O Plano Perfeito
    Você assistiu O Plano Perfeito ?

Marize F.
    Marize F.

Enviada em 19 de junho de 2013
    Perfeita atuação de Clive Owen, mesmo mascarado, consegue deixar todo mundo preso ao personagem e torcer para que tudo dê certo devido a empatia que ele consegue conquistar. Muito inteligente a sacada de separar todos os reféns em várias salas e misturar uns e outros, se infiltrando entre eles de vez em quando. Portanto, nas entrevistas após o término dos eventos, quando os detetives perguntaram se reconheciam alguém que não fosse um dos bandidos, mesmo se alguém parecesse um possível suspeito, 2 ou 3 outros os excluíam, e daí estavam de volta ao ponto de partida. No começo, pensei que era imitação de certo terrorista de Codinome V, mas depois vi que era mais que isso.

Legal as críticas sociais que são feitas no filme, com diversas formas interessantes de mostrar o preconceito e a discriminação. No banco, por exemplo, há várias pessoas com culturas diferentes, provavelmente como tentativa de demonstrar a pluralidade dos habitantes de NY, e vários deles tem suas histórias e personalidade igualmente explorados, o que geralmente não acontece nos filmes. Coitadinho do Sikh, tratado como um terrorista, fiquei morta de pena quando tiraram seu turbante. Engraçado demais a cara de surpresa do policial ao descobrir que "armênio" e "albanês" não são a mesma coisa. Fora a cena do videogame do garoto e o diálogo do capitão mandando o detetive responsável enterrar o caso já que não tem suspeitos, "ninguém está me cobrando respostas, eu não estou cobrando de você, então esquece!". Adoro filmes que mostram o lado sujo do que aparentemente é completamente puro e limpo. Satirizou o racismo, o anti-heroísmo e a corrupção de forma muito boa.

Interessante também não classificar ninguém como mocinho. O filme mostra perfeitamente que, no fundo, todo mundo tem seus interesses e agem de forma calculista, sem querer se prejudicar no final. Cabe a cada um de nós interpretar quais atitudes julgamos certas ou erradas.

Faltou algumas coisas que poderiam ser exploradas para melhor apreciação do filme: a incapacidade do detetive Frazier de acompanhar o raciocínio do vilão, é nítido que ele está sempre passos atrás, o que diminuiu minha admiração pelo tal "plano perfeito" e pela geniosidade do vilão, até porque fica muito fácil ser atribuído como o mais inteligente se não há ninguém páreo para confrontar ou atrapalhar de verdade a execução do plano; como Dalton sabia da existência do cofre 392, qual a relação que ele tem com o dono do banco para conhecer tão precisamente o conteúdo da caixa, assim como seu passado? Faltou ligar essas arestas; E por fim, que ridículo quando os policiais descobrem que estavam sendo grampeados e mesmo assim resolvem seguir em frente, com a mesma estratégia, mesmo sabendo que colocaria em risco toda a ação, assim como a vida dos reféns... francamente! Foi preguiça de pensar em uma nova estratégia, ou mais uma tentativa de "super-heroizar" o vilão? Terrível.

Enfim, recomendo o filme, é diferente e sarcástico, mas não chega a ser um exemplo de perfeição, existem outros melhores.

Marize Fonseca.
    Enviada em 27 de junho de 2014
    Uma tentativa falha de inovar,no assunto roubos a banco,ou algo dos temas mas desgastados na história do cinema,dessa vez veio com Spike Lee na direçã todas minhas fichas apostadas nele,não conseguiu acompanhar mas um de seus belos trabalhos.A questão dos diálogos tomarem conta do filme,é um dos pontos mas desagradáveis de o apenas nas atuações,que não chegam a ser brilhantes de Denzel Washington,Jodie Foster,e principalmente de Clive Owen,que encara um personagem que não faz seu tipo.
    Zé Luiz
    Zé Luiz

Enviada em 31 de janeiro de 2020
    A estrutura do filme é batida e nada de tão novo aos nossos olhos. Um plano perfeito de assalto ao banco e sempre, ou quase sempre, um passe a frente dos policiais. Notório que La Casa de Papel se inspirou totalmente nesse filme, mas conseguiu realizar com mais maestria, talvez por ser uma série e ter mais tempo de tela. Mas é um filme que não exige do telespectador nada, porque a sequência de cenas te prende de forma bem natural. Um ótimo filme para reunir a turma e assistir.
    Luiz Carlos E.
    Luiz Carlos E.

Enviada em 5 de agosto de 2020
    Filme empolgante. Atores de alto nível. E a trilha sonora (indiana) é muito envolvente. Vale a pena assistir!

Enviada em 26 de janeiro de 2022
    Spike Lee dirige um clã de estrelas que conta com o lendário Denzel Washington, Clive Owen, Chiwetel Ejiofor, todos em grandes performances, num roteiro redondo e um ato final fantástico. Filmão.
    Fabio Portela
    Fabio Portela

Enviada em 5 de julho de 2015
    O filme é mt bom, um dos melhores filmes de assalto a banco já feito, ótima atuação de Clive Owen e boa tbm do Denzel Washington.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 19 de novembro de 2019
    Um filmaço com grande elenco, roteiro perfeito e história que prende do início ao fim. O único defeito do filme é ser um pouco longo demais, mas vale a pena conferir.
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 18 de outubro de 2016
    O final é perfeito, muito bem bolado. Um dos melhores filmes de assalto a banco, assistam que vale a pena.
    Luis R.
    Luis R.

Enviada em 27 de junho de 2015
    Ótimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Roberto Carlos M.
    Roberto Carlos M.

Enviada em 23 de fevereiro de 2016
    Assisti na supertela e na tela máxima na TV record e revi no canal tnt, muito bom, história bem produzida e dirigida, atuações bem convincentes, cenas de ação e suspense bem legais, dublagem nota 10...