O Último Rei da Escócia
    Você assistiu O Último Rei da Escócia ?

Yanko Rodrigues
    Yanko Rodrigues

Enviada em 1 de dezembro de 2019
    Para mim um dos melhores filmes já feitos, se você gosta realmente de cinema você tem obrigação moral de assistir esse filme, o filme é inspirado na vida de Idi Amin que é considerado um dos maiores sanguinários que existiu na terra, foi interpretado pelo ator Forest Whitaker que até venceu o Oscar de melhor ator, que realmente ele está impecável.
    Mas o filme é contado através da perspectiva de um fictício médico escocês chamado Dr. Nicholas Garrigan, interpretado pelo ator James McAvoy.
    O filme para mim não tem nenhum defeito, assista esse filme e você não vai se arrepender.

Enviada em 16 de agosto de 2019
    Muito bom! Filme que deu o óscar para o excelente Forest Whitaker e super merecido. Destaque ainda para o ótimo roteiro e a trilha sonora marcante, ressalvas para para algumas transições de cenas que poderiam ter caprichado. O último Rei da Escócia é garantia de um filme de qualidade.
    Jeffson M.
    Jeffson M.

Enviada em 20 de março de 2014
    Vou te falar , o site tem a filosofia de fazer criticas ao filme e vem um monte de gente babaca dando um de "especialistas" e falam mal de atores ,diretores e ainda acham que entendem de poupem de críticas babacas. ,
    Enviada em 10 de fevereiro de 2013
    -Esse é um daqueles filmes que você acha que vai se surpreender e se emocionar,mas não foi nada disso que realmente aconteceu.História bem parada,sem nenhuma ação ao longo do filme pra agradar quem o assiste.
    -James McAvoy é um grande ator,sem dúvidas.Nisso consegue fazer um grande filme.
    -Assista...(*Regular)!
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 11 de agosto de 2018
    Que grande filme... impressionante por tratar-se de fatos reais. Interpretações memoráveis de grandes atores.
    Isis Lourenço
    Isis Lourenço

Enviada em 23 de dezembro de 2020
    Inspirado em fatos reais,porque li que o médico não existiu. Amin era demais,o que tinha de carisma tinha de maldade e de excentricidade,o título do filme é pelo seu gosto em usar kilts.
    Forrest dá um show de interpretação e talvez por causa dele não conseguimos ter tanta raiva de Amin.
    O médico,um panaca que prefere a boa vida a cumprir seu juramento não poderia se safar tão bem,pois não seria justo e isso se percebe de cara(só ele que não percebe),mesmo assim é interessante assistir,a não ser a cruel cena no hospital.
    No final,muitos momentos de tensão e a tentativa de ingerir que Amin realmente existiu.

Marcelo S
    Marcelo S

Enviada em 29 de maio de 2017
    Dirigido pro Kevin Macdonald, O Último Rei da Escócia deu á Forest Whitaker o Oscar de Melhor Ator em 2007, o filme é magistral e surpreendente, com humor ácido na dose certa.

O filme me surpreendeu muito, pois eu o achava um Drama bem drama mesmo, algo obscuro e soturno, mas não, o filme sim é um drama, mas boa parte dele misturado com um humor ácido, graças á personalidade infantil/perturbada do Rei Idi Amim (Whitaker).
    O recém formado Nicholas Garrigan (James McAvoy), em medicina, pretende deixar a casa do pai, visando sair de sua sombra e caminhar com as próprias pernas, e para isso decide praticar seu trabalho em outro país, e se divertir também, por isso ele parte da escócia sua terra natal para Uganda, país no continente africano.
    Lá ele se junta á um grupo de doutores que tentam fazer a diferença para a população local, ele se torna amigo de David (Adam Kotz) e sua esposa Sarah (Gillian Anderson de Arquivo X). Ao ficar sabendo que Idi Amim acabará de se tornar Rei de Uganda, Nicholas e Sarah partem para um de seus comícios para o povo, e no caminho de volta para casa, ajuda Idi que machucou a mão num acidente de carro bizarro envolvendo uma vaca. A partir daí, Idi convida Nicholas a trabalhar em seu governo como seu médico pessoal, e também como seu conselheiro mais próximo. Durante sua estadia com Idi, Nicholas descobre o Rei tirano que ele é, e como trata mal o seu próprio povo para benefícios próprios e para castigar aqueles que ainda são leais ao antigo Rei.

O Rei Idi Amim tem uma personalidade muito dúbia, um Rei tirano que não liga pro povo, apenas pro poder, acha que é melhor do que todos, literalmente, e humilha os seus mais próximos não por diversão, mas por achar que pode fazê-lo. Ao mesmo ele é uma pessoa de muito bom humor, generoso da maneira dele, sempre pregando peças nos outros, não medindo esforços para deixar seus entes queridos e amigos o mais confortável possível.
    Forest Whitaker tem uma atuação impecável, indo do drama ao cômico, da serenidade á fúria, num piscar de olhos, interpretação forte, de presença, ele preenche o espaço quando se faz presente. Sem sombra de dúvidas mereceu o prêmio de Ator, fazendo a Tríplice Coroa, levando o Oscar, o Bafta e o Globo de Ouro de melhor Ator naquele ano.

James McAvoy é outra grata surpresa, interpretando o fictício Dr. Nicholas Garrigan, que queria fugir de um pai que queria o filho como sua imagem e semelhança, parte para Uganda por diversão, "vamos ver o que a vida me reserva" como lema, muito elegante, ele tem facilidade com as mulheres, tanto que se envolve com Sarah, casada, e também com Kay Amim, uma das inúmeras esposas de Idi, envolvimentos estes que geram problemas á Nicholas. Porém, Nicholas acaba encontrando um novo pai na figura de Idi, é muito curiosa a relação dos dois durante o filme, e chega a ser tocante as reações de ambos ao final do filme.

Gillian Anderson está mais escondida no filme, graças ao roteiro que não a favoreceu, mas ajudou no desenvolver de Garrigan.
    Temos também no filme Kerry Washington (Kay Amim), muito competente em seu papel, uma ótima atriz sempre que exigida, e David Oyelowo (Planeta dos Macacos A Origem) no papel do Dr. Djonjo, sua participação no final do filme é o seu ponto alto.

Kevin MacDonald dirigiu muito bem o filme, com ótimos viradas de câmera, conseguiu extrair o melhor de cada ator e deu tempo de cena para cada personagem, o tempo que lhe deveria ser dado, tudo visando á construção do caráter opinativo sobre o Rei idi Amim. O filme tem nuances escuros quando se precisa ter, como na ótima cena de Garrigan entregando o ministro da saúde para o Rei Amim, ali apesar da atitude de Nicholas ser das melhores, a sombra na cena em cima de Nicholas nos mostra como recebemos aquele tipo de notícia, e foi magistralmente construída por MacDonald, que deveria na minha modesta opinião, levar a indicação de Diretor naquele Oscar no lugar de Paul Greengrass (Vôo United 93).

A história de Amim é verídica, mas o personagem de McAvoy é fictício, nós somos apresentados á Uganda pelos olhos dele, e na época, Uganda vivia em conflito com o governo britânico e europeu, nada mais do que um europeu, escocês ainda por cima, para nos representar em filme, pois o Rei Amim tinha muito respeito pelos escoceses, por já ter lutado ao lado de soldados escoceses.
    Vinícius d
    Vinícius d

Enviada em 27 de setembro de 2021
    Esse filme é incrível e profundo conta uma história triste e feia das ditaduras africanas na pele de James McAvoy, do qual foi o primeiro filme que vi com esse ator, como médico de assistência em Uganda. Cenas fortes e ao mesmo tempo cenas de contemplação com a riqueza oferecida pelo Idi Amin, ditador de Uganda que existiu na realidade. Otimo acompanhar o filme na pele de Nicholas Garrigan. Experiencia unica.
    NEO escolhido
    NEO escolhido

O filme tem excelentes interpretações. Forest Whitaker tem o poder de fazer seu personagem nos cativar para logo em seguida repugná-lo.O filme Cumpre bem seu papel de biografia e documentario,mostrando problemas sociais economicos e politicos ainda fazem parte da vida de muitos africanos.
    Wellingta M
    Wellingta M

O filme é Forrest Whitaker que tem uma atuação assombrosa como Idi Amin, um dos maiores ditadores do continente africano.Ele consegue mostrar todo o carisma e violência deste ditador.Mcvoy também está bem.Fiquei feliz em ver Whitaker ganhar o Oscar de melhor ator. Ele mereceu!