Ilha das Flores
    Você assistiu Ilha das Flores ?

Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 17 de abril de 2019
    Em 1990, Jorge Furtado, diretor dos longas, Houve uma vez dois verões (2002), O Homem que copiava (2003), Meu Tio Matou um Cara (2004) e Saneamento Básico (2007), levou o Urso de Prata de melhor curta no Festival de Berlim por esta amarga demonstração da lógica capitalista. Estruturado com o mais básico dos telecursos, Ilha das Flores mapeia a trajetória de um tomate na sociedade de consumo. Numa série de vinhetas secas e irônicas, nas quais a encenação de um registro documental é intercalada com animações toscas e imagens de arquivo, a fruta sai da plantação de um fazendeiro, o Sr. Suzuki, passa pela cozinha de dona Anete, uma dona-de-casa da classe média, e vai parar no lixão da Ilha das Flores, na periferia de Porto Alegre, onde porcos (primeiro) e pobres (depois) colhem sobras para a alimentação. Em 12 minutos, o filme sobe e desce essa cadeia alimentar e se depara com seres humanos nas duas extremidades, todos dotados de “telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor”, como reiterado pela narração de Paulo José, mas nem todos dotados de dinheiro. O texto, como de praxe no cinema de Furtado, é o triunfo. Concebido para “ser compreendido até por marcianos”, recorre à repetição do óbvio nas definições do que seja ser humano, tomate, porco, dinheiro e justapõe tais conceitos via raciocínio frio, mecânico, no padrão “A leva a B, que leva a C”. O tom de bizarria preparara o terreno com perfeição para a puxada de tapete no final, quando o humanismo do filme se revela. Com Ciça Reckziegel, Douglas Trainini e Júlia Barth.
    Edinei D.
    Edinei D.

Enviada em 27 de agosto de 2013
    Com uma linguagem extremamente explicativa, o curta narra os acontecimentos em torno de um tomate. Mostrando como o capitalismo massacra as pessoas que não tem dinheiro, a chamada desigualdade social.
    Jose Eduardo O.
    Jose Eduardo O.

Enviada em 13 de janeiro de 2014
    Roteiro muito bem escrito, prende sua atenção em pouco tempo e ainda faz você refletir sobre algo que está bem próximo ao nosso olhos.
    Murilo Lugli
    Murilo Lugli

Enviada em 9 de abril de 2020
    O curta retrata o caminho de um tomate desde quando é plantado e colhido, levado para ser vendido em um supermercado, onde uma simples pessoa compra o tomate mas ele apodrece e vai pro lixo, do lixo ele é levado para a Ilha das Flores, onde mostra pessoas que são tratadas piores que animais pelo simples fato de não possuírem dinheiro, retratando as consequências do capitalismo, a já conhecida desigualdade social.
    Gustavo Vicentini Deon
    Gustavo Vicentini Deon

Enviada em 26 de setembro de 2021
    Não é na ilha das floresNão é na ilha das floresNão é na ilha das floresNão é na ilha das floresNão é na ilha das floresNão é na ilha das floresNão é na ilha das floresNão é na ilha das floresNão é na ilha das floresNão é na ilha das flores
    Allyne C.
    Allyne C.

Enviada em 27 de maio de 2015
    O melhor doc que eu vi nos ultimos tempos, aquele que a gente sente que muda um pouco a nossa vida.
    Paulo A.
    Paulo A.

Enviada em 22 de julho de 2015
    Um ótimo curta, mostra mesmo a realidade. Assisti hoje na aula de Sociologia e gostei muito.
    Rodrigo P.
    Rodrigo P.

Enviada em 23 de novembro de 2015
    Narrativa fantástica, abordando como a sociedade da preferência ao dinheiro e deixa de lado os semelhantes!