Alien, o 8º Passageiro
    Você assistiu Alien, o 8º Passageiro ?

Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 13 de maio de 2017
    A obra cinematográfica que inspirou e moldou um gênero, quando em pleno final da década de 70, o visionário Ridley Scott decidiu abordar uma ficção syfy de suspense, foi surpreendente, não que nunca houve nada parecido antes, mas o enfoque no terror é algo diferente, “Alien” é um culto e uma inspiração para toda uma cultura pop que iria se criar posteriormente, além de ser um ótimo filme. Contando a historia de uma aeronave no futuro tripulada por 7 astronautas que recebe um estranho chamado vindo de um pequeno planeta misterioso, ao descerem para investigar acabam trazendo para dentro da nave uma curiosa e letal forma de vida alienígena. Temos uma premissa que iria ser amplamente copiada com o passar dos anos, com um enfoque no suspense, criando uma atmosfera de terror mas sem jogar para escanteio os elementos syfy, “Alien” não conta com um roteiro espetacular, muito pelo contrario, o mesmo possui muito furos, que quase 40 anos depois ainda não foram solucionados, mas mesmo assim, seu roteiro sabe equilibrar todos os elementos da película, além de ser linear, instigante e ter um ótimo ritmo. Quando “Alien” foi lançado o homem já havia ido a lua á dez anos, mesmo sendo um filme a onde o conhecimento espacial não era gigantesco, o filme comete inúmeras gafes, que por exemplo “Odisseia no espaço” de 68 não comete, isso incomoda um pouquinho, mas quando nos deparamos com a fotografia e a direção de arte, deixamos isso um pouco de lado. Diferente de outros filmes do gênero ficção cineitfica, temos uma fotografia lotada de tons escuros, o que é maravilhoso para o clima do filme, mas trai um pouco a direção de arte da película, que mesmo ofuscada, se sai espetacularmente bem, lotada de botões, alavancas e luzes, o filme transmite com perfeição o clima do interior de uma nave, e de forma simples consegue transmitir um planeta ameaçador, salve um destaque para o interior da nave encontrada no planeta dos aliens, é simplesmente perfeita e ao mesmo tempo apavorante, não podemos deixar de citar também a ótima trilha sonora, embora pouco presente, quando a mesma faz sua discreta participação no filme, sempre ajuda a compor com perfeição o clima da película, a edição do filme deixa a desejar, mesmo sendo 2 horas, parece que está faltando muita coisa na película. Não temos grandes atuações, então vamos ressaltar nossa improvável heroína, a atriz Sigourney Weaver– é ótimo como o filme constrói todo um arco para um herói, e depois muda isso- Mas o nosso personagem de destaque aqui é o próprio Alien, toda sua aurea misteriosa é ótima, o fato de pouco aparecer e de nunca ser muito visível é fantástica e brinca com o imaginário do telespectador, além de ser extremamente assustador, E por fim, nossa medalha de honra ao mérito a Ridley Scott, por praticamente fundamentar um gênero e fazer um ótimo filme. “Alien” possui problemas, é verdade, mas suas virtudes são insuperáveis e a película cumpre seu papel com extrema perfeição.
    Luis R.
    Luis R.

Enviada em 25 de junho de 2015
    Excelente!!!É inteligente,usa do terror psicológico para criar um clima de suspense notável,há cenas memoráveis,como a cena do "parto" do alien,terror puro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Enviada em 12 de novembro de 2013
    Filme obrigatório para quem curte o gênero. Já revi várias vezes e sempre confirmo que é muito melhor que alguns filmes recentes. Recomendado!
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 10 de março de 2017
    Começa meio chatinho, mas a partir da primeira metade melhora um pouco, e se torna uma ficção de horror interessante. Nota 7,5

Enviada em 10 de abril de 2017
    Obra prima do cinema mundial e um dos maiores filmes da história, roteiro perfeito, suspense que assusta de verdade, atuações incríveis e elenco poderoso, cenário deslumbrante e desenvolvimento de 1° classe!!!
    Gabriel T.
    Gabriel T.

Enviada em 27 de fevereiro de 2015
    faltou o filme ser mais trabalhado pois pela época muitos filmes como predador e p exterminador do futuro tiveram um bom enredo logo no primeiro filme. Alien o 8° passageiro é bom mas faltou um enredo melhor
    Lenice L.
    Lenice L.

Enviada em 10 de julho de 2014
    Realmente esse é o melhor filme de ficção científica de todos os tempos. Já assistir "n" vezes, e todas as vezes sinto a mesma tensão, o mesmo suspense. Prá um filme de 1979 ele é super bem feito, ótimos efeitos especiais, o suspense que o diretor cria então, nem se fale. Super recomendo.
    Elielson M.
    Elielson M.

Enviada em 29 de dezembro de 2017
    Sei que é um clássico do cinema, mas não é lá essas coisas tbem não, talvez por ser muito antigo rsrsrs
    Enviada em 31 de agosto de 2016
    Alien, o 8º Passageiro consegue ser um marco para o gênero da ficção científica, estando facilmente entre os melhores filmes desse gênero. O roteiro é muito simples, basicamente nós temos uma tripulação que vai a um outro planeta e inesperadamente acabam trazendo um alienígena perigoso consigo dentro da nave, pronto, e partindo dessa premissa simples o filme é esperto ao desenvolvê-la da maneira esperada e colocar uma boa dose de horror nesse meio. A criatura Alien pouco aparece no filme, passa a maior parte do tempo nas sombras e é exatamente isso que cria a tensão, pois nós nunca sabemos onde ele está e quem será sua próxima vítima. O filme entende bem aquele conceito de que menos é mais e não fica apelando pra clichês chatos o tempo todo na tentativa desesperada de assustar o espectador a todo custo. Naturalmente, a história vai ficando mais tensa com o seu decorrer, e consegue ser de fato assustadora, que é o mais se espera desse tipo de filme. Ripley se mostra uma das personagens mais marcantes do cinema, uma verdadeira guerreira e nós torcemos por ela o filme todo. O resultado é uma obra prima dos cinemas e o melhor trabalho de Ridley Scott até hoje, pelo menos na minha opinião.
    Luciano Maia
    Luciano Maia

Excelente filme. Meu comentário aqui é o mesmo para O Predador (o primeiro): vc nao precisa de um monte de efeitos especias pra gravar um bom filme de ficcao. O oitavo passageiro marcou época.