O Piano
    Você assistiu O Piano ?

Sílvia Cristina A.
    Sílvia Cristina A.

Enviada em 11 de fevereiro de 2013
    Alguns filmes encantam pela história em si; pelos fatos vividos pelos personagens. Outros nos fascinam pela forma como os fatos são contados. "O piano" poderia ser mais uma história de amor e adultério como tantas outras. Porém, o excelente roteiro de Jane Campion vai além , nos enredando em um mundo de erotismo e mistério; submissão e revolta ; insensatez e lucidez. Como tantas outras mulheres , Ada , vivida por Holly Hunter , atravessa o oceano para fazer um casamento arranjado. Ada é muda desde os 6 anos de idade; perdeu a fala sem motivo aparente: um aspecto muito interessante do filme. Como tantas outras mulheres , ela aparentemente se submete a um mundo marcado pelo patriarcado. Só que Ada não é como todas as mulheres. Apesar de aparentemente frágil e indefesa , possui uma obstinação feroz , que beira a teimosia; é altiva , misteriosa e luta com todas as forças para recuperar a sua voz , que é o seu piano. Ada fala por meio do piano, que é abandonado na praia por seu marido, devido à dificuldade de transportá-lo. Ele lhe nega sua voz e ela lhe nega qualquer tipo de afeto físico ou emocional. Além das belas imagens ; da trilha sonora vigorosa e coerente com o filme ; além das grandes interpretações , “O piano” tem outro mérito que deve ser destacado: a aura de mistério; o que não podemos compreender totalmente , mesmo depois de assisti-lo muitas vezes. Existe algo de impenetrável em “O piano” por meio da personagem de Ada . Para o cineasta espanhol Luis Buñuel, o que falta há maioria dos filmes é o mistério, ingrediente essencial a qualquer obra de arte. Em “O piano” não falta mistério, sondagem psicológica ; personagens paradoxais e um profundo intimismo sensual transmitido não apenas pelo enredo em si ; também pelos movimentos de câmera , que valorizam os rostos, os gestos e parecem acompanhar os estados de espírito dos personagens, proporcionando ao filme uma grande fluidez das imagens , muito plásticas , subjetivas , quase um raio-X do mundo interior dos personagens , principalmente o da protagonista. Em uma cena , a câmera aproxima-se gradativamente até mergulhar no coque de Ada, como se o olhar do espectador pudesse penetrar em sua subjetividade , em seu feminino. É o ápice do voyeurismo. Não podemos nos esquecer de que as formas circulares dizem respeito às mulheres. As cores escuras dos trajes somadas ao excesso de lama do local onde a trama decorre proporciona um clima hostil ao filme , que nos remete a um mundo externo que pouco concede e a outro interior : misterioso e insondável. Merece destaque a cena em que Ada joga-se no mar com o seu piano, por ser talvez o momento mais misterioso do filme ; em que a protagonista mergulha literalmente nas possibilidades infinitas da liberdade. Uma obra densa , intimista , visualmente vigorosa e eroticamente visceral.
    Ceci O.
    Ceci O.

Enviada em 29 de dezembro de 2012
    Assisti esse filme há muitos anos, para mim se tornou cult. Paisagem belíssima, interpretações de tirar o fôlego por sua intensidade. Este é um filme para pessoas sensíveis, que enxergam além da monotonia das cenas que foram descritas nas críticas anteriores. Este filme me coloca em contato com meu lado mais humano. A verdade nua e crua. Com certeza quem gosta de filmes de ação, jamais entenderá a mensagem dessa película.
    Miguel Neto
    Miguel Neto

Enviada em 27 de abril de 2013
    Gostei.... arrastado e pesado..... mas prende a atenção até o final....
    Marcelo Lopez
    Marcelo Lopez

Enviada em 22 de janeiro de 2014
    Incrível como alguns filmes marcam a gente... lembro a primeira vez que assisti "O Piano" fiquei estarrecido e o filme permaneceu em minha memória por um longo tempo. Na época de seu lançamento eu era uma criança e a classificação etária do filme estava bem acima da minha idade. Mas lembro que desde o momento em que comecei a assisti-lo fiquei totalmente envolvido pela aquela historia tensa e sedutora de amor. A historia em tom narrativo se desenvolve numa Nova Zelandia recém colonizada, onde a diretora Jane Campion encontrou cenários perfeitos para o uso da fotografia fria. A progressão é lenta e sensível mostra o resgate de uma mulher sofrida através da música e do amor. Lindo filme com ótimas atuações, sobretudo das ganhadoras do Oscar Holly Hunter e Anna Paquim (vencedora aos onze anos de idade).
    Jane C.
    Jane C.

Enviada em 25 de abril de 2014
    Um dos mais belos, densos e intensos filmes que já vi.
    Junior Krüger
    Junior Krüger

Belíssimo filme, trilha sonora arrebatadora, interpretação impecável de Holly Hunter!
    Anne S
    Anne S

Enviada em 19 de julho de 2017
    Ada certamente tem um bloqueio/trauma desde a tenra infância, pois parou de falar sem razão aparente aos 6 anos. Mas, talvez por isso mesmo, se tornou uma mulher à frente de seu tempo, com opiniões fortes contrastada com a aparente solução de um desconforto em sociedade por ter uma filha sem ser casada. Então se submete ao casamento de arranjo. Logo vê que não é bem assim, porém todo afeto reprimido ela encontra em Baines. Ele parece rude, as cenas parecem eróticas, mas são psicológicas. A aproximação se dá aos poucos, ela quer ter certeza do "eu" dele... Não é um filme sexual, é profundo e mostra as tragédias, defesas e estratégias do ser humano. E afeto. Bela produção, direção competente, roteiro bem construido. E, bem, Holly Hunter esplêndida. Anna Paquin bem.
    Lucas R.
    Lucas R.

Enviada em 18 de outubro de 2014
    Anna Paquin mereceu o Óscar por este belo filme em que sua trilha sonora se sobressai. O resto apenas completa a obra.

Enviada em 1 de abril de 2015
    Um filme um pouco cansativo mas com uma bela fotografia e bom roteiro e atuações memoraveis de Holly hunter e Anna Paquim que inclusive lhe renderam os oscars de Melhor atriz e melhor atriz cuadjuvante!!!!
    Lucas Loula
    Lucas Loula

Que filme fascinante. Holly Hunter me fez ficar tenso com sua expressão e seu olhar. A menina (Anna Paquin) me surpreendeu por sua excelente atuação mesmo sendo tão jovem. Trilha sonora e fotografias impecáveis ( Aqui sou suspeito ao falar pois amo a Nova Zelândia). No mais recomendo a todos que assistam.