Cidadão Kane
    Você assistiu Cidadão Kane ?

Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 1 de agosto de 2016
    Cidadão Kane é um filme com características de épico, e estava pelo menos 30 anos a frente do seu tempo, vamos começar pela espetacular fotografia de Gregg Toland, que para mim é uma das top 5 melhores fotografia do cinema, todos os ângulos de câmera, as metáforas, a edição, os planos fechados, o uso da luz natural e artificial, as montagens de cenários são algo inexplicáveis (Lembre-se do discurso de Kane), o roteiro de J. Mankiewicz é ótimo, usando flashbacks (algo novo na época) e a linha do tempo a seu favor, eu realmente não sei dizer se esse filme foi o primeiro do cinema a usar esses recursos narrativos, acredito que não, mas com certeza foi um dos primeiros a usar de maneira magnifica, a trilha sonora é precisa, e as atuações são muito boas, principalmente a de Orson Welles que faz um trabalho magnifico, como diretor e ator, vale uma referencia as cenas “Pós credito” que explica que todos os atores são novatos, legal falar também que o nome do diretor de fotografia Gregg Toland é creditado ao lado de Orson, Cidadão Kane marcou a historia do cinema como conhecemos hoje, para que for ver o filme hoje notará que a maioria das “coisas” são muito comuns hoje em dia e não entendera porque o filme é tão prestigiado, mas lembre-se que cidadão kane Inventou esse monte de “Coisas”.
    Gregory A.
    Gregory A.

Enviada em 10 de agosto de 2014
    Charles Foster Kane é uma criança que não tem uma relação fértil com seus pais, apenas se diverte com seu velho trenó. Um dia, uma das maiores autoridades de Wall Street, Walter Parks Thatcher, visita Mary Kane, mãe do garoto, para tratar de sua pensão, que seria a mina Colorado. A firma de Thatcher foi contratada pela sra. Kane para também cuidar da recente fortuna de Charles. O jovem acabou tendo a sexta maior fortuna do mundo e foi criado por Walter. Anos à frente, Kane construiu a maior mansão de todos os tempos, chamada Xanadu, tendo como destaque na riqueza de Kane, a publicação de jornais que entretinham o povo. Isso gerou sua candidatura a governador inúmeras vezes, sempre chamando bastante atenção. Apesar de ser uma das pessoas mais influentes do mundo, Charles não era uma pessoa feliz. No dia de sua morte, a última palavra que diz é "Rosebud", e como esse dia foi assunto mundial, vários jornais contaram sua história, mas um jornal em específico queria uma inovação em suas publicações. Sendo assim, um investigador sai atrás do significado de "Rosebud", entrevistando muitas pessoas que eram envolvidas com Kane. Após várias sessões, não é descoberta a verdade sobre "Rosebud" e supõem que seja algo que Charles quisesse muito, mas não conseguiu. Porém, tudo indica que fosse o trenó que ele brincava quando criança, pois foram seus únicos momentos de felicidade. Considerado o melhor filme americano de todos os tempos, não é atoa que Cidadão Kane é um filme tão aclamado. Não venceu Oscar de melhor filme, justamente porquê os especialistas da época não tinham noção da influência que esse filme iria fazer para o cinema atual, desde o desenvolvimento do personagem durante a infância, até sua maturidade. O modo como a história é contada é simplesmente incrível, com flashbacks, notícias, e a boa junção do desenrolar da vida de Kane, com os jornalistas tentando investigar curiosidades sobre sua personalidade e sobre Rosebud. Tudo isso junto, faz com que seja um filme revolucionário. Pessoalmente não é o meu filme predileto, porquê filmes, de uma maneira geral, dependem muito do estado emocional da pessoa. Uma hora seu filme preferido é O Poderoso Chefão, mas dois anos depois você assiste um filme da sua infância, como Star Wars, e por mais que você negue, naquele momento, seu filme preferido é Star Wars, pois você está encantado com a nostalgia maravilhosa que acabou de ter (e vai assim por diante). Com certeza está na minha lista de filmes favoritos. Mesmo tendo influenciado tantas outras obras cinematográficas atuais, é um filme que ainda interessa, emociona, e impressiona. Não perde época nunca. Uma obra-prima.
    Matheus G.
    Matheus G.

Enviada em 27 de novembro de 2013
    Eu amei esse filme ele é simplesmente perfeito, é muito impressionante o jeito que Orson Welles o dirigiu, com seus flash back que até então não existia, o jeito de ser filmado, e o roteiro que é impressionante, e a belíssimas atuações, um filme sem erros. O cinema é dividido em duas partes "Antes de cidadão kane e depois de cidadão kane". Perfeito.
    Samuel V.
    Samuel V.

Enviada em 7 de novembro de 2015
    De longe meu filme favorito, vou fazer força para não "rasgar seda" O filme estabelece o tom dele em apenas um minuto, desde o primeiro segundo de Cidadão Kane você tem uma certa ideia que não é mais um filme. Assim que um monologo sobre quem foi Charles Foster Kane se conclui a história se impõe como si e é levada com tanto preciosismo e dedicação do jornalista, que tem a missão de descobrir o que é "Rosebud", Edmund Cobb tem a importante missão de juntar as peças do quebra cabeças que é a história do homem mais importante daquele tempo. E assim temos um filme grandioso que beira a perfeição. Com personagens marcantes e diálogos inesquecíveis. A trilha sonora é quase um personagem, a fotografia é essencial para a trama, pois a todo momento é necessária para a imersão e empatia com o Charles Kane, a direção é genial, ela eleva os próprios níveis e sempre faz o publico sentir a necessidade de saber o que vai acontecer, mesmo sabendo que o personagem spoiler: já morreu , pois o suspense muda de foco e passa ser descobrir quem ou o que é "Rosebud". Enfim, hoje, Cidadão Kane não imprime mais a mesma relevancia que teve em 1941, mesmo assim, passa a ser, quem sabe o filme mais importante da sua década e porque não de todo o cinema...
    Alessandro F.
    Alessandro F.

Enviada em 2 de maio de 2013
    Sempre li e escutei que esse era considerado o melhor filme de todos os tempos. Resolvi comprar o filme e assisti-lo. Eu, particularmente me decepcionei. Tudo bem que nem sempre os melhores filmes são os mais premiados, mas vejo que este sinceramente não os mereceu. Acho que houve uma supervalorização desse filme. Não gostei. Será que tenho que repensar meus conceitos por filmes?

Enviada em 29 de maio de 2018
    Considerado pela critica especializada como um dos melhores filmes de todos os tempos e até por alguns como o melhor! com certeza tem uma abertura impressionante, sendo um filme feito em 1941 e com tanta perfeição, realmente é de cair o queixo a parte da janela, onde fica o tempo todo no angulo e de repente estar dentro do quarto, cena perfeita, as atuações são incríveis, Orson Welles está impressionante, tanto na atuação, como na direção, parte técnica é deslumbrante e entre outros fatores, filme indicado a 9 óscar, mas impressionantemente só ganhou um, de roteiro original, hoje ganharia fácil, apesar de eu gostar mais de Como era verde meu vale, mas sei da importância que Cidadão Kane é para o cinema e sua revolução, ele ganharia Filme, direção, ator, montagem, fotografia, Som e direção de arte, totalizando 8 óscar. Cidadão Kane é um marco da sétima arte e continua a fazer fãs até hoje.
    Rafael V
    Rafael V

Uma verdadeira obra-prima do cinema mundial, Orson Welles, realizou um trabalho maravilhoso, "Cidadão Kane", é um mito do cinema, assim como o magnata do jornalismo focalizado nesse filme também o é; o filme mostra a construção do império jornalístico de tal personagem; desde sua infância humilde até sua morte. Mostra várias questões como: a ascensão social, a queda e obscuridade de um homem, após sua fama e reconhecimento social; decadência; questões ligadas a formação e manipulação da opinião pública, etc. Um filme maravilhoso, de um dos maiores diretores e atores de todos os tempos: Orson Welles! Nota: dez!
    Thiago B.
    Thiago B.

Enviada em 13 de setembro de 2015
    Considerado o melhor filme estadunidense de todos os tempos pelo American Film Institute, "Cidadão Kane" proporciona ao espectador um magnífico contexto da história da imprensa entre as décadas de 1930 e 1940, principalmente por suas ácidas críticas aos magnatas da época e ao condicionamento sensacionalista pelo qual essas indústrias passavam durante o período. O filme faz jus à frase de Godard: "uma história possui início, meio e fim. Mas não necessariamente nessa ordem", iniciando com a magnífica cena da morte de Charles Foster Kane (Orson Welles), passando por um breve curta-metragem sobre sua história e então combinando de uma forma soberba a montagem paralela entre o passado e o presente. Durante o decorrer da obra, o jornalista amador Jerry Thompson sai em busca do significado da última palavra dita por Kane antes de seu falecimento - a misteriosa "Rosebud" (outra crítica ácida ao contexto da época). Conversa com personagens marcantes da vida do magnata da imprensa, como Susan Alexander Kane, Jedediah Leland, Mr. Bernstein e Walter Thatcher, transformando uma reportagem em uma trama complexa que leva o espectador a "amar a odiar" a figura de Charles Kane e a mergulhar nas histórias em flashback que contam sua ascensão e sua queda. O filme foi um fracasso de bilheteria de estreia - tanto que foi boicotado -, mas tornou-se um sucesso de crítica. Foi indicado a onze categorias de Oscar, incluindo melhor filme, melhor diretor (Welles), melhor ator (Welles) e melhor roteiro (Welles). Sua injustiça: ter sido considerado um dos melhores filmes clássicos APENAS por seu roteiro (único prêmio conquistado, inclusive).
    Neto F
    Neto F

Enviada em 25 de setembro de 2014
    Muita gente falava que esse filme é o melhor e blablabla. Eu nunca dei muita bola. Mas ai eu assisti e me rendi a maior obra prima de todos os tempo que eu tenha visto no cinema.
    Luigii
    Luigii

Enviada em 1 de junho de 2014
    'Rosebud.. Muitas pessoas que assistiram ao épico de Welles com certeza esperavam mais do filme, eu entendo, afinal o cinema naquela década estava para sofrer grandes mudanças, que possam ser insignificantes agora, que o cinema já está evoluído comparado á antes. Mas essas mudanças só se devem á este filme, Cidadão Kane foi dirigido, produzido, escrito e protagonizado por Orson Welles, e ainda não ganhou sequer um Óscar, dá pra acreditar? Tudo é excelente neste filme! O desempenho da história, eu considero muito este filme e afirmo que o cinema era melhor antigamente, não dizendo que todos os filmes atuais não prestam, mas a maioria não chega aos pés dos grandes épicos e continuam á ''mitar'' no universo cinematográfico. Que seu objetivo não seja saber freneticamente as últimas palavras de Kane; mas sim, se deliciar com a sua jornada e a sua trajetória. Um homem que tinha tudo, mas que lhe faltava alguma coisa... #CitzenKane