A Primeira Noite de um Homem
    Você assistiu A Primeira Noite de um Homem ?

Carlos P.
    Carlos P.

Enviada em 13 de fevereiro de 2023
    Filme bom, justifica ter se tornado um clássico, principalmente pelo capricho do roteiro. Pro meu gosto, talvez por eu estar vendo em outra geração, algumas coisas não se conectaram. Por exemplo, o personagem principal me soou meio chato, um pouco mimado - o que não tira a atuação brilhante de Dustin Hoffman. Me pareceu tudo meio atropelado - se apaixonou logo pela moça, as coisas fluíram rápido demais. O filme anda junto com a trilha de Simon e Garfunkel de uma maneira impossível de separar um do outro - a trilha ajudou a elevar o filme assim como filme ajudou a elevar as músicas.
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 8 de janeiro de 2018
    Um filme obrigatório a todo amante de cinema, um longa que promove uma história no melhor estilo comédia romântica e mesmo assim é surpreendente, com domínio absoluto de técnica, roteiro e atuações, o diretor americano Mike Nichols soube conduzir sua obra com quase completa perfeição em aquilo que a mesma se proporciona a fazer. Contemplem a história de Benjamin Braddock (Dustin Hoffman), um jovem de 21 anos que se acaba envolvido numa jornada sexual com a mãe da menina que ama, o roteiro do filme é contado de forma perfeita, sempre explorando todos os lados da história, sentimos as dores, angústias e medos de todos os personagens, e ficamos vidrados e presos a sua narrativa, mesmo sendo uma comédia romântica, genero que massivamente busca pelo cliche. Benjamim é um personagem que é abraçado pela solidão, ele é completamente desesperado em saciar seu vazio, mesmo que talvez ele não saiba disso, quando Ben é convidado a participar de uma aventura sexual, isso temporariamente preenche seu vazio, mas depois de um tempo ele percebe que isso só o deixa mais vazio, e ao se apaixonar por Elaine, ele vê um tentativa desesperada de se livrar dessa "escuridão", Ben é um personagem completamente quebrado, que mesmo apaixonado, ele não faz ideia do que fazer, a solidão que persegue Ben é o drama de muitos, e o jeito como ela é explorada no filme é espetacular. Não apenas o roteiro tem seus méritos, mas a direção também, falando primeiramente dos ângulos de câmeras, que visam sempre mostram bem em zoom e depois rola um grande zoom out, mostrando sempre como o personagem é pequeno no cenário, além de sempre utilizar tomadas longas e não abusar nos cortes, mesmo sendo um filme de 1966, além dos mais, temos ótimas canções na trilha sonora, as vezes até pode parecer pouco distoante ou repetitiva, mas a trilha conversa com o drama de Ben, além disso, temos uma ótima montagem e edições de som, além da lindíssima fotografia. As atuações também não ficam para trás, Dustin Hoffman está espetacular, e ele é um dos pilares que faz o roteiro conseguir explorar tantos temas, sem o ator, o filme talvez seria uma comédia romântica dramática qualquer, também temos a magnífica Anne Bancroft. O uso da espetacular canção "hello darkness my old friend" no final contrapõe um pouco a ideia do que o filme passa -A não ser se interpretarmos que o personagem ainda se sente vazio- por fim, não é um filme perfeito, mas cumpre tudo que promete e mais um pouco, muito mais um pouco.
    Enviada em 14 de abril de 2016
    -Filme assistido em 14 de Abril de 2016
    -Nota 7/10

Dustin Hoffman mostra todo seu potencial nesse que é um dos mais importantes filmes de sua carreira.
    Anne Bancroft e Katherine Ross estão excelentes.Todos eles mereceram as indicações ao Oscar por esse trabalho.
    Por fim,a trilha sonora clássica.Filme imperdível.

Enviada em 28 de junho de 2015
    Um Clássico do cinema mundial, tendo Hoffman como protagonista em uma atuaçõa inesquecivel para os amantes da setima arte, roteiro bom, valendo salientar um final mais ou menos, mas dar-se um destaque para trilha sonora maravilhosa e que fica na cabeça! Um filmaço!!!!
    Elvira A.
    Elvira A.

Enviada em 4 de outubro de 2013
    Dustin Hoffman já mostrou neste filme todo o potencial do ótimo ator que viria a ser. Anne Bancroft, excelente, e Katherine Ross, encantadora. A direção de Mike Nichols foi primorosa. Não me esqueço da trilha sonora, de Simon & Garfunkel, e das cenas do personagem Benjamin, nadando na piscina. Filme imperdível.
    Bruno Maschi
    Bruno Maschi

Enviada em 4 de janeiro de 2016
    Um filme muito bom! Clássico! Um final perfeito! Simplesmente comum, história comum, muito bem desenhada!
    Tibério M.
    Tibério M.

Enviada em 5 de dezembro de 2013
    Benjamin Bradock é um bom filho e um bom aluno. Terminou os estudos no tempo certo. Uma verdadeira alegria para os pais. O filho que todo pai e mãe deseja ter, mas além disso tudo, Benjamin é um jovem que está confuso com o seu futuro. Não sabe o que será dele, e isso não novidade para juventude, pois há vários jovens confusos pelo mundo todo e ser jovem é uma das melhores fases da vida. Entretanto, nessa confusão toda, Benjamim teve uma sorte daquelas de se relacionar com uma mulher mais velha. O desejo de qualquer jovem e de adolescente também. Depois de tanta comédia, drama e romance o final do filme é algo bem extraordinário e ao mesmo tempo, quem sabe, surreal. Só conferindo mesmo para ver e crer.

'A primeira noite de um homem' é um excelente filme. Uma história bem criativa e sem muita apelação. Totalmente diferente dos filmes de hoje em dia. Saudades desse tipo de filme.

Muito bom a atuação de Dustin Hoffman e Anne Bancroft. Eu ri em vários momentos antes dele se 'libertar'. Muito bom mesmo!

"Só se é jovem apenas uma vez" Saudades do meus 21 anos. =D

Ótimo filme!
    Enviada em 12 de novembro de 2013
    Um clássico que demorei bastante para assistir. Um filme bom demais. Mostra a evolução de um cara que não tinha segurança própria, nem maturidade após se envolver com uma mulher com dobro de sua idade. Recomendo!!!
    Mateus F.
    Mateus F.

Enviada em 17 de outubro de 2013
    A média dos filmes do "Adoro Cinema" são ridículas. Óbvio que cada um tem seu gosto e sua opinião (ainda bem, talvez), mas aqui parece que são todos drogados e é impossível confiar nas médias das notas do site. A primeira noite de um homem está na lista dos "1001 filmes para ver antes de morrer" e não é por acaso. É ver para entender.
    Phelipe V.
    Phelipe V.

Enviada em 9 de abril de 2013
    O grande êxito de The Graduate é, sem dúvidas, muito além da atuação magistral do jovem Dustin Hoffman, a direção. Aliada com a montagem, Mike Nichols faz escolhas perfeitamente acertadas, e, inclusive, algumas até com um certo tom de experimentalismo, para a época. E deu muito certo, faz com que The Graduate não seja um filme comum sobre o assunto, e sim um dos melhores. O que é a perfeição do ponto de vista de Benjamin na sequencia da piscina? Ou então, quando há uma sobreposição de imagem de duas situações diferentes, como, por exemplo, quando, numa das passagens de tempo, Benjamin pula na piscina, e, no momento seguinte o vemos pulando na cama com sua "amante". Ou o uso tão bem feito do zoom e do foco?

Aliás, falar de Dustin Hoffman é chover no molhado, principalmente na primeira parte do filme quando consegue transpôr toda a angústia, indecisão e aflição de alguém que acabou de se formar, está sendo pressionado de todas as formas, e assim, aparentemente, se tornando um "homem". É uma pena que, à medida que Benjamin vai amadurecendo com o andamento da história, sua atuação caia um pouco a ponto de ficar apenas no "ótimo". Assim como o próprio filme. Mas, felizmente, a lembrança dos momentos iniciais permanece.

Com também uma trilha-sonora mais do que sensacional, até visionária de certa forma, The Graduate é um dos filmes mais sinceros e bem feitos de um diretor que sempre procurou se superar. E vê-lo tão bem, no início da carreira, recebendo um Oscar que foi completamente merecido, me deixa bastante feliz!