Superman - O Filme
    Você assistiu Superman - O Filme ?

wesleyaxe
    wesleyaxe

O melhor!!
    Glauco
    Glauco

Na época de seu lançamento, “Superman I” não contava com os recursos tecnológicos inimagináveis, aplicados em produções hodiernas como “Avatar”, “Tron”, dentre outras.
    Mesmo na base de um aparato técnico limitado, a verve poética e patriota tomou corpo e sobrepujou qualquer efeito especial utilizado na produção. O clássico da DC Comics, a partir do momento que foi divulgada a sua produção pelos irmãos Salkind, acabou sendo um ícone das expectativas, ainda mais por contar, em seu elenco, com dois atores de fama incontestáveis: Marlon Brando (como Jor-El, pai de Superman) e Gene Hackman (o excelente e cômico vilão Lex Luthor).
    Dentro da minha ótica cinematográfica, em que, ademais de ser cativante, um filme deve reunir diferentes gêneros dentro de um só, Superman I cumpre bem este papel e eu resumo estas facetas em algumas personagens: como dito, a comédia e ameaça por Lex Luthor, a galhardia, generosidade e apreço à verdade por Superman, o jeito inocente para esconder uma faceta de dupla identidade, por Clark Kent, com pitadas de comédia pastelão, e, finalmente, o amor sugestionado por olhares e trejeitos de Lois Lane, inclusive já antecipado, indiretamente, na passagem em que Clark, ainda jovem, demonstra um de seus poderes em um episódio de deslocamento pela zona rural de Smallville.
    O bebê viajante de diversas galáxias, detentor do conhecimento transmitido por seu pai, chega a um patamar de desbravador, a partir do momento que passa à adolescência, a propósito.
    Deixa “Pequenópolis” (Smallville) e vai cruzar com a megalópole de ritmo frenético, trabalhando na redação de um grande jornal, com personagens exóticas, mas não menos importantes à sua formação como pessoa e profissional. Quando Marlon Brando nos deu um prelúdio da convivência do único sobrevivente de Kripton com os terráqueos, abordando o aspecto do controle da vaidade e também de não permitir a interferência em alterar a história humana, demonstrou a nobreza (supra-citada), não apenas demonstrada pelo seu poder, mas por sua retidão.
    Porém, o filme não seria deliciosamente saboreado sem a presença de Lex Luthor e seu ajudante “Néscio” (pelas próprias palavras do vilão), Otis (interpretado por “Ned Beatty”), bem como a Srta. Teschmacher (Valerie Perrine). De seu “headquarter” subterrâneo, tomado pela megalomania de pensar que era o maior gênio do crime, arquiteta um plano diabólico para destruir Superman.
    Acreditar que o homem pode voar é um dos slogans do filme. As legiões de fãs que não cansam de repetir uma “sessão pipoca”, vêem razões muito sólidas para isso, tanto no sentido literal, quanto no sentido figurado.
    Enviada em 8 de julho de 2014
    perfeito.....reeve nasceu pra vestir a capa....uma adaptaçao muito fiel.é sem duvida um dos melhores filmes de super-heroi,a trilha de john willians é otima,as atuaçoes impecaveis,a historia é SUPER.
    Marco
    Marco

Superman - O filme impressiona pela maneira que foi produzido. O cuidado em transformar uma história fantástica em realidade. O cuidado com a produção foi tão grande que acabou resultando em um filme clássico. Diversas imagens são marcantes e colocaram um Super-herói no hall dos filmes clássicos. Feitos com cuidados técnicos e artisticos. Reunindo atores que já eram ou se tornaram lendas. Christopher Reeve foi a chave final para o sucesso estrondoso dessa superprodução que fez milhares de pessoas ao redor do mundo acreditar que um homem podia voar. Assistindo ao filme recente vi o quanto aquela primeira produção foi fantástica em sua época. E que não basta ter computadores e efeitos mordernos para fazer uma produção decolar. É preciso originalidade...sinceridade... e como frizou diversas vezes nos documentários (o diretor Richard Donner) VEROSSIMILHANÇA ! E eles conseguiram. Criaram e modernizaram efeitos especiais para a época ainda novos. E o que se vê hoje no DVD ainda mostra que o filme realmente tinha arte. Alguns defeitos ficaram antigos...outros ainda estão muito bons. Mas isso é o de menos. As imagens e cenas criadas são artisticas e captaram dos atores o melhor ! A cena em que Christopher Reeve tenta salvar Margot Kidder do terremoto prá mim é fantástica... quando ele toma ela nos braços sem acreditar que ela morreu. Acho que a parte romantica foi muito bem explorada... como o histórico vôo sobre NY após a entrevista na varanda de Louis. Quase ia me esquecendo de citar uma das obras MUSICAIS mais bem sucedidas do cinema. A trilha sonora de John Williams é sem exageiro algum a alma do filme. Sem aquela trilha sonora a magia nunca teria acontecido como foi. "Superman theme" , "Flying sequence" "Love theme"... são obras primas em matéria de trilha sonora. Filme Clássico do cinema !
    Carlos
    Carlos

Merece nota 10! Um filme que já foi feito há 27 anos e ainda continua emocionando. Fazer efeitos especiais no ano de 1978 e ganhar oscar tem que tirar o chapéu.
    Lucas Leão Alves
    Lucas Leão Alves

O filme foi otimo mas faltou sinseridade na adaptação e lex luthor não podia ser engraçado,ele devia ser mais serio e impiedoso mas o filme venceu suas limitaçoes e foi uma boa adaptação.
    Francisco Neto
    Francisco Neto

Não há duvidas que esse filme foi a melhor adaptação dos HQ pro cinema, nele ficou mostrado toda a essencia do heroi, até a sua reformulação pós crise, com um otimo roteiro, e efeitos especiais que foram além de sua epoca.
    Anderson
    Anderson

Foi o melhor filme do superman. Pena que Donner não continuou na direção dos outros filmes...Espero que superman returns(proximo filme do homem de aço q estreia em 2006) seja tão bom quanto o primeiro...Mas uma coisa que não vai mudar vai ser a interpretação do saldoso Cristopher Reeve.
    mateus
    mateus

Uma boa adaptação dos quadrinhos, com uma ótima atuação de Gene Hackman. Christopher Reeve se encaixa perfeitamente no papel do Super Homem e a participação de Marlon Brando ficou muito legal. O que não ficou muito bem foi a estupidez dos capangas de Lex Luthor, um ponto que deveria ser mais sério.
    Robson
    Robson

Não quero ser repetitivo, mas admito que esta superprodução é um CLÁSSICO do cinema. Nunca assisti a um filme tão dinâmico, inteligente, divertido,emocionante e cativante. É um super-filme, digno de Oscar e diversas referências do gênero. Na verdade, para mim, é a melhor adaptação de quadrinhos para o cinema. Reeve imortalizou este super-herói. NOTA 1000!