Tomates Verdes Fritos
    Você assistiu Tomates Verdes Fritos ?

Walmir R.
    Walmir R.

Tomates verdes e fritos. Se é verdade que essa história remete ao encontro de alguns dados da história cultural americana como racismo, preconceito e repressão emocional, revela-nos também, por outro lado, uma história peculiar, de personagens marcados por dramas pessoais. O roteiro, de um modo geral, conta a história de um conflito entre um mundo exterior e um outro interior. O retorno de fora para si, que diz respeito à ingerência dos valores morais, culturais e normativos representados no filme – e aí o interessante –, não pela aceitação, mas pela negação de Idgie à rotina religiosa e conservadora dos moradores de Whistle Stop, no Alabama, desperta nessa personagem o seu inquieto lado “Towanda”, que lhe inspira o seu jeito tão não-convencional de ser, se revelando muito mais como uma identidade sua. Na verdade, Idge e Towanda são uma só. Idgie perdera seu irmão Buddy; o luto, tão corrente nesse enredo, pôde significar, no início, um isolamento, por achar que ninguém mais a entenderia. Mas a amizade de Ruth traz Idgie de novo a uma história que na verdade Idgie é quem a apresentará a Ruth, e também a Evelyn Couch, através das palavras da senhora Threadgoode. Essa sua identidade que havia sido reprimida com a morte de Buddy pode ser novamente vivenciada através da experiência do encontro de uma amizade. Um dos pilares do roteiro é justamente a necessidade da revelação de uma espécie de “identidade inconsciente”, já denunciada pelo próprio título do filme. Desse modo, começando justamente pelo título, que alude à iguaria preferida da senhora Threadgoode, o roteiro conduz à trama tão íntima e singular que se desenrolou naqueles dias em torno do Café. A desconfiança à proximidade de Idgie e Ruth, que simboliza a desconfiança social que paira sobre indivíduos potencialmente descumpridores de normas convencionais e valores culturais estabelecidos (como a proximidade com os negros, por exemplo, numa época em que ardia o odioso fogo da Ku Klux Klan), acaba por ceder lugar à beleza de uma amizade verdadeira. De fato, talvez essa seja uma função da arte, e em especial do cinema, que nos aproximam tanto de nós mesmos: traçar um perfil perfeito dos acontecimentos ou das coisas. No caso dessa história, a amizade entre Idgie e Ruth, ímpar, com um ingrediente emocional só delas, como a história de cada um de nós.
    andreluizgf
    andreluizgf

Muitas pessoas não assistem pelo nome do filme. Pensam que deve ser alguma comédia em que ficam fritando tomates verdes que nem loucos. Sei disso porque muitos amigos me disseram essas bobagens. O filme é excelente. Um drama bem elaborado. Fala sobre amizade, amor, preconceito, casamento, velhice, morte, entre outros temas. Quem ainda não viu, está perdendo uma grande obra do cinema.
    Wellingta M
    Wellingta M

Esse filme é lindo e marcou minha vida Uma estória fantástica da amizade entre duas mulheres enfrentando todo o machismo e o preconceito racial da época.As quatro atrizes arrebentam no filme e eu chorei horrores. Recomendadíssimo!.
    Anne S
    Anne S

"Tomates Verdes Fritos" tornou-se um clássico, e como tal, deve ser respeitado. Porém, há muito pouco de bom no filme. Excelente fotografia e atuações magnificas de Mary Stuart Masterson e Mary-Louise Parker. E só. Kahy Bates e Jessica Tandy, apesar de talentosas estão apenas burocráticas. O filme nem é tão longo, mas discorre monótono, história morna. É preciso sensibilidade sim, roteiros podem ser poéticos sim, mas o todo desse filme poderia ter sido melhor concebido e realizado.
    L. Henrique & Paula
    L. Henrique & Paula

Um filme de 1ª grandeza, só não foi tão surpreendente para mim porque minha amada esposa me fez o grande favor de me contar a história nos mínimos detalhes antes de assisti-lo. Recomendo.
    Luque
    Luque

Filme com aparência de "sessão da tarde" e com forte apelo emocional, mas que é contado de uma forma delicada, mexendo com os sentimentos de uma forma simples, mas sem cair na banalidade ou no excesso de clichês. O filme se passa em duas épocas diferentes e não deixa espaço pra monotonia. A atuação do quarteto feminino é excepcional. Jessica Tandy, Kate Bates e Mary Stuart Masterson estão acima de quaisquer expectativas.
    Mauri
    Mauri

Assiti esse filme a poucos dias,fui ao Rio resolver umas coisas e estava sem fazer nada no ap do meu irmão, então decidi vasculhar suas caixas de filmes e no meio de centenas deles eu encontrei ete tesouro, não imaginei que um filme de 20 anos atrás de me emocionaria tanto,tenho certeza que me marcou de agora pra sempre, simplicidade nobre que faz deste um épico para ser lembrado sempre,Agora Tomates Verdes e fritos está a lado de E o vento levou como os inesquecíveis de minha vida de 21 anos, assistirei sempre que der,épico, emocionante naturalmente sem forçar,é o tipo de filme que não apelou a artificialidades para tocar, grande por natureza, personagens que apaixonam,é o tipo de obra que vale a pena dedicar quase duas horas da vida para prestigiar, não só um pouco do tempo mas várias horas ao longo da vida e aprender e refletir com este marco. Recomendo e quero agora ler o livro.
    Pires
    Pires

Excelente filme, produção impecável e atuação maravilhosamente agradáveis. Roteiro simples mais tocante. Filme pra assistir várias e várias vezes e se emocionar sempre.
    Gil Alves J.
    Gil Alves J.

Um filme sobre valores humanos, sobre como viver melhor, sobre como encarar adversidades. Estórias q se entrelaçam mas experiências dos personagens muito bem contadas no filme. Muito bom
    Gustavo
    Gustavo

Eu sou muito viciado em filmes. Já vi milhões e só tenho 15 anos. Mas esse filme aqui é simplismente o melhor filme que eu já vi na vida. Com um roteiro muito simples (mas cheio de surpresas), atores incrivéis, fotografia ótima, trilha sonora maravilhosa ... um filme que todos deveriam ver pelo menos uma vez na vida! Incrivél do primeiro ao último minuto! Simples mas muito complexo! Um filme MARAVILHOSO! RECOMENDO MUITOOOOO.