A Brighter Summer Day
    3,4
    Você assistiu A Brighter Summer Day ?

1 Crítica do usuário

Richard
    Richard

Enviada em 24 de novembro de 2022
    Poucas obras conseguem tanto êxito como essa, principalmente em como como Yang excede essa quantidade de tempo para um desenvolvimento cultural e psicológico. Ao ponto de não somente inserir o público no ambiente, mas de genuinamente fazer dos personagens um reflexo social de época.

Yang envolve a narrativa numa abordagem tão orgânica que mesmo tendo varias temáticas elas são entreladas de um jeito muito natural, o desenvolvimento gradativo escancara a influência do ambiente na formação personalidades, e mudanças comportamentais. É muito direto as tendências que o Si'r acaba seguindo, contudo fica implícito não ser a alternativa imutável, Sly seguiu um caminho diferente mesmo após passar por situações semelhantes ao protagonista, por exemplo. Si'r apenas não tinha estabilidade o suficiente para mudar seu curso como alguns ao seu redor.

Me espanta o filme não se contentar apenas em embasar uma visão social, é fascinante perceber como o Yang lida com a psique das pessoas, principalmente como o Si'r parece estar dentro de um ostracismo íntimo, ou como Cat é a idealização imaculada de esperança. O relacionamento deles sempre me soam sinceros e verdadeiros, é um domínio excepcional do texto para ser crível e efetivo. Existe até um esmero em como cada faixa etária se comporta no meio do contexto geral.

Sempre há um influxo cultural sendo debatido, como o fato de uma das personagens indagar que mesmo após uma guerra, os chineses (refugiados em taiwan) se apropriam de costumes e músicas japonesas. Assim como em Taipei Story — o sonho americano vem enraizado na população taiwanesa, justamente pela preponderância mediadora à construção estrutural do País, até o fato de usarem o dólar como moeda funciona como embasamento.

Me parece que a obra inteira está sempre argumentando sobre seus desfechos narrativos, até porque todos os aparatos sociais causam a crise na família, que subitamente demosrona para mostrar as faces que o diretor busca. Uma conclusão amarga, entretanto, brilhante justamente por solidificar os pilares de discussão levantados. Por fim, fica quase impossível não defender a ideia de que estamos falando sobre uma obra prima do cinema.