Dr. Fantástico
    Você assistiu Dr. Fantástico ?

Luan
    Luan

Enviada em 8 de abril de 2023
    "Dr. Fantástico" é considerado uma das melhores comédias já produzidas, com um humor inteligente, crítico e voraz que satiriza o militarismo, a corrida armamentista e a Guerra Fria. As situações políticas tragicômicas que se desenrolam ao longo do filme são tão vívidas e absurdas que se tornam angustiantes, levando à possível destruição do mundo causada pela estupidez político-militar. As atuações marcantes, com destaque para Peter Sellers, e a direção genial de Kubrick fazem de "Dr. Strangelove" uma das obras mais importantes do século XX e a minha favorita do diretor.
    Romulo Malavasi
    Romulo Malavasi

Enviada em 26 de dezembro de 2022
    O MELHOR FILME DE CÓMEDIA DE TODOS OS TEMPOS, COM UM ROTEIRO IRÔNICO E BRILHANTEMENTE INTELIGENTE, ALÉM DA MAIOR ATUAÇÃO DO GENIAL PETER SELLERS EM TRÊS HILÁRIAS INTERPRETAÇÕES E UMA DAS MAIORES ATUAÇÕES DO LENDÁRIO GEORGE C. SCOTT. A OUSADIA DE STANLEY KUBRICK EM FAZER UM FILME SOBRE PARANOIA E DESILUZÃO PERANTE A UMA EMINENTE GUERRA NUCLEAR, NO AUGE DA GUERRA FRIA E PÓS MORTE DE JOHN F. KENNEDY, MOSTRA O QUANTO O DIRETOR SOBREPÔS A ARTE A QUALQUER OUTRA COISA. HUMOR NEGRO FINO E AINDA HOJE ATUAL, OBRA-PRIMA.
    Carlos P.
    Carlos P.

Enviada em 26 de fevereiro de 2022
    Por se tratar de um clássico, sempre irei recomendar que seja visto. Sempre se aprende alguma referência. Mas foi apenas uma história levemente divertida, sem nenhum grande impacto pra mim.
    Luizgotam
    Luizgotam

Enviada em 12 de janeiro de 2021
    muitos podem achar uma comédia sem sal ,mas se ver direito vai encontrar muita genialidade nessa obra .o filme tem um humor inteligente, atuações ótimas, uma direção afiada com ótimos cenários. nota 9/10.
    Murilo De Moraes Franco
    Murilo De Moraes Franco

Enviada em 22 de outubro de 2020
    Stanley Kubrick não é tido como um dos melhores diretores do cinema à toa. Ambicioso e megalomaníaco como era, uma das principais metas do diretor era trazer, para cada gênero, a sua obra-prima definitiva. Um objetivo insano? Certamente que sim, mas a eterna busca pela perfeição de Kubrick em seus filmes o levou a obter êxito em quase todas as suas empreitadas. Neste caso, Dr. Fantástico é a contribuição do diretor para o gênero da comédia, o que não deixa de ser uma surpresa, visto que Kubrick já era visto como um sujeito mal-humorado e moralmente repulsivo por todos com quem trabalhava, ou seja, fazer rir estava bem longe de ser o forte do diretor.

Inicialmente, Dr. Fantástico seria um drama político sobre a Guerra Fria, mas ao se deparar com os absurdos do livro de Peter George (no qual o longa é baseado), Kubrick viu a oportunidade de trazer uma visão diferenciada ao tratar um tema pesado e intimista com uma extensa dose de sátira. Mas ao contrário de O Grande Ditador, onde Charles Chaplin trouxe seu humor singular para um tema forte como o nazismo, o humor de Kubrick é ainda mais ácido e caricatural, no objetivo de expor a ridícula premissa de algo como a Guerra Fria, onde duas superpotências se armam até os ossos para manter a paz.

“Senhores, não briguem, aqui é a Sala de Guerra!”

Mesmo sendo o gênio que era, Kubrick jamais teria obtido tal êxito em Dr. Fantástico sem a presença de uma figura carimbada do gênero, o inigualável Peter Sellers, que aqui interpretada nada menos que três personagens, todos extremamente distintos entre si. Kubrick também contou com a presença do lendário George C. Scott, que mais tarde viria a afirmar que a melhor performance de sua vida seria aquela vista em Dr. Fantástico.

De maneira inteligente e criativa, Kubrick e seu co-roteirista Terry Southern criam uma trama de ficção através de fatos e boatos que circulavam na época: o general Jack D. Ripper (Sterling Hayden) ordena um ataque não autorizado a União Soviética após sua certeza de que os comunistas estariam envenenando a água potável de todo o mundo. O capitão Mandrake (Sellers) tenta impedir o ataque, mas sem sucesso. Quando o real problema é descoberto, o presidente dos EUA Merkin Mufflin (Sellers mais uma vez) reúne o Conselho de Guerra e descobre que não há como impedir o ataque, uma vez que a bomba está no ar e se encontra incomunicável.

Dr. Fantástico nos traz um grande número de sequências e diálogos emblemáticos, onde o Kubrick carrega o filme de uma ironia fina e sutil, mas também agressiva e voraz, o que talvez explique o desgosto de alguns que esperavam uma comédia feita unicamente de risadas grosseiras. Dr. Fantástico não faz rir o tempo todo, mas poucos filmes conseguiram ser tão sarcásticos quanto este, sem deixar que as risadas fizessem com que o espectador esquecesse do real objetivo do diretor: expor os absurdos de um fato histórico que marcou a história dos EUA.

Com seu elenco, o filme apenas ganhar em charme e interesse. Peter Sellers tem aqui um dos momentos mais geniais de sua carreira, onde sua interpretação tripla expõe o quão talentoso o ator era. Sua performance como o personagem-título, um sujeito de óculos escuros, sorriso maníaco e cuja mão direita que tem vida própria insiste em fazer saudações nazistas é, em especial, um dos grandes momentos que o gênero da comédia já teve. É humor negro de primeira linha.

Obviamente, Dr. Fantástico desagradou e ofendeu a diversos espectadores puritanos na época de seu lançamento, e mesmo hoje o filme ainda funciona como uma cutucada na ferida daqueles envolvidos na Guerra Fria. Ainda assim, o filme ainda é considerado uma das realizações mais emblemáticas de seu gênero e uma das grandes obras-primas do mestre Stanley Kubrick.
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 13 de agosto de 2019
    Uma grande sátira dos tempos de guerra,mas ao olhar detalhista,sugestivo e gesticular do gênio Stanley Kubrick,Dr. Fantástico não é uma comédia tradicional,tem uma complexidade e um humor negro sutil e perspicaz que revolucionou o gênero.O longa é como de costume dos trabalhos do Kubrick,uma adaptação do livro "Alerta Vermelho" que conta a história de um general que perde a cabeça e ordena um ataque nuclear a União Soviética pois ele acredita que a água é sabotada pelos soldados vermelhos e assim quer que isso seja evitado,para parar o ataque o governo americano tem um problema,as comunicações são bloqueadas a não ser que tenham um código que só o general sabe e assim se instala um perigo de terceira guerra mundial e até a extinção da humanidade.O filme é escrito e dirigido pelo gênio Stanley Kubrick que conduz a história com maestria,o humor do filme não é escancarado e pode decepcionar os que esperam uma comédia de muitos risos.O trabalho a respeito dos vícios de guerra e até as críticas feitas ao governo são incrivelmente bem postas no enredo e se faz atual cada vez mais. Há de se destacar o elenco espetacular:Sterling Hayden tem umas teorias da conspiração sensacionais e as explica de maneira hilária e prova um lado psicótico de guerra,George C. Scott é o mais engraçado pelo menos nas gesticulações e tiques além de suas idéias e comentários de guerra mas o dono do filme é Peter Sellers que está perfeito,ele dá um show de versatilidade dos personagens e dá cara a cada um deles além da aula de atuação como personagem Dr Folamour.
    cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 16 de janeiro de 2017
    O absurdo das hierarquias e do sistema de proteção para decisões vitais para a paz mundial, junto como os militares são colocados no filme, irresponsáveis que parecem estar na corporação simplesmente pelo acaso da vida, parece ser a matéria-prima dessa excelente comédia de Stanley Kubrick (Laranja Mecânica, 2001). No entanto, não é por isso que o filme deixa de ser realista, e as cenas de combate, tanto no ar quanto na terra, são tão tensas quanto as conversas na cúpula do Pentágono.
    Fernanda Garcia
    Fernanda Garcia

Enviada em 20 de novembro de 2016
    “Senhores, não briguem, aqui é a Sala de Guerra!”. Esse frase resume mais um clássico de Kubrick. Irreverente, sarcástico, com diálogos geniais. A ideia de uma máquina apocalíptica de ¨paz¨ evidencia o conceito de paz armada da Guerra Fria, porém, é antes de tudo atual,nos fazendo refletir sobre uma hipotética Terceira Guerra Mundial, uma guerra nuclear com potência de causar uma colapso ou até mesmo a extinção dos humanos. Resta a nós evitar beber água fluoretada e começar a construir abrigos nas minas.

Enviada em 30 de maio de 2018
    Um grande clássico do gênero, mas não encheu meus olhos, faltou mas roteiro e mais emoção!!!! mas no olhar tecnico é incrível!!!
    Alvaro S.
    Alvaro S.

Enviada em 15 de outubro de 2015
    Uma sátira ácida sobre a indústria armamentista.
    Um general num momento de loucura ordena que caças ataquem a União Soviética com bombas atômicas, isolando todas as comunicações entre as aeronaves e o mundo exterior. O único que desconfia é o Capitão Lional (Peter Selles, indicado ao Oscar pelo papel), que vira seu prisioneiro.
    Utilizando a comédia como elemento narrativo, o filme toca em questões relevantes ainda nos dias de hoje, como os medos e as paranoias que uma possível guerra nuclear causaria no mundo.
    Tive a oportunidade de ver as maquetes da sala do pentágono, numa exposição dos filmes do Stanley Kubrick no MIS, onde boa parte da trama acontece e entender o gigantismo dos cenários construídos especialmente para a produção. Esse conhecimento elevou o nível de envolvimento com a história.
    É um filme obrigatório para amantes da sétima arte.
    Curiosidade. Indicado a 4 Oscars, Melhor Filme, Diretor, Ator e Roteiro Adaptado.
    Outra Curiosidade. Está em 49º lugar entre os 250 melhores filmes segundo o site IMDB.
    Nota do público: 8.5 (IMDB)
    Nota dos críticos: 99%(Rotten Tomatoes)
    Bilheterias
    EUA - $9,4 milhões

Acesse o blog 365filmesem365dias.com.br para ler sobre outros filmes.