Thelma & Louise
    Você assistiu Thelma & Louise ?

Alan
    Alan

Enviada em 4 de dezembro de 2023
    Bom filme com a cara dos anos 90 e com a qualidade que se poderia esperar de Ridley Scott. Notável também a bela trilha de Hans Zimmer.
    João Marcelo M.
    João Marcelo M.

Enviada em 22 de junho de 2023
    Assisti esse filme em 2023 e me surpreendi com a capacidade do roteirista em tratar o tema da opressão à mulher, que está tão em pauta nos dias de hoje, em um filme de 1991.

O filme prende a atenção do início ao fim e mexe com todas as emoções do telespectador, trazendo um mix de comédia, drama e ação, digno de Oscar!

As amigas Thelma e Louise saem para uma viagem "inocente" para dar uma espairecida na cabeça, que acaba se tornando uma aventura muito louca, regada a muita bebida, confusão, violência, crimes, e no fim das contas a viagem se transforma em uma longa perseguição policial que culmina no clássico final spoiler: chocante e libertador da acelerada rumo ao precipício no Grand Canyon.

O filme tem muitas cenas incríveis e todas com mensagens interessantes por trás, ligadas à temática do machismo e violência contra a mulher. Por traz das atitudes das amigas havia uma Thelma vítima de um casamento abusivo, uma Louise com um misterioso passado de violência sexual no Texas, e ambas vítimas de uma sociedade opressora machista. Esse contexto foi fundamental para as tomadas de decisão equivocadas que ambas tiveram. spoiler: Motivação de Louise balear o estuprador de Thelma e decidir não contar à polícia possivelmente está ligada à experiência pregressa de violência sexual sofrida no Texas, onde possivelmente a polícia pouco fez para defendê-la. A partir desse evento, ambas entram em uma escalada de crimes e transgressões, sempre em uma busca inútil pela liberdade inatingível.

O mais interessante é que o filme consegue passar essa mensagem sem ser chato e militante demais. Temas sensíveis são abordados em um divertido, empolgante e cativante contexto de aventura, amizade e cumplicidade entre Thelma e Louise, em uma atuação maravilhosa de Geena Davis e Susan Sarandon!

Uma verdadeira obra de arte do cinema!
    Pedro Junior
    Pedro Junior

Enviada em 21 de agosto de 2020
    bom filme apesar de carregar na pegada feminista, deixando mtas partes bem forçadas e exageradas parecendo que as duas são vítimas de uma grande conspiração.

Apesar de assissarem, roubarem e propagar o caos por onde passavam não tiveram a simples ideia de roubar outro carro pra despistar a polícia....
    Luis Felipe Santos Clarke
    Luis Felipe Santos Clarke

Enviada em 29 de junho de 2020
    Que filme magnífico. É uma das mais belas obras primas dos filmes da década de 90 e ainda mais se passando pela 66 route e estados de Arizona, Oklahoma que trazem os roads movies a se tornarem únicos naquela região. Um filme que trata sobre liberdade, feminismo e muito mais!
    Carla Gomes
    Carla Gomes

Enviada em 30 de março de 2020
    Maravilhoso tem personalidade tema foda chutou o balde e o pai da barraca assisto com prazer este filme

Enviada em 11 de setembro de 2019
    Mais uma clássico do mestre Ridley Scott! Aqui temos uma dupla composta por duas divas, a Geena Davis e Susan Sarandon se metendo em confusão atras de confusão , mas nada de comédia! sim muita ação com diálogos imperdíveis, elenco ainda tem Brad Pitt, o grande Harvey Keitel Michael Madsen, todos estão ótimos. Filme indicado a direção, atriz para Davis e Susan, Roteiro original que inclusive saindo vencedor, fotografia, montagem. Thelma & Louise é um filme marcante que até hoje leva os fãs a loucura.
    Isabelle
    Isabelle

Enviada em 28 de abril de 2019
    Depois de tantos anos e de ter assistido várias vezes Thelma e Louise, após rever o filme uma vez mais, não posso deixar de registrar o quanto ele é bom, bem feito e oportuno. Direção impecável, fotografia ampla e brilhante, em cenários surpreendentes, personagens cativantes, atrizes envolventes, roteiro responsável e engajado, não posso ver cenas de Thelma e Louise ou mesmo falar do filme sem um nó na garganta e o desejo de voar em um Tunderbird verde.
    cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 15 de janeiro de 2017
    “Quantas vezes mais essas mulheres vão ser maltratadas?”, pergunta um personagem perto do final do filme. Se formos considerar tudo que aconteceu com essas mulheres e por que elas seguiram por esse caminho, veremos que além da pergunta ser retórica, ela se dirige muito mais para o espectador do que para as pessoas do filme.
    Marcão
    Marcão

Enviada em 12 de março de 2016
    Duas amigas cansadas do cotidiano resolvem se unir e botar o pé na estrada, fugindo de suas vidas normais e chatas. Mas durante a viagem, uma delas mata um homem e as duas se tornam alvos da polícia americana.
    Embora com roteiro e direção bem menos louváveis na minha opinião, Terra Fria (North Country, 2005) também pode ser classificado como um filme "feminista". Talvez por ter sido produzido visando mais o caráter comercial do cinema, ele é apresentado de uma maneira mais "atraente", digamos. Por isso, foi bastante visto. O que já é ótimo, num cenário onde a temática feminista é praticamente nula, e quando existente, pouco apreciada.
    Como admiradora fervorosa de T&L, não ouso compará-los, claro. Mesmo porque, apesar das falhas, Ridley Scott não deixa seu nome ser usado em vão no quesito direção.
    O roteiro é infalível e, com certeza, fator predominante para o sucesso do longa.
    Concordo com o final, mas sou obrigada a confessar que torci para que tivesse sido um happy end.. (marcas deixadas pelo excesso de hollywoodianos Sessão da Tarde!)
    Bom, vou parando o comentário por aqui, mesmo porque, só vim pra tietar seu blog. hehehe
    Adoro seus posts. Meu irmão me mostrou o blog num belo dia de inspiração e depois disso faço visitas regulares.
    Parabéns!!!
    Puxa, Lola, justo a cena do caminhão, a melhor de todas!!!!!! Revejo sempre que estou puta. Na primeira vez que assisti achei q elas iam matar o cara, aí achei pesado demais... quando percebi que elas só queriam explodir o caminhão, achei tão sutil! ahhahahah

Tb acho a cena do rastafári nada a ver, mas dá pra ver como um deboche à força policial, que reprime, e talz. Mas é meio descontextualizado, mesmo.

Mas olha, tá pra nascer um filme tão feminista como T&L, mesmo.
    Gostei da análise, mas vejo com outros olhos a cena do caminhão. Ela e exagerada de proposito, o resultado final de um processo de inversão de gêneros em dois sentidos: O masculino/feminino e dos filmes hollywoodianos. Mais importante que o suposto realismo que o filme poderia proporcionar é a crítica à sociedade americana e o próprio cinema emposta por Scott, ainda marcado pelo machismo.
    Crítica expostas nos cenários que compõem o road movie, que evoca a construção do sonho americano, a sensação de liberdade presentes nos cenários que marcariam os filmes de Jonh Ford. E nos “acessórios” associados as personagens o Carro no caso de Lousie, que evoca a possibilidade de liberdade, de poder ir onde deseja e o revolver de Thelma que evoca sua emancipação.
    A cena de caminhão é portanto um ótimo exemplo da transgressão de gêneros e da crítica citada. Uma grande homenagem aos Wester norte americanos, agora protagonizados por duas mulheres, presentes nos ângulos escolhidos, cenário, roupas remetem aos clássicos do gênero. Utilizando o “exagero” como a cartasse aos expectadores e um breve alento ao trágico destino que aguarda as personagens.
    Contribuindo muito, para um dos raros filmes que as mulheres sem para explorar o Oeste, enquanto os homens as esperam ansiosas em suas casas.
    Kid Janjão
    Kid Janjão

Enviada em 21 de janeiro de 2015
    Tá cansado da sua vidinha? Sonha em pôr o pé na estrada? Então esse filme é pra você.