Sonhos de um Sedutor
    3,4
    Você assistiu Sonhos de um Sedutor ?

Marcio S.
    Marcio S.

Enviada em 1 de dezembro de 2013
    Woody Allen escreveu a peça que deu nome ao filme e Herbert Ross dirigiu. Em seu roteiro já percebemos Allen começando a estabelecer o personagem que iria interpretar durante vários filmes assim como um roteirista excepcional.
    Neste filme conhecemos Allan Felix (Woody Allen) que após se separar de sua esposa conta com a ajuda de um casal de amigos, Dick (Tony Roberts) e Linda (Diane Keaton). Além do casal ele conta ainda com a ajuda de Humphrey Bogard (Jerry Lacy) e que tenta lhe dar conselhos para conquistar as mulheres. Com o passar do ano a amizade entre Allan e Linda aumenta e acabam se envolvendo na iminência de ter um relacionamento.
    Em seu roteiro Allen consegue estabelecer o personagem de maneira que nos conquista com sua maneira de viver. Além de cinéfilo seu personagem é como sua ex-esposa diz: um espectador da vida. Allan tem interesse em filmes e não em cruzar o país em uma motocicleta. É interessante também identificar um tema que já fora abordado no cinema de Allen que é a aceitação de si mesmo. Enquanto o personagem principal tenta ser outro que não ele acaba não conseguindo conquistar ninguém. Por exemplo, em Zelig Woody Allen aborda esse tema. Neste filme já é o início de um cinema em que a trama é um elemento importante diferente de Bananas ou Um Assaltante Bem Trapalhão em que os personagens com suas piadas uma atrás da outra são praticamente o que o filme tem. Uma característica do cinema dos Irmãos Marx e que encontramos aqui é uma leve pausa na montagem para os risos.
    Herbert Ross realiza um filme em que poderia retirar uma cena ou outra da montagem final, mas nada que interfira em um filme delicioso para aqueles que amam a sétima arte.
    Francisco Russo
    Francisco Russo

Antes de tudo, um aviso: é extremamente necessário que você assista "Casablanca" antes de ver "Sonhos de um Sedutor". Isto porque na verdade este filme é uma grande homenagem a "Casablanca". Baseado em uma peça teatral de Allen, que atua mas não dirige o filme, existem diversas citações ao clássico estrelado por Humphrey Bogart, incluindo a aparição do próprio como uma espécie de conselheiro de Allen. O filme aborda as dificuldades de um homem em iniciar um novo relacionamento amoroso após se divorciar, apresentando diversas cenas cômicas bem ao estilo dos filmes de Allen. Mas existem duas cenas em especial que são marcantes: o início do filme, que exibe o final de "Casablanca" sendo visto por um Woody Allen boquiaberto - além do fato de ser sempre bom rever qualquer trecho de "Casablanca" - e ainda o final, onde há novamente uma citação ao clássico filme de Bogart."