O Conformista
    Você assistiu O Conformista ?

Aurelio Cardoso
    Aurelio Cardoso

Enviada em 3 de janeiro de 2015
    O diretor italiano Bernardo Bertolucci realiza um filme de qualidade e de um fundo politico audaz criticando a sociedade fascista e burguesa italiana de antes da Segunda Guerra Mundial.
    Baseado no livro de Alberto Morávia, Bertolucci nos coloca diante de uma obra profunda tendo no elenco nomes consagrados como Tringnant, em desempenho admirável, Stefania Sandrelli, e a beleza magnetizante de Dominique Sanda.
    O filme faz uma análise do comportamento de um homem frente ao sistema vigente e seu conformismo em ser explorado por este sistema, num tema politico e controverso com direção perfeita e ótimo elenco.
    Fabrizio Roger Vigni
    Fabrizio Roger Vigni

Enviada em 19 de maio de 2020
    Às vésperas da segunda guerra mundial, Marcello Clerici, um espião da polícia fascista, viaja para Paris em lua de mel. Na verdade, a lua de mel é um disfarce: escondido da esposa Giulia, Marcello precisa eliminar seu ex professor, agora dissidente político antifascista. Marcello se apaixona por Anna (Dominique Sanda), esposa do professor e começa a perder sua fé no regime fascista. A missão será cumprida, mas não por ele, que na "hora h" se acovarda.
    Filme de 1970, "O conformista" mostra as características que tornarão Bernardo Bertolucci famoso: o corte e a fotografia particulares, dificilmente decifráveis ao olho do imaginário coletivo. Baseado em um romance de Alberto Moravia, o filme conta com a fotografia do "mago da luz" Vittorio Storaro (Apocalypse Now, Reds, O último imperador, só para mencionar os vencedores do Oscar).
    A crise existencial do protagonista (Jean-Louis Trintignant), comum em muitos italianos na época fascista, é maravilhosamente simbolizada em uma cena em que, num baile de salão, todos os presentes se juntam em volta de Marcello, que fica completamente desorientado. Marcello é um personagem atormentado por um trauma infantil, que encontra na violência, fora dos afetos familiares e da religião, o próprio caminho.
    Excelente Stefania Sandrelli no papel da esposa Giulia, que se contrapõe com seu charme tipicamente mediterrâneo, à beleza mais fria e ambígua de Dominique Sanda. Ótimo Gastone Moschin, parceiro de Marcello nas missões contra os dissidentes antifascistas.
    "O conformista" contém camadas e mais camadas de significados. Obteve indicação para o Golden Globe como melhor filme estrangeiro e ao Oscar para melhor roteiro não original.
    Cinema europeu da melhor qualidade. Para os apreciadores de paladar refinado.