O Homem-Urso
    3,6
    Você assistiu O Homem-Urso ?

Geison Stinson
    Geison Stinson

Enviada em 13 de outubro de 2015
    O documentário é bem interessante, partindo do ponto de vista da interação que temos com os animais, o ambientalista se sentia tão íntimo, que dava nomes e os tratava como humanos, coisa que os ursos não são...a película é bem montada e honesta com o espectador, quem gosta de documentários onde os animais são os protagonistas é obrigatório ver este, pois este sim retrata a vida real.
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

Não pense que se trata de um documentário pastiche no qual a beleza da natureza sairia ressaltada e o homem maravilhado com os desígnios divinos na criação do universo. Caso você queira esse tipo de material basta sintonizar a sua televisão a cabo nos canais que só passam tal tipo de programação 24 horas por dia. Com Werner Herzog o buraco é mais embaixo. O diretor alemão ganhou notoriedade pela qualidade do seu cinema e por algumas excentricidades. Uma delas foi cismar em transportar um barco pela floresta amazônica - sem haver condições materiais para tal - para acabar de filmar "FITZCARRALDO". Nada mais natural que Werner Herzog se interessasse pela vida do ambientalista Timothy Treadwell, um bipolar de carteirinha (pelo que pude observar nas filmagens que o próprio Treadwell fez nas várias temporadas em que ele permaneceu numa reserva ambiental no Alaska), ex-alcoolista, que chegou a conclusão que era melhor viver entre os ursos do que entre os humanos. Treadwell permanecia junto dos ursos nas primaveras e verões, filmava e voltava para a California no inverno e no outono, época em que divulgava o seu material. Qual seria, então, a diferença entre Timothy Treadwell e outros documentaristas da vida selvagem? A resposta é que Treadwell queria provar que os ursos eram superiores à civilização. Em suma, nós mortais vivemos na barbárie, ao contrário dos ursos "grizzlies" (os mais ferozes ursos na face da terra). É evidente que o senhor Treadwell é portador de algum transtorno mental, facilmente diagnosticado até pelo menos dotado de conhecimentos psiquiátricos. Ele ultrapassou todas as barreiras da sandice: não mantinha distância dos ursos, nominava-os um a um, fazia discursos contra a sociedade, falava sem parar, isso tudo filmado pelo próprio Treadwell. A Herzog coube selecionar o melhor material para o documentário, além de entrevistar os pais, amigos íntimos (muito poucos, por sinal) e a ex-namorada de Treadwell. O cara acabou como todo mundo imaginava: engolido por um urso. Esta é a força da natureza que Treadwell não conseguiu entender. Infelizmente, ele levou a sua namorada para o mesmo destino. Numa certa altura do documentário, Herzog, que além de diretor faz a narração, comenta de que ele próprio já havia se deparado com atores que se imaginavam acima de tudo e de todos. No caso, ele faz referência a um de seus atores prediletos, Klaus Kinski, conhecido criador de confusões nos sets de filmagem. Reza a lenda que Werner Herzog e Klaus Kinski saíram no tapa devido à megalomania do segundo nas filmagens de "AGUIRRE, A CÓLERA DOS DEUSES", filme clássico, de 1972, que está a venda por R$ 9,90 nas Lojas Americanas. Não percam "O HOMEM URSO" e "AGUIRRE".
    Fabio
    Fabio

É algo que deveria ser belo, pelo assunto em si, ursos, mas acaba se tornando quase um filme de suspense, pelo fato de Thimoty ficar insandecido varias vezes no decorrer do documentario, o que realmente fica evidente é que ele nao estava conseguindo mais viver em sociedade e que nao se importava com a propria vida, da pena da personalidade perturbada dele!
    Henrique
    Henrique

Enviada em 28 de fevereiro de 2012
    Achei o filme completamente vazio de conteudo. O diretor tenta dar um sentido filosofico pra uma loucura do "expert em ursos" que acaba morrendo por sua audacia em se aproximar dos ursos. Me parece que o cara queria aparecer, diz o tempo todo q ele eh o cara q mais fikou perto de ursos , que esta numa situaçao muito perigosa e sl mais o que. Diz q proteje os ursos mas o documentario nao mostra nada q ele tenha feito para proteje-los nem diz que eles precisavam desta protecao. Achei muito forçado e sem sentido.
    Xoping
    Xoping

Obra sublime de Herzog. Apoiado no vasto e intrigante material colhido pelo ecologista, o diretor alemão contrói um painel que vai além da questão homem - natureza, nos confrontando com a relação inversa, ou seja, a natureza do homem. Obrigatório!