Tomates Verdes Fritos
    Você assistiu Tomates Verdes Fritos ?

Mauri
    Mauri

Assiti esse filme a poucos dias,fui ao Rio resolver umas coisas e estava sem fazer nada no ap do meu irmão, então decidi vasculhar suas caixas de filmes e no meio de centenas deles eu encontrei ete tesouro, não imaginei que um filme de 20 anos atrás de me emocionaria tanto,tenho certeza que me marcou de agora pra sempre, simplicidade nobre que faz deste um épico para ser lembrado sempre,Agora Tomates Verdes e fritos está a lado de E o vento levou como os inesquecíveis de minha vida de 21 anos, assistirei sempre que der,épico, emocionante naturalmente sem forçar,é o tipo de filme que não apelou a artificialidades para tocar, grande por natureza, personagens que apaixonam,é o tipo de obra que vale a pena dedicar quase duas horas da vida para prestigiar, não só um pouco do tempo mas várias horas ao longo da vida e aprender e refletir com este marco. Recomendo e quero agora ler o livro.

Enviada em 16 de novembro de 2021
    Bom filme sobre a força feminina e suas mazelas que a vida propõe! Roteiro é bom, apesar de levar o telespectador a ter pequenos toques soníferos, mas que em outros momentos energiza com bons diálogos.
    Rodrigo o que?
    Rodrigo o que?

Enviada em 28 de junho de 2020
    Com uma história doce e agradável, Tomatoes verdes fritos entra pra minha lista de Melhores filmes pra se ver numa tarde sem nada pra fazer❤️👍
    Wellingta M
    Wellingta M

Esse filme é lindo e marcou minha vida Uma estória fantástica da amizade entre duas mulheres enfrentando todo o machismo e o preconceito racial da época.As quatro atrizes arrebentam no filme e eu chorei horrores. Recomendadíssimo!.
    Amanda F.
    Amanda F.

Enviada em 13 de fevereiro de 2013
    Lindo demais, é uma filme que mostra o que é a verdadeira amizade!
    O filme mais bonito que eu já vi, chorei e ri assistindo!
    Luiz C.
    Luiz C.

Enviada em 28 de janeiro de 2024
    Meio na contramão, vou começar pelo ponto que eu consideraria, hoje, como sendo "negativo" no filme, mas que era absolutamente usual em 1991.
    Trata-se da "anedota" atual, no caso as desventuras cotidianas da personagem de Kathy Bates, Evelyn Coach, uma gordinha com baixa autoestima e que vai se empoderando ao longo do filme. Este recurso era muito utilizado na época, quando se acreditava que as audiências contemporâneas não teriam "fôlego" para assistirem a um longa de época. Foi o mesmo recurso narrativo utilizado também em TITANIC (EUA, 1997), rodado apenas seis anos depois, quando a história é narrada em flash-back pela personagem Rose, vivida por Gloria Stuart.
    Mediante olhar de 2024, eu diria que o recurso é absolutamente desnecessário e apenas torna o filme mais longo, sem necessidade.
    Dito isso, passamos ao que interessa, que é um retrato perspicaz e sem retoques da sociedade do sudeste dos EUA, no início do século XX, com o seu apartheid, dolorido para os negros e nem sempre convenientemente assumido ou denunciado pelos brancos, a sua hipocrisia spoiler: (exemplo máximo é o pastor que, no tribunal, jura com a mão sobre um exemplar de Moby Dick, ao invés da Bíblia, porque teria de mentir)
    , as questões de gênero (machismo, misoginia, sexismo, bissexualidade) que acompanham Igdie, a anti-heroína, durante todo o filme e que possibilitam que, num cruzamento com o tempo atual (1991) leve Evelyn ao empoderamento.
    Como questões secundárias/marginais no filme temos o papel de amplo espectro assumido pelas igrejas batistas na região, onde despontaram nomes como Aretha Franklin, Ella Fitzgerald, Tina Turner ainda a bostoniana Donna Summer, Mahalia Jackson, “a rainha do gospel”, o pioneiro do rock'n'roll Chuck Berry e o grande cantor de soul Otis Redding, Jr., entre outros. Temos também a ku klux klan e a nefasta influência que exerceu (e ainda exerce!) nesta região, bem como a reação a esta conjuntura, como a campanha pelos direitos civis do Reverendo Marthin Luther King (1929-1968).
    Uma obra-prima sem dúvida alguma, que merece ser revisitada!
    Elvira A.
    Elvira A.

Enviada em 28 de setembro de 2013
    Um filme com enredo diferente, oscilando entre a nostalgia e a tragicomédia, e com grandes atuações de Jessica Tandy, Kathy Bates, Mary Stuart Materson e Mary-Louise Parker. Bela trilha sonora. O filme dividiu o público: houve quem o considerasse um dos melhores filmes da década, enquanto outros o receberam com frieza.
    Anne S
    Anne S

Enviada em 10 de agosto de 2017
    "Tomates Verdes Fritos" tornou-se um clássico, e como tal, deve ser respeitado. Porém, há muito pouco de bom no filme. Excelente fotografia e atuações magnificas de Mary Stuart Masterson e Mary-Louise Parker. E só. Kahy Bates e Jessica Tandy, apesar de talentosas estão apenas burocráticas. O filme nem é tão longo, mas discorre monótono, história morna. É preciso sensibilidade sim, roteiros podem ser poéticos sim, mas o todo desse filme poderia ter sido melhor concebido e realizado.
    andreluizgf
    andreluizgf

Muitas pessoas não assistem pelo nome do filme. Pensam que deve ser alguma comédia em que ficam fritando tomates verdes que nem loucos. Sei disso porque muitos amigos me disseram essas bobagens. O filme é excelente. Um drama bem elaborado. Fala sobre amizade, amor, preconceito, casamento, velhice, morte, entre outros temas. Quem ainda não viu, está perdendo uma grande obra do cinema.
    Luque
    Luque

Filme com aparência de "sessão da tarde" e com forte apelo emocional, mas que é contado de uma forma delicada, mexendo com os sentimentos de uma forma simples, mas sem cair na banalidade ou no excesso de clichês. O filme se passa em duas épocas diferentes e não deixa espaço pra monotonia. A atuação do quarteto feminino é excepcional. Jessica Tandy, Kate Bates e Mary Stuart Masterson estão acima de quaisquer expectativas.