado David Kleinfeld, que perto dos advogados inescrupulosos da atualiade é café pequeno.
    Carlos
    Carlos

...MARAVILHOSO...NA MINHA OPINIÃO...este filme é o melhor de todos os tempos em matéria de filmes de crime, junto com O PODEROSO CHEFÃO.